Vereador do Recife propõe PL para criar Dia Municipal de Combate à Cristofobia
A proposta de Alef Collins (PP) está na fase de emendas na Casa de José Mariano

Foto: Reprodução/Câmara Municipal do Recife
O vereador do Recife Alef Collins (PP) propôs, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 128/2025, que pode estabelecer o Dia Municipal de Combate à Cristofobia para 5 de junho. A proposta foi publicada no Diário Oficial do Recife no último sábado (26), e tem como objetivo se opor a "qualquer tipo de violência contra os cristãos", segundo consta no argumento da pauta.
À reportagem da CBN Recife, o vereador explicou que a proposição foi construída para prevenir e combater atos de intolerância contra símbolos da fé cristã, como a Bíblia, e a própria figura de Jesus. “Na minha opinião, é um projeto muito importante, porque visa a promover o respeito à fé cristã no Recife e combater os atos que nós vimos recentemente de deboche, de vilipêndio que tem crescido em todo o país”, declarou.
Alef Collins citou, como exemplo, a segunda edição da exposição Tramações: cultura visual, gênero e sexualidades, realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2018, que gerou debates na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre o conteúdo do projeto. À época, parlamentares foram à tribuna da Alepe para indicar que a exposição tinha conteúdo ofensivo e atacava símbolos das religiões cristãs.
Como resposta, ainda em 2018, por meio da UFPE, os organizadores da exposição detalharam que o conteúdo questionado pela bancada evangélica buscava integrar uma série de ações para capacitar professores e estudantes de licenciatura para os desafios da aproximação com a comunidade LGBTQIA+.
Dado o histórico de crimes contra as religiões de matriz africana no Recife, o vereador Alef Collins afirmou que sua proposta não busca privilegiar as religiões cristãs.
“A gente entende que hoje mais de 80% da população (no Brasil) é cristã, seja ela espírita, católica ou evangélica. E não se trata de privilegiar os cristãos, mas garantir o direito constitucional: a liberdade de fé que existe no artigo 208 do Código Penal. Então, realmente nós visamos a isso quando apresentamos esse projeto”, relatou.
No Brasil, o dia 21 de janeiro é clebrado como Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa (Lei nº 11.635/2007). De acordo com o vereador do Recife, o projeto já foi protocolado e está na fase de emendas. Ou seja, outros vereadores podem fazer alterações no texto original. Ele acredita que, após a passagem pelas comisões, o PL 128/2025 será aprovado.
Reportagem - Lucas Arruda
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação de Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Carla Zambelli é presa na Itália, segundo Ministério da Justiça; deputada estava foragida
Ela estava foragida na Itália, desde que foi condenada pelo Supremo...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
Antônio Cláudio Alves Ferreira participou de invasões ao Planalto
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço
Segundo Haddad, Casa Branca está interditando conversas
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad
Governo entregará “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai usar tornozeleira eletrônica
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro