Servidores do TJPE são presos suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro com prejuízo de R$6,4 milhões
Um dos servidores, utilizava o certificado de uma juíza aposentada para expedir alvarás falsos. A magistrada não tinha conhecimento da ação

Foto: PCPE | Divulgação
Seis pessoas, entre elas, três servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foram presas nesta quinta-feira (25), durante operação da Polícia Civil de Pernambuco, em conjunto com o TJPE. O grupo é suspeito de cometer crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As prisões foram realizadas na Paraíba e em Pernambuco, sendo cinco homens e uma mulher. Estima-se um prejuízo inicial de R$6,4 milhões.
Além disso, houve o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, sendo um deles contra um servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que foi servidor do TJ.
As investigações iniciaram em outubro de 2023, após denúncias de advogados à frente de processos judiciais da Vara Cível, que procuraram o TJPE. O Tribunal procurou a Polícia Civil que deflagrou a Operação Themis com mandados cumpridos no Recife, Gravatá, Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Sairé, em Pernambuco, e em João Pessoa, na Paraíba.
De acordo com o delegado Breno Maia, um dos servidores, utilizava o certificado de uma juíza aposentada para expedir alvarás falsos. A magistrada não tinha conhecimento da ação.
Também foi determinado pela justiça o sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros. Entre os materiais apreendidos estão carros, jóias, relógios e bolsas, que segundo o delegado Breno Maia, são fruto da lavagem de dinheiro.
De acordo com o TJPE, dois dos servidores envolvidos na ação criminosa já foram demitidos por decisão administrativa do Judiciário. Um deles, o líder da organização, já estava fora do quadro de servidores desde o ano passado, devido a outro processo administrativo contra ele. A Polícia Civil ainda informou que uma investigação sobre a validade do certificado da juíza aposentada será realizada.
Todos os seis foram encaminhados para uma unidade do sistema prisional. Um sétimo integrante segue foragido.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
MPPE denuncia delegado por tentativa de homicídio contra ambulante em Noronha
Ministério Público também solicitou o afastamento do cargo do delegado...
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Policial penal é preso por tráfico de drogas dentro do Presídio de Igarassu
O policial nega ter conhecimento da droga
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Polícia investiga triplo homicídio dentro de residência em Nova Descoberta, no Recife
Vítimas tinham 17, 18 e 19 anos de idade
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Corpo é deixado em frente à CEPLANC, na Zona Norte do Recife; Polícia Civil investiga caso
A vítima, um homem de 28 anos, tinha diversos ferimentos por arma de fogo
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia investiga envolvimento de policial penal em entrega de droga a detento no Presídio de Igarassu
Câmeras de segurança confirmaram participação do servidor e de um detento
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia Civil identifica suspeito de invadir estacionamento do DHPP e furtar veículos militares
Dois casos foram registrados no local em menos de uma semana