Sobe para sete o número de casos confirmados de Coronavírus em PE
De acordo com o governo do estado 44 casos seguem em investigação

Foto: Aline Luna
Cinco novos casos de coronavírus foram registrados em Pernambuco, neste sábado (14). Com isso, sobe para sete o número de pessoas infectadas pelo Covid-19, doença provocada pelo vírus. A informação foi confirmada pelo governo de estado, durante entrevista coletiva, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião também foi anunciado o primeiro registro considerado "local", em que foi identificado o transmissor.
De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, dois dos casos confirmados são os seguintes: o passageiro canadense de 78 anos que estava no navio de cruzeiro, retido ao atracar no Porto do Recife, e uma mulher, que é contato domiciliar de um dos dois casos anteriores já confirmados. O estrangeiro está internado e o governo não informou a situação da outra infectada.
"O caso dessa senhora era um caso provável e passou a ser confirmado. Como era um contato domiciliar, ela configura aquela fase de transmissão local. Transmissão local é a que identificamos o transmissor.", afirmou.
Também estão nessa nova relação três pessoas que vieram do exterior para Pernambuco. O estado não divulgou o meio em que eles chegaram ao estado.
Os dois primeiros casos confirmados são de um casal que viajou para a Itália. O home e a mulher encontram-se no Hospital Português, na área central do Recife.
Na coletiva, o governo divulgou um balanço atualizado. São, ao todo,103 casos notificados, sete confirmados, 44 em investigação, 12 prováveis e 40 descartados.
Sobre o navio, o governo informou que ele ficará retido no porto. O estado disse, ainda, que está tentando uma negociação com as autoridades de saúde, para tentar evitar uma quarentena.
André Longo disse que a articulação que está sendo feita com o Ministério da Saúde e a Ag~encia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e embaixadas.
"Não vai ser decretada quarentena no Brasil. Estamos trabalhando com uma operação que não deixe o navio em quarentena como o do Japão. Estamos trabalhando numa saída logística, segura e sanitária, junto com o governo federal", declarou.
Na embarcação estão, de acordo com o governo, dez brasileiros. Entre os viajantes, há Alemães, americanos, canadenses e ingleses, totalizando 18 nacionalidades.
Longo disse que foram feitos os primeiros 12 testes no Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Laccen) "Fizemos a contraprova na Fiocruz do RJ. Pernambuco está habilitado pra fazer exames no Lacen.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos