Recife amplia oferta de prevenção ao HIV na rede municipal
Agora, o serviço é disponibilizado todos os sábados

Foto: Divulgação/ Sesau
A Secretaria de Saúde do Recife amplia, a partir deste mês de novembro, o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) contra HIV/Aids, disponibilizando o serviço todos os sábados. Agora, além da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, o serviço também poderá ser encontrado em postos volantes montados na Upinha do Alto do Pascoal e no Centro de Saúde Bruno Maia, em Nova Descoberta.
A prevenção é voltada para qualquer pessoa vulnerável a adquirir o vírus do HIV e que, por isso, necessite da profilaxia PrEP, novo método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual. Além do medicamento, também é ofertada testagens rápidas e insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante. Para testar é preciso ter mais de 14 anos. Já para a PrEP, é necessário ser maior de 16 anos e morador do município do Recife.
Nos sábados de novembro, a PrEPara a Prevenção! funcionará sempre das 8h as 15h, nesta ordem: SAE da Lessa de Andrade (4/11); Upinha Alto do Pascoal (11/11); SAE da Gouveia de Barros (18/11) e Centro de Saúde Bruno Maia (25/11). Vale salientar que nos SAEs, os serviços permanecem funcionando de segunda a sexta, 8h às 16h. Em todos os locais, o acolhimento e atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional (enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais).
O coordenador do Setor de Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Aírles Ribeiro, ressalta que esta iniciativa não só ajuda na prevenção da doença, mas também permite o diagnóstico e o tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em caso de resultado positivo, os indivíduos são acolhidos para dar seguimento ao tratamento.
São considerados o público-alvo da PrEP, homens e mulheres que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PeP); apresentam histórico de episódios de ISTs; possuem contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc.
A Sesau também disponibiliza a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) HIV, que é ofertada em casos de violência sexual, relações sexuais sem camisinha, acidente com o uso do preservativo durante o ato sexual, casos de acidentes com materiais cortantes ou contato direto com material biológico infectado.
A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. No Recife, é possível encontrar o serviço nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Agamenon Magalhães, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, com funcionamento 24 horas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença