5ª Delegacia da Mulher, em Olinda — Foto: Reprodução/Google Street View
Um homem de 43 anos foi preso por abusar sexualmente de crianças em um hotelzinho que funcionava de maneira informal e era administrado pela esposa do suspeito no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda. De acordo com a Polícia Civil, ele foi detido, por meio da 15ª Delegacia da Mulher do município e, após a realização dos procedimentos cabíveis, foi recolhido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Segundo informações da TV Globo, pelo menos três famílias denunciaram os crimes. As vítimas são duas meninas, de 8 e 12 anos, e um garoto de 5 anos. A esposa do homem utilizava uma residência como um hotelzinho para crianças. As investigações apontam que o suspeito se aproveitava do ivre acesso que tinha à casa para cometer os crimes sexuais ao longo do ano passado.
Ao tomarem conhecimento dos abusos, os responsáveis pelas crianças que denunciaram os abusos tiraram os filhos do local, mas o hotelzinho continuou funcionando. De acordo com o relato de uma das mães, ainda há sete crianças, inclusive uma menina autista, que ficam hospedadas diariamente na residência e que também podem ter sido vítimas.
O festival audiovisual Cine PE lamentou a morte do seu fundador, Alfredo Bertini. Em nota, o festival informou que apesar da perda, a programação da edição atual do Cine PE será mantida pois, segundo o comunicado, a melhor forma de homenagear o idealizador é manter vivo o espaço criado por ele para a difusão do cinema nacional.
Bertini faleceu aos 65 anos, na noite desta quinta-feira (4), na Paraíba, onde realizava um tratamento de saúde. O Cine PE informou que ele sofreu complicações após um transplante de fígado. O velório será realizado das 10h às 14h desta sexta-feira (5), na Sede Social do Sport Club do Recife. Já a cerimônia de cremação acontecerá às 16h, no Memorial Guararapes.
Em nota, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito do Recife, Victor Marques, lamentaram a perda. Alfredo Bertini era economista e dedicou 30 anos ao fortalecimento do audiovisual pernambucano e nacional.
O 40º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas do Recife começa na próxima quarta-feira (10), no Sítio Trindade, abrindo o São João da capital. Ao total, 38 grupos de todo o estado concorrem em seis dias de eliminatórias, de 10 a 15 de junho. E no último dia, serão anunciadas as 12 finalistas, que voltam a apresentar seus espetáculos no pavilhão do Sítio entre os dias 17 e 18 de junho.
Todas as finalistas receberão prêmios no valor de R$ 8,4 mil. Os cinco grupos vencedores, anunciados no dia 18, receberão, respectivamente: R$ 19,5 mil, R$ 13,5 mil, R$ 10,5 mil, R$ 9 mil e R$ 7,5 mil. Também ganharão R$ 1 mil os profissionais de destaque nas categorias: Casamento (Melhor Encenador), Marcador (Melhor Marcador), Desenvolvimento do Tema (Melhor Projetista), Coreografia (Melhor Coreógrafo), Figurino (Melhor Estilista/Figurinista) e Trilha Sonora (Melhor Direção Musical).
Confira a programação
Dia 10 de junho 21h10 – Quadrilha Junina Balancê 21h50 – Quadrilha Junina Carcará 22h30 – Quadrilha Junina Gira Sol 23h10 – Quadrilha Junina Zabumba 23h50 – Quadrilha Junina Gonzagão
Dia 11 de junho 21h10 – Quadrilha Junina Xotear 21h50 – Quadrilha Junina Traquejo 22h30 – Quadrilha Junina Serrana Matuta 23h10 – Quadrilha Junina Bacamarte 23h50 – Quadrilha Junina Flor do Caruá
Dia 12 de junho 21h10 – Quadrilha Junina Rojão de Jaboatão 21h50 – Quadrilha Junina União Junina 22h30 – Quadrilha Junina Sulanca 23h10 – Quadrilha Junina Mistura de Cor 23h50 – Quadrilha Junina Arrocha o Nó
Dia 13 de junho 17h10 – Quadrilha Junina Flor de Chita 17h50 – Quadrilha Junina Raio de Sol 18h30 – Quadrilha Junina Origem Nordestina 19h10 – Quadrilha Junina Paquerando na Roça 19h50 – Quadrilha Junina Raízes do Nordeste 20h30 – Quadrilha Junina Coração Matuto 21h10 – Quadrilha Junina Raízes do Pinho 21h50 – Quadrilha Junina Dona Matuta 22h30 – Quadrilha Junina Tradição
Dia 14 de junho 17h10 – Quadrilha Junina Traque 17h50 – Quadrilha Junina Arrasta Pé 18h30 – Quadrilha Junina Magia Matuta 19h10 – Quadrilha Junina Sanfonar 19h50 – Quadrilha Junina Portal do Sertão 20h30 – Quadrilha Junina Flor da Vertente 21h10 – Quadrilha Junina Zé Matuto 21h50 – Quadrilha Junina Rojão do Cabo 22h30 – Quadrilha Junina Lumiar
Dia 15 de junho 21h10 – Quadrilha Junina Sinhá Matuta 21h50 – Quadrilha Junina Fagulhas do Agreste 22h30 – Quadrilha Junina Amigos do Furacão 23h10 – Quadrilha Junina Unidos da Roça 23h50 – Quadrilha Junina Portal do Agreste
Quadrilha Junina Dona Matuta – Vanessa Alcântara/PCR
22º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis
Já entre os dias 20 e 21 de junho, 19 quadrilhas juninas infantojuvenis disputam o 22º concurso da categoria. Cada quadrilha terá 25 minutos para apresentação e o resultado será anunciado ao final das disputas, no dia 21. O primeiro, o segundo e o terceiro colocados receberão prêmios de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 7 mil, respectivamente. Serão ainda distribuídos prêmios de R$ 1 mil para os profissionais de destaque nos seguintes e principais quesitos de avaliação das quadrilhas: casamento, figurino, trilha sonora, marcador, coreografia e desenvolvimento de tema.
Um homem foi preso e um fuzil de uso restrito apreendido durante uma ação da Polícia Militar realizada na comunidade 27 de Novembro, localizada no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.
De acordo com informações do 19º Batalhão da Polícia Militar (19º BPM), as equipes receberam denúncias indicando que indivíduos armados estariam reunidos na localidade, supostamente planejando um confronto entre grupos criminosos rivais.
Ao chegarem ao local, os policiais realizaram diligências e perceberam a fuga dos suspeitos ao notarem a presença das equipes. Durante a operação, um dos envolvidos foi alcançado e detido.
Com o suspeito, os militares encontraram um fuzil calibre 5,56, um carregador contendo 30 munições, uma balaclava, um aparelho celular e uma motocicleta. Todo o material foi apreendido.
Após a abordagem, o homem e os itens recolhidos foram encaminhados para a Delegacia de Boa Viagem, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis e o caso seguirá sob investigação.
A partir de julho, pesquisadores iniciarão a captura e marcação de 50 tubarões no litoral de Pernambuco, retomando o monitoramento científico das espécies na região após mais de dez anos sem estudos desse tipo. A ação foi anunciada durante reunião extraordinária do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), realizada no Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife, em meio à preocupação com recentes incidentes registrados nas praias de Piedade e Boa Viagem.
A iniciativa ocorre após ataques do último domingo (31) e segunda-feira (1º), que deixaram uma criança de 11 anos e uma jovem de 19 feridas. As duas vítimas foram socorridas e permanecem internadas no Hospital da Restauração, no Recife, com quadro de saúde estável.
O estudo será conduzido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e tem como objetivo preencher lacunas sobre o comportamento dos tubarões na costa pernambucana, incluindo rotas de deslocamento, áreas de permanência, locais de alimentação e possíveis zonas de reprodução.
Antes da captura dos animais, será instalada uma rede acústica em pontos estratégicos do litoral. Os equipamentos, posicionados no fundo do mar, funcionarão como receptores capazes de registrar a passagem dos tubarões marcados. As áreas de captura ainda serão definidas em conjunto com o Cemit, priorizando locais onde há indícios de maior presença das espécies, seja para alimentação, reprodução ou permanência frequente.
No encontro, o Cemit afirmou que ainda não há dados científicos suficientes para explicar o aumento recente de incidentes com tubarões no estado. A ausência de monitoramento ao longo da última década é apontada como um dos fatores que dificultam a compreensão do fenômeno. Além da retomada das pesquisas, o comitê também definiu a ampliação das ações de educação ambiental, com a mobilização de uma rede de mais de 60 educadores e instituições para reforçar a conscientização da população sobre os riscos e cuidados no litoral.
O enfrentamento ao furto de energia elétrica em Pernambuco conta com a atuação especializada da Polícia Científica, por meio da Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC). O setor é responsável pela realização de perícias que identificam e comprovam tecnicamente irregularidades no consumo de energia, fornecendo elementos essenciais para as investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Popularmente conhecido como “gato”, o furto de energia ocorre quando há utilização do serviço sem a devida medição. A prática pode acontecer por meio de ligações clandestinas, que desviam a energia antes da passagem pelo medidor, ou através da manipulação do equipamento responsável por registrar o consumo da unidade.
Nesses casos, cabe aos peritos identificar os indícios técnicos da fraude e produzir a comprovação material necessária para caracterizar o crime. O trabalho é realizado a partir de solicitações feitas pelas autoridades policiais após a concessionária de energia detectar alterações suspeitas nos padrões de consumo.
Geralmente, as investigações têm início quando a distribuidora identifica reduções incomuns no faturamento de imóveis ou estabelecimentos, o que pode indicar possíveis irregularidades. Após o registro da ocorrência em uma delegacia, é solicitada a realização da perícia técnica no local.
Quando há suspeita de adulteração do medidor, os especialistas realizam testes comparativos utilizando equipamentos-padrão fornecidos pela concessionária. O objetivo é verificar se o aparelho instalado está registrando um consumo inferior ao efetivamente utilizado pelo imóvel.
Todo o processo de inspeção é documentado por meio de registros fotográficos e relatórios técnicos. As informações coletadas são reunidas em um laudo pericial, documento que serve como prova material e contribui para a responsabilização dos envolvidos na fraude.
Uma operação desarticulou uma fábrica clandestina de cigarros falsificados no bairro de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A ação resultou na prisão de 19 pessoas e no resgate de 25 trabalhadores paraguaios que viviam em condições semelhantes à escravidão. A iniciativa contou com a participação de equipes da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), da Polícia Federal e da Polícia Militar.
No local, os agentes encontraram uma grande quantidade de cigarros prontos para comercialização, além de insumos, matérias-primas e maquinários utilizados na produção ilegal. O produto fabricado não possuía selo de controle fiscal e, segundo as investigações iniciais, seria distribuído no estado de Pernambuco.
Os trabalhadores estrangeiros foram localizados em condições precárias de alojamento e foram encaminhados à sede da Polícia Federal, no Recife, onde o caso passou a ser investigado. A identificação da situação de exploração reforçou a gravidade da ocorrência, que vai além da ilegalidade fiscal e envolve possíveis crimes contra direitos humanos.
De acordo com a Sefaz-PE, a descoberta da fábrica foi resultado de trabalho de inteligência, e as equipes seguem levantando informações para determinar há quanto tempo a produção funcionava, além de identificar os responsáveis pela operação e possíveis ramificações do esquema criminoso.
A Polícia Civil de Pernambuco prendeu um homem de 21 anos suspeito de envolvimento no assassinato do taxista Arlindo da Silva do Nascimento, de 73 anos, morto a tiros no estacionamento de um supermercado em Abreu e Lima, no Grande Recife. A prisão foi divulgada durante coletiva na sede da corporação. Contra o suspeito havia oito mandados de prisão em aberto, sendo um deles relacionado diretamente ao homicídio ocorrido no dia 26 de março deste ano.
De acordo com as investigações, o jovem também é apontado como autor de pelo menos 29 roubos e responde por posse ilegal de arma de fogo. No momento da prisão, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380. A polícia detalhou que o trabalho investigativo incluiu diligências que permitiram localizar e deter o suspeito, considerado de alta periculosidade.
O crime aconteceu no estacionamento de um atacarejo às margens da BR-101, onde o taxista aguardava uma corrida. Conhecido na região, Arlindo foi atingido por disparos e morreu no local, próximo à entrada do estabelecimento. Após o ocorrido, o supermercado chegou a fechar temporariamente para a realização da perícia, sendo reaberto após a remoção do corpo pelo Instituto de Medicina Legal (IML).
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibilizará 307 vagas remanescentes em 13 cursos de graduação presenciais para ingresso no segundo semestre letivo de 2026. As oportunidades serão preenchidas por meio do Sisu+ 2026.2, etapa complementar criada para ocupar vagas que não foram preenchidas durante o processo regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As vagas estão distribuídas entre o Campus Recife, o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), em Sertânia. Para participar da seleção, os candidatos deverão ter concorrido na edição regular do Sisu 2026 e atender às exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo utilizará as notas obtidas pelos estudantes nas edições de 2023, 2024 e 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No Campus Recife, serão ofertadas 64 vagas em cursos de bacharelado nas áreas de engenharia. As oportunidades estão distribuídas entre Engenharia Civil (12 vagas), Engenharia de Alimentos (11), Engenharia de Materiais (3), Engenharia de Telecomunicações (7), Engenharia Eletrônica (11), Engenharia Naval (11) e Engenharia Química (9).
No Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, serão disponibilizadas 68 vagas, sendo 37 para Engenharia Civil e 31 para Engenharia de Produção, ambas na modalidade bacharelado.
Já o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), em Sertânia, concentra a maior parte das oportunidades, com 175 vagas. Desse total, 50 são destinadas ao curso de Engenharia de Energias Renováveis, outras 50 para Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, 40 para Gestão Pública e 35 para História, sendo este último na modalidade licenciatura.
A universidade também reforçou que seguirá a política de reserva de vagas. Dessa forma, pelo menos metade das vagas de cada curso será destinada a estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Dentro desse percentual, haverá cotas específicas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
As informações detalhadas sobre a distribuição das vagas entre ampla concorrência e sistema de cotas serão divulgadas posteriormente pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no portal oficial do Sisu UFPE.
Um trecho de 220 metros do Ramal da Arena, em Camaragibe, no Grande Recife, será interditado a partir das 13h desta sexta-feira (5) para a realização de obras de requalificação no entorno da Arena Pernambuco. A intervenção, que deve durar cerca de 50 dias, inclui serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica, com investimento estadual estimado em R$ 35 milhões.
A interdição ocorre entre o Viaduto 2 e a Avenida Belmino Correia. Apesar do bloqueio para veículos, o acesso de pedestres será mantido pelas calçadas, sem alterações no funcionamento do Terminal Integrado Camaragibe Provisório nem nas linhas que operam no local. Para o tráfego automobilístico, serão adotadas rotas alternativas, como a Rua Thomás Ferreira e a Avenida Portugal.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, duas linhas de ônibus terão mudanças durante o período da obra. A linha Santa Mônica/TI Camaragibe terá o itinerário alterado, enquanto a linha Viana/TI Camaragibe será temporariamente substituída pela linha TI Cosme e Damião/TI Caxangá, que passará a operar com dois itinerários distintos. Os usuários devem ficar atentos às informações nos letreiros dos veículos para evitar transtornos.