Recife inaugura ambulatório voltado para assistência integral à saúde de pessoas com útero
Apesar de ser um ambiente voltado ao atendimento de mulheres e homens trans, o espaço se chama Ambulatório Integral de Saúde da Mulher

Foto: Divulgação/PCR/Alessandro Potter
Mulheres e pessoas com útero do Recife passaram a contar, agora, com ambulatório integral especializado que oferece Cirurgia de Alta Frequência (CAF), preventivo ginecológico (colposcopia), consultas de pré-natal de risco habitual e alto risco, atendimentos de nutrição, psicologia, planejamento sexual e reprodutivo, além de sala de vacinação contra o HPV, teste do pezinho, exame citológico e ultrassonografia. A ação faz parte do Programa Recife Cuida.
Segundo o Prefeito João Campos, o ambulatório permite a erradicação do câncer do colo de útero na capital, uma vez que se trata de uma doença curável. O prefeito aproveitou a oportunidade para exaltar a necessidade da pesquisa científica ser fomentada no Brasil, uma vez que participam do projeto além da prefeitura e da Gestão Estadual, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), universidades e a FioCruz.
Apesar de ser um ambiente de atendimento de mulheres e homens trans, o espaço se chama Ambulatório Integral de Saúde da Mulher, que fica localizado na Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela. A CBN Recife entrou em contato com a Gestão Estadual sobre essa contrariedade inclusiva, mas não obteve resposta do porquê até o fechamento desta reportagem.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Hapvida inaugura hospital de alta complexidade na Ilha do Leite, no Recife
Na nova estrutura, serão atendidos casos de média e alta complexidade
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas