Recife recebe Festival do Palco Giratório
Espetáculos de artes cênicas circularão por 25 estados e Distrito Federal

Foto: Divulgação
O Recife vai ser palco de um projeto de circulação de artes cênicas do país. A 26ª edição do Palco Giratório vai estar na capital pernambucana entre 16 de maio e 1º de junho, com apresentação dos 46 espetáculos, além de oficinas, debates, palestras e lançamento de livros que compõem o Palco Giratório deste ano.
A Abertura Festiva acontece nesta quinta-feira, às 16h30, com um grande encontro de Grupos de Cultura Popular saindo em Cortejo da Rua Imperatriz Teresa Cristina para Rua do Hospício, no Teatro do Parque. Às 18h, haverá a apresentação de “Mamulengo Novo Milênio” com Mestre Miro dos Bonecos, no Teatro do Parque. O primeiro dia do festival terá, ainda, o musical “Leci Brandão – Na Palma da Mão”, que retrata a trajetória de Leci Brandão, uma das maiores artistas brasileiras. O espetáculo começa às 20h, também no Teatro do Parque.
Entre os dias 20 e 24 de maio, ocorrerá o Seminário Nacional Sesc de Teatro para Infâncias, dentro da programação do Festival Palco Giratório 2024, nos formatos presencial e online. O seminário propõe ser um espaço para a discussão de conceitos e formas de produzir que compõe o “Teatro para as Infâncias”, reunindo pesquisadores(as) da área, arte-educadores(as), artistas da cena, técnicos e público em geral. A programação será composta por mesas de conversa e debates críticos durante todos os dias do Seminário, na Faculdade Senac. A programação completa do festival e as inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site do Sesc Pernambuco.
O Palco Giratório deste ano traz espetáculos de diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a musicalidade, a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. O circuito também destaca o trabalho de Amir Haddad e Maurício Tizumba, artistas que contribuem para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de meio século.
Sobre o Palco Giratório
O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O projeto já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.
Serviço
Festival Palco Giratório
Data: de 16 de maio a 1º de junho
Informações: https://palcogiratorio.sescpe.com.br/
Ingressos: a partir de R$15 + taxa com vendas antecipadas pelo site e, no dia do evento, na bilheteria de cada teatro (sujeito à disponibilidade)
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Festival Internacional de Dança do Recife abre convocatória para espetáculos e performances
Inscrições para a 28ª edição do evento começam em 13 de maio e seguem...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Prefeitura de Garanhuns abre inscrições para artistas participarem do Festival de Inverno 2025
Programação no Agreste acontecerá entre 10 e 27 de julho
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Palco Giratório 2025 estreia no Recife com homenagem ao circo e foco em diversidade cultural
Projeto nacional de artes cênicas reúne 16 grupos de todo o Brasil e...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Teatro de Santa Isavel recebe o Grand Petit Concert nesta sexta-feira
Repertório da noite faz uma conexão entre as duas culturas por meio da...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Cine PE chega à 29ª edição com recorde de inscritos e sessões gratuitas
Festival exibe 38 produções e homenageia o ator Júlio Andrade; “Os...
- Por REDAÇÃO
- 22/04/2025
Festa da Pitomba contará novamente com polo alternativo na Praça do Viaduto de Prazeres
Programação terá três dias de shows com artistas locais