Projeto que institui vacinação nas escolas vai à sanção presidencial
De acordo com o relator da matéria, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), a nova medida é necessária devido à queda na cobertura vacinal infantil no país

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O projeto de lei que cria o Programa Nacional de Vacinação nas Escolas Públicas, que tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal infantil, foi aprovado pelo Senado por votação simbólica. Agora, o projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O programa determina que todas as escolas públicas, ou que obtêm recursos públicos, devem receber equipes de saúde para vacinação, com possibilidade de inclusão de escolas privadas mediante interesse. Também abrange a vacinação de jovens não matriculados e adultos da comunidade. As datas das campanhas nas escolas devem ser divulgadas com antecedência. De acordo com o relator da matéria, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), a nova medida é necessária devido à queda na cobertura vacinal infantil no país.
Já o artigo 4º determina que as escolas devem enviar uma lista de alunos não vacinados à unidade de saúde e notificar os pais, ou responsáveis, para visitarem uma unidade de saúde; se não comparecerem em 30 dias, visitas domiciliares podem ser realizadas.
Senadores da oposição, a exemplo de Damares Alves (Republicanos/DF), Eduardo Girão (Novo-CE), e Rogério Marinho (PL-RN), criticaram esse artigo, justificando que isso obrigaria a vacinação das crianças. Para o relator, o projeto não impõe a obrigatoriedade, mas promove a conscientização da família para a importância da imunização de crianças.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos