Silvio Costa Filho retorna à presidência do Republicanos em Pernambuco
O atual presidente da legenda, Samuel Andrade, passa ao comando da primeira-secretaria

Foto: Reprodução/Blog do Elielson
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reassumiu a presidência do Republicanos em Pernambuco nesta terça-feira (29), acumulando a função de ministro e dirigente partidário. Silvio estava licenciado do cargo, e com a mudança, o atual presidente da legenda, Samuel Andrade, passa ao comando da primeira-secretaria do partido.
Em nota, Silvio Costa Filho declarou que o objetivo é estar em diálogo com as bases em todo estado ao longo de 2025 buscando o fortalecimento da legenda.
“Vamos trabalhar ao lado dos deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Ossésio Silva; e ao lado dos deputados estaduais William Brígido e Mário Ricardo, para avançar no fortalecimento da chapa proporcional em 2026. Estou muito confiante que vamos eleger entre quatro e cinco deputados federais, e entre cinco e seis estaduais”, destacou o ministro.
Projetos futuros
À CBN, no programa Ponto de Encontro, Silvio Costa Filho disse que aguarda a hora certa para tomar a decisão se disputará o cargo de senador em 2026.
“A eleição majoritária não depende apenas de um projeto pessoal, e sim de um conjunto de fatores. Na hora certa, nós vamos conversar com o presidente Lula, para tomar a nossa decisão de maneira coletiva, ouvindo a todos para ver qual é o nosso caminho em 2026. Nós podemos ficar no governo do presidente Lula como ministro, nós e coordenar a campanha dele nacionalmente. Nós podemos disputar o mandato de deputado federal. Vamos fazer uma avaliação na hora certa, mas eu estou muito tranquilo”, declarou.
Ainda sobre a possibilidade de disputar o governo de Pernambuco caso João Campos (PSB) opte por não deixar a Prefeitura do Recife (PCR), o ministro de Portos e Aeroportos disse que ainda é cedo.
“Eu acho que tá cedo, mas naturalmente todo homem público sonha em disputar o governo do seu estado. Eu sempre procurei estudar muito. Conheço os problemas de Pernambuco, conheço os desafios do nosso estado, conheço as nossas potencialidades. Aqui (no Ministério) eu posso ter minha vida privada e ter até mais qualidade de vida, mas eu acho que todos nós que estamos na vida pública temos que ter coragem. E eu sempre procurei fazer política com muita coragem e determinação. Eu sou um cara de grupo e de projeto. Acho que na hora certa vamos juntar o nosso conjunto, conversar com o presidente Lula, e aguardar um pouco o quadro de Pernambuco”, salientou.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro