Programa Mãos Solidárias vai alfabetizar 18 mil pessoas em nove estados brasileiros
Iniciativa em parceria com UFPE e MEC pretende reduzir taxa de analfabetismo em periferias urbanas e rurais

Foto: Ascom UFPE/Divulgação
Com o objetivo de reduzir o analfabetismo no Brasil, o programa Mãos Solidárias lançou a Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias, que pretende atender cerca de 18 mil pessoas em nove estados do país. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério da Educação (MEC), integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos.
As aulas terão início ainda este mês e seguirão por cinco meses, utilizando o método “Sim, Eu Posso”, criado pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) e aplicado no Brasil desde 2006. Ao todo, 1,3 mil profissionais estarão envolvidos no projeto, incluindo 1,25 mil alfabetizadores que atuarão diretamente nas comunidades. As turmas serão formadas em territórios periféricos do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O analfabetismo afeta 9,3 milhões de brasileiros, sendo mais da metade dessa população residente no Nordeste, segundo o IBGE. Para a professora Orquídea Guimarães, do Centro de Educação da UFPE, superar esse desafio é uma "dívida histórica" e um passo essencial para uma sociedade mais justa. Em Pernambuco, as turmas serão organizadas no Recife, Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (81) 98212-4730.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
UFPE oferece 154 vagas para cursos de especialização à distância; Confira como se inscrever
Seleção será dividida em três grupos específicos
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife oferece 318 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional; Confira como se inscrever
Aulas com início previsto para o dia 5 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Olimpíada Pernambucana de Informática 2025 abre inscrições para estudantes do ensino médio
Prazo segue até o dia 17 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco assina início das obras no Liceu de Artes e Ofícios nesta segunda
A obra vai contar com um investimento de mais de R$ 23 milhões
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Estudo analisou desempenho de alunos em matemática e português
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Prazo para solicitação de isenção de taxa do Enem 2025 é prorrogado
Estudantes têm até o dia 2 de maio para pedir isenção e justificar...