Servidores da Educação anunciam paralisação em Pernambuco para pressionar votação de reajuste
Projeto que propõe aumento de 6,27% no piso salarial dos professores enfrenta entraves políticos na Alepe e depende de quórum da base governista

Foto: Péricles Chagas/Sintepe
Os servidores da Educação de Pernambuco vão paralisar as atividades na segunda-feira (9) em protesto contra o impasse na votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 2968/2025, que prevê reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da rede estadual. A medida é uma forma de pressionar os deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a colocarem o projeto em votação após duas tentativas frustradas por falta de quórum.
Na mesma data da paralisação, o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), se reunirá com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe), na sede do Legislativo. Segundo ele, o projeto é um passo essencial para a valorização dos profissionais da educação. O texto prevê um novo piso de R$ 4.867,77, válido desde janeiro, além de reajustes nas faixas de progressão da carreira a partir de junho.
O PLC é fruto de negociações entre o sindicato e o Governo do Estado, que se arrastam desde fevereiro. Em reunião recente no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) declarou que vem mantendo diálogo com o Legislativo e garantiu que, se necessário, uma folha extra será emitida para assegurar o pagamento retroativo do reajuste aos professores ainda em junho.
Mesmo após passar pelas comissões competentes, o projeto enfrenta resistência da própria base governista na Alepe, que tem dificultado sua tramitação ao não garantir o quórum necessário. Para a presidene do Sintepe, Ivete Caetano, a posição do Executivo é incoerente com a importância do projeto: “Tem um impacto social muito grande e não pode ficar refém de articulações políticas”.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Governo de Pernambuco abre licitação para construção de escola indígena em Águas Belas, no Agreste
A nova unidade de ensino atenderá a cerca de 400 estudantes
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Movimento Pró-Criança celebra 32 anos com reabertura de unidade no Recife Antigo e oferta de cursos gratuitos
Evento contará com missa, homenagem a fundador e abertura de 150 vagas para...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
SESI-PE abre 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação online
Formações em Satisfação do Cliente e Oratória são oportunidades para...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Educação inclusiva em Pernambuco enfrenta carência de profissionais e estrutura, aponta TCE-PE
Levantamento mostra que metade dos alunos neuroatípicos não recebe o...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
PROUPE abre 1.560 bolsas de estudo de até R$ 500 para estudantes baixa renda
As vagas são voltadas ao segundo semestre letivo deste ano
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Reunião anual da SBPC inicia programação gratuita no campus da UFRPE, no Recife
O evento conta com cerca de 200 atividade