Secretário da SDS detalha aumento de mortes em operações policiais

O secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, negou que o estado tenha uma alta taxa de mortes provocadas por policiais. A declaração foi dada durante audiência sobre segurança pública na Assembléia Legislativa Do Estado De Pernambuco.
O estado registrou uma alta de 200% no número de vítimas de ações policiais nos últimos 10 anos. O secretário disse que Pernambuco está na 24ª colocação entre as unidades da Federação em número de mortes pela polícia. Segundo avaliação do secretário, o aumento do número de mortes em operações policiais é reflexo do cenário nacional e detalha como o estado está agindo para a punição desses excedentes.
Em 2023, até o mês de outubro, 94 pessoas foram mortas pelas forças de segurança em Pernambuco. O número é maior do que o registrado durante todo o ano de 2022, quando 91 pessoas morreram em decorrência de atividades policiais em Pernambuco. Desse total, 89,6% eram negras. Os dados são do levantamento "Pele Alvo", divulgado nesta quinta (16) pela Rede de Observatórios de Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC).
O Governo de Pernambuco anunciou o plano de ação 'Juntos pela Segurança' em julho deste ano, a proposta deveria ter sido apresentada até o dia 28 de setembro, mas segue sem data. O Secretário de Defesa Social também não deu uma previsão sobre quando a Polícia Militar passará a utilizar as câmeras corporais que foram adquiridas em janeiro. Segundo ele, o governo federal estuda adquirir "bodycams" e o executivo estadual tem esperado a movimentação para não desperdiçar recursos.
Informações com a repórter Ana Júlia Duarte
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro