A assembleia ocorreu na Sede de Promotorias de Justiça da Capital

Foto: Divulgação/MPPE.
Na última sexta-feira (25), o gabinete de crise ambiental criado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), reuniu os promotores de justiça dos municípios litorâneos, atingidos ou não pelo óleo, para uma reunião de articulação de medidas de prevenção e reação nas áreas de defesa do meio ambiente, cidadania, saúde e consumidor, inclusive de natureza criminal. Na ocasião estiveram presentes, além dos promotores, integrantes dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) de Defesa do Meio Ambiente, Consumidor, Saúde, Cidadania e Criminal, Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
De acordo com a promotora de justiça Liliane Fonseca, a ocasião serviu dentre outras coisas, para debater as questões ambientais esplanadas pelo Ibama e os prejuízos ao consumo de crustáceos das áreas afetadas.” Na reunião de sexta, o Ministério Público convocou vários órgãos ligados a questão ambiental e de saúde afim de entender melhor as questões decorrentes do derramamento de óleo. A ocasião foi importante para debater as questões ambientais esplanadas pelo Ibama e os possíveis danos decorrentes do consumo de pescado. Após a reunião ficamos sabendo que serão feitas análises em crustáceos e pescados afim de identificar o real perigo da ingestão desses alimentos” afirmou. Para o promotor André Felipe Menezes, foi necessária a adoção de medidas mais homogêneas, e que o Ministério público instaurou o gabinete de crise na intenção de dimensionar os danos ambientais e para uma resposta mais imediata.” O MPPE criou o gabinete no intuito de dimensionar os danos ambientais, tentar uniformizar a atuação do Ministério Público no âmbito estadual e por fim para uma resposta mais veloz, mais imediata, pois a crise tem se desdobrado para além das questões ambientais” comentou
Confira no áudio acima a entrevista completa de Liliane Fonseca e André Felipe para o CBN Total desta segunda-feira (28)
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro