Rio Capibaribe atinge cota de alerta e acende sinal de atenção para três cidades da RMR
Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata podem enfrentar inundações; outros rios também preocupam a APAC

Foto: Reprodução/Google Street View
Pela segunda vez em menos de uma semana, o Rio Capibaribe alcançou a cota de alerta, exigindo atenção das autoridades e da população de São Lourenço da Mata, Recife e Camaragibe. O aviso hidrológico foi emitido nesta terça-feira (1º) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), após monitoramento que identificou risco elevado de transbordamento em pontos do rio na Região Metropolitana.
Além do Capibaribe, outros rios em Pernambuco também preocupam. O Rio Duas Unas, no centro de Jaboatão dos Guararapes, e o Rio Ipojuca, em Primavera, atingiram níveis críticos, colocando os municípios de Jaboatão, Primavera e Escada sob atenção. Já na Zona da Mata Sul, o Rio Sirinhaém, em Barra de Guabiraba, também ultrapassou a cota de alerta, afetando a cidade e o município vizinho de Cortês.
A APAC informou que a instabilidade no tempo é causada por um Distúrbio Ondulatório de Leste, comum nesta época do ano, e que a previsão para esta terça é de chuvas com intensidade moderada a forte. O órgão, em conjunto com a Defesa Civil, segue monitorando os níveis dos rios e pode atualizar os alertas conforme a evolução do cenário.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Recife inaugura Ecoponto com pagamento imediato via Pix para recicláveis
Espaço em Campo Grande faz parte do programa Recife Limpa e oferece...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuva intensa: Inmet emite alerta de “Perigo” para 37 cidades de Pernambuco
Previsão aponta acumulado de até 100mm em 24h e risco de transtornos nas...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Chuvas intensas colocam Recife em estágio de atenção e reforçam alerta para áreas de morro
Acumulado de 66,7 mm em 24h representa 25% da média histórica de julho;...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Inmet renova alerta de chuvas para Pernambuco até sexta-feira
Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata devem registrar até 50...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Inmet emite alerta de chuvas para o Grande Recife e Zona da Mata
Aviso indica precipitações de até 50 mm e risco baixo de alagamentos e...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Em Pernambuco, 17 praias estão impróprias para banho, segundo levantamento do CPRH
Chuvas intensas e alta concentração de coliformes termotolerantes...