Recife amplia vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários; confira
Vacina está disponível em 170 salas espalhadas por toda a cidade

Foto: Ikahamã/Secretaria de Saúde do Recife
A partir desta quinta-feira (10), todos os grupos prioritários da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza passam a ser vacinados no Recife. Ao todo, 707.563 pessoas fazem parte desses grupos na capital pernambucana. A vacina está disponível em 170 salas de vacinação espalhadas pela cidade, além de três centros localizados nos shoppings Recife, RioMar e Boa Vista.
A ampliação se deu após o município receber cerca de 150 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. “Com a chegada de novas doses, conseguimos contemplar todos os grupos prioritários da campanha. A imunização anual contra a gripe é essencial para garantir proteção contra as cepas mais recentes do vírus. A versão da vacina deste ano é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B”, explica Nádia Carneiro, gerente do Programa de Imunização do Recife.
Agora, além das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde — que já estavam sendo vacinados desde a última quinta-feira (3) —, a campanha inclui puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Para facilitar o atendimento, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários apresentem um documento de identificação (CPF) ou cartão SUS, além da carteira de vacinação, se disponível. Alguns grupos prioritários também devem comprovar a necessidade da imunização. Profissionais das redes pública e privada de saúde, por exemplo, precisam apresentar documentos como declaração de vínculo, crachá ou carteira de trabalho.
SINTOMAS E ORIENTAÇÕES – Também chamada de gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório e tem alta capacidade de transmissão, especialmente em períodos sazonais. O contágio ocorre pelo contato com secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar, além do toque em superfícies contaminadas. Para reduzir o risco de infecção, é essencial adotar medidas preventivas, como higienizar as mãos com frequência e usar máscara ao apresentar sintomas.
ESQUEMA DE DOSES - O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária. Para idosos, profissionais de saúde e gestantes, ela é administrada em dose única. Já para crianças de 6 meses a menores de 6 anos são necessárias duas doses, a depender do esquema vacinal do ano anterior. Crianças nessa faixa etária que já tomaram esse imunizante antes só precisam de uma aplicação.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença