O evento é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, dos estudantes e da pós-graduação em saúde

Foto: Reprodução/G1
Para comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que é celebrado nesta terça-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) vai promover um evento para debater os desafios da triagem neonatal e a relevância do exame médico. O encontro, que acontecerá na sede da SES-PE, contará com o apoio da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM).
Na ocasião, será feito o lançamento da campanha "Passos de que importam", uma das ações estratégicas do Estado para fortalecer a rede de serviço neonatal em Pernambuco.
O evento é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, dos estudantes e da pós-graduação em saúde.
O Teste do Pezinho é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que pode identificar até seis doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O exame deve ser feito em todos os recém-nascidos, entre o terceiro e o quinto dia de vida.
Se alguma patologia for diagnosticada precocemente, as intervenções e o tratamento podem ser mais efetivos para tratar a saúde do bebê. Por isso, a importância de não deixar de realizar o Teste do Pezinho em recém-nascidos.
Serviços:
Data: 06 de junho de 2023.
Local: Auditório da Secretaria
Estadual de Saúde de
Pernambuco- Bongi
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença