Secretaria Estadual de Saúde atualiza regras de isolamento para quem testar positivo para Covid-19
pacientes assintomáticos devem se isolar por sete dias

Foto: Reprodução/G1
O Estado de Pernambuco anunciou nesta terça-feira a redução de dez para sete dias o prazo do isolamento obrigatório para pessoas sem sintomas da covid-19.
A divulgação foi realizada em nota técnica, responsável pela validação de ações de isolamento para pacientes com covid.
De acordo com as novas disposições, quando houver confirmação da doença, devem ser cumpridas medidas a partir das condições clínicas de cada pessoa.
Quem apresentar sintomas leves ou moderado deve ficar em isolamento por dez dias. A liberação pode ser feita após o décimo dia da data do início dos sintomas, desde que permaneça mais de vinte e quatro horas sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos.
Por sua vez, pessoas assintomáticas precisam cumprir isolamento por um período de sete dias, que deve ser iniciado a partir da data da coleta da amostra. O paciente poderá ser liberado após o sétimo dia da data da coleta do exame, desde que permaneça sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos.
Em contraposição ao posicionamento do Ministério da Saúde, a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde não recomenda a suspensão do isolamento no quinto dia completo do início dos sintomas desde que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos vinte e quatro horas, a partir da realização do teste com resultado não detectado para RT-PCR ou não reagente para teste rápido de antígeno.
O objetivo da iniciativa é evitar uma maior disseminação do coronavírus na população pernambucana.
O texto apresenta oito pontos e elenca ainda dados sobre pessoas elegíveis para testagem, exames, orientações de isolamento, dentre outros.
Confira mais informações na reportagem de Túlio Vasconcelos, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Hapvida inaugura hospital de alta complexidade na Ilha do Leite, no Recife
Na nova estrutura, serão atendidos casos de média e alta complexidade
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas