Escute ao Vivo
Início Site Página 36

Silêncio que Adoece: o desafio de resgatar tarefas simples e manter o otimismo diante do câncer de boca

0
Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil
Episódio 2 – Silêncio que Adoece – Maria Luna
CBN Recife
0:00
0:00

Ouça a matéria no player acima

Beber um copo de água. Mastigar um pedaço de pão. Conversar com a família. Tarefas simples, que realizamos de forma automática no nosso cotidiano, tornam-se desafios para quem está no tratamento de um câncer de boca. Mais do que lutar contra as estatísticas da doença, os pacientes travam uma batalha diária para recuperar a própria identidade.

Um incômodo na prótese dentária seguido de uma lesão na gengiva fez com que Sérgio Lima, de 50 anos, procurasse um consultório dentário para entender a causa frequente da dor. Apesar do impacto inicial, a realidade do diagnóstico fez com que ele entendesse a gravidade do tumor, uma consciência que ele tenta transmitir a um amigo próximo. “Nunca é bom receber um diagnóstico desse. Você pensa na família, pensa nos filhos, pensa na mãe. Lógico que a gente começa a agir para solucionar, o foco é resolver, não dá tempo de estar se lamentando não, porque o foco é resolver, [mas] aí vai deixando pra frente, achando que vai ficar bom do nada né, e não, o câncer não fica bom do nada, tem que ter tratamento e acompanhamento. Inclusive, estou com um amigo meu que ele não aceita que tá com câncer de boca, já tá visível e chegou nesse estágio de não ter outra coisa a fazer, a não ser a cirurgia, por conta da resistência”, destaca.

A retirada de partes da língua, da gengiva ou até de ossos da face é, em alguns casos, o único caminho para salvar a vida do paciente. Por conta dessa complexidade, o tratamento não termina quando o paciente sai do centro cirúrgico. A cirurgiã de cabeça e pescoço do Hospital de Câncer de Pernambuco, Luciana Arcoverde, argumenta que o suporte de uma equipe multiprofissional é indispensável nesse cenário. “A gente tem ainda a equipe multiprofissional, que é fundamental para essa reabilitação desses pacientes. Então, no Hospital de Câncer a gente vai ter ainda a fonoaudióloga, vai ter a nutricionista, vai ter psicólogo, a gente tem toda essa equipe multiprofissional que possa, em conjunto, fazer todo esse trabalho com esse paciente para promover a cura e a reabilitação”, garante.

Hoje, Sérgio aguarda para fazer a cirurgia no Hospital de Câncer de Pernambuco. Sua postura positiva diante do tratamento se reflete na mensagem de conscientização que faz questão de deixar: “O que dá muito desestímulo para fazer o tratamento são pessoas que chegam perto de você para dizer que “ah, você não vai conseguir marcar”, “demora”, só sabe reclamar do SUS, reclama de todo mundo. Mas não faz nada para melhorar a sua situação, para melhorar o seu tratamento. Eu costumo dizer que o SUS do Brasil é o melhor do mundo. Você resolve tudo. A gente precisa se cuidar mais, se cuidar mais para prevenir o problema de saúde”, afirma.

O acolhimento e a rapidez no atendimento fazem toda a diferença entre a cura e a sequela permanente. Mas como funciona a engrenagem do Sistema Único de Saúde em Pernambuco para acolher quem precisa de socorro imediato? No terceiro e último episódio da série Silêncio que Adoece, vamos entender o caminho percorrido pelos pacientes e as soluções que a ciência propõe para mudar essa realidade.

Com edição de Daniele Monteiro e sonorização de Lucas Barbosa, reportagem Maria Luna.

Caged: Brasil cria mais de 85 mil empregos em abril; número é menor que o esperado

0
Paulo Pinto Agência Brasil

O Brasil abriu 85.888 vagas de emprego com carteira assinada em abril, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado representa a diferença entre admissões e desligamentos realizados no período.

Na comparação com março, quando foram criados 227.974 postos formais, houve uma redução de 62,3% no saldo de empregos. Em relação a abril do ano passado, a queda foi ainda maior: 63,9%. Em abril de 2025, o país havia registrado a criação de 238.216 vagas formais, considerando os ajustes feitos posteriormente pelo governo com declarações enviadas fora do prazo.

Entre os meses de abril desde 2020, este foi o segundo pior desempenho da série histórica, ficando atrás apenas de abril de 2020, período marcado pelo início da pandemia da covid-19, quando houve o fechamento de 981.342 postos de trabalho. A metodologia atual do Caged não permite comparação com os anos anteriores a 2020.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, também houve retração na geração de empregos formais. De janeiro a abril de 2026, foram criadas 699.762 vagas, contra 913.827 no mesmo período de 2025, uma queda de 23,4%.

Dos cinco setores analisados pelo levantamento, três apresentaram saldo positivo em abril. O setor de serviços liderou a geração de empregos, com 69.601 vagas abertas, seguido pela construção civil, com 23.525 postos, e pela indústria, que registrou 9.256 novas contratações.

Por outro lado, agropecuária e comércio tiveram mais demissões do que admissões. A agropecuária fechou 8.378 vagas, enquanto o comércio registrou saldo negativo de 8.114 postos. No comércio, abril costuma ser um mês de desempenho mais fraco. Já no campo, o resultado foi impactado pelo encerramento da safra da soja e pela redução das atividades ligadas ao cultivo de maçã e laranja.

Dentro do setor de serviços, os segmentos de saúde humana e serviços sociais foram os que mais contrataram, com 18.150 vagas. Transporte, armazenagem e correios também se destacaram, com abertura de 12.235 postos.

Na construção civil, o maior crescimento ocorreu nos serviços especializados para construção, que criaram 8.745 empregos formais. Em seguida aparece a construção de edifícios, com 7.397 vagas.

Já na indústria, a fabricação de álcool liderou a geração de empregos, com 4.522 novos postos. Também se destacaram os setores de abate e fabricação de produtos de carne, com 2.333 vagas, e a fabricação de automóveis, caminhonetes e utilitários, com 1.849 empregos criados.

Todas as regiões do país apresentaram saldo positivo de empregos formais em abril. O Sudeste liderou com 44.545 vagas, seguido pelo Nordeste (18.714), Centro-Oeste (10.890), Norte (6.651) e Sul (4.449).

Entre os estados, São Paulo teve o melhor resultado, com 20.202 vagas abertas, seguido por Rio de Janeiro (11.741) e Minas Gerais (8.991). Já Alagoas (-1.505), Rio Grande do Sul (-1.396) e Rio Grande do Norte (-1.396) foram os únicos estados que registraram saldo negativo no período.

Com o resultado de abril, o total de trabalhadores com carteira assinada no Brasil chegou a 47.810.425 pessoas, representando crescimento de 0,18% em relação a março e de 2,26% na comparação com abril do ano anterior.

Governo federal entrega 75 veículos para transporte de pacientes do SUS em Pernambuco

0
Divulgação/MS
Divulgação/MS

O Governo do Brasil realiza, nesta sexta-feira (29), em Serra Talhada, a entrega de 75 novos veículos destinados ao transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. A ação tem como objetivo facilitar o deslocamento de moradores de regiões mais distantes até unidades de atendimento, ampliando o acesso à atenção especializada. A cerimônia contará com a presença do diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Fernando Figueira.

Ao todo, segundo o governo federal, serão entregues 39 micro-ônibus e 11 vans, além de 25 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), por meio do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde. De acordo com o governo, os novos equipamentos vão reforçar a estrutura de atendimento nos municípios contemplados e beneficiar diretamente cerca de 2,2 milhões de habitantes em Pernambuco.

Ainda segundo o governo, os investimentos fazem parte do Novo PAC Saúde, que já destinou R$ 3,39 bilhões ao estado para fortalecer a rede pública. Conforme o governo federal, ao todo, foram selecionados 1.741 empreendimentos na área da saúde, com foco na ampliação e melhoria dos serviços oferecidos à população pernambucana.

Pernambuco anuncia R$ 323 milhões em investimentos com foco no interior

0
Divulgação
Divulgação

O Governo de Pernambuco anunciou um novo pacote de investimentos que soma R$ 323 milhões, com previsão de geração de 612 empregos diretos. Segundo o governo, os recursos foram aprovados durante a 136ª reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) e envolvem incentivos fiscais e financeiros concedidos por meio de programas estaduais de desenvolvimento.

De acordo com o governo, a maior parte dos investimentos será destinada ao interior do estado, que deve receber R$ 224,9 milhões, o equivalente a cerca de 70% do total, com a criação de 456 vagas de trabalho. Já a Região Metropolitana do Recife (RMR) ficará com R$ 98,1 milhões em aportes e 156 novos empregos. A distribuição reforça a estratégia de descentralização econômica adotada pela gestão estadual.

Ao todo, foram aprovados 52 projetos e pleitos, incluindo iniciativas industriais, centrais de distribuição, projetos de importação e ampliações de empresas já instaladas. Segundo o governo, entre as companhias contempladas estão grupos de atuação nacional e internacional, além de empresas com forte presença regional. Os investimentos alcançam municípios tanto da RMR quanto do interior, abrangendo cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada.

Ainda segundo o governo, este é o segundo ciclo de investimentos aprovado em 2026. Somado ao primeiro, o volume já chega a R$ 459 milhões e 1.236 empregos previstos no ano. O calendário do Condic prevê outras três reuniões até dezembro, mantendo, de acordo com o governo, a estratégia de atração de capital privado e estímulo ao desenvolvimento econômico em diferentes regiões do estado.

Detran-PE exigirá exame toxicológico para primeira habilitação a partir de junho de 2026

0
Reprodução Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou que o exame toxicológico passará a ser obrigatório também para candidatos à primeira habilitação. A medida segue determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), conforme previsto em Lei e em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o órgão, a exigência começará a valer em Pernambuco a partir do dia 8 de junho. O prazo foi estabelecido para permitir a adequação dos sistemas do Detran-PE e evitar transtornos aos usuários.

A nova regra será aplicada aos processos de primeira habilitação das categorias A, destinada a motocicletas, e B, para veículos de passeio.

O Detran-PE informou ainda que aguarda um posicionamento oficial da Senatran para definir se o exame toxicológico também será exigido em outros serviços, como registro de condutores estrangeiros, reinício de processos de habilitação, reabilitação de motoristas com CNH cassada e adição das categorias A ou B à carteira de motorista.

Segundo o órgão, o exame toxicológico será obrigatório antes da realização do Exame de Aptidão Física e Mental, conhecido como exame médico. Isso significa que o candidato só poderá agendar a avaliação médica após concluir o exame toxicológico.

O resultado do teste terá validade de três meses. A principal finalidade do exame é detectar a presença de substâncias psicoativas no organismo do candidato.

O Detran-PE orienta os interessados a acompanharem o passo a passo para obtenção da primeira habilitação por meio do site oficial do órgão.

Agreste de Pernambuco registra abril sem feminicídios, segundo a SDS

0
Divulgação/SDS
Divulgação/SDS

O Agreste de Pernambuco encerrou o mês de abril de 2026 sem registros de feminicídio, segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social. Ainda de acordo com os dados, no mesmo período do ano passado haviam sido contabilizados quatro casos, o que representa uma redução de 100% nesse tipo de crime.

Ainda segundo o governo, os indicadores de violência contra mulheres também apresentaram queda nas Mortes Violentas Intencionais. Em abril deste ano, foram registradas cinco ocorrências, contra oito no mesmo mês de 2025, o que corresponde a uma diminuição de 37,5%.

De acordo com o governo estadual, os Crimes Violentos contra o Patrimônio também recuaram na região, com destaque para os casos de roubo e furto de cargas. Foram três ocorrências registradas em abril de 2026, frente a sete no mesmo período do ano anterior, representando uma redução de 57,14%.

Operação “Sinapse” desmonta esquema de monitoramento clandestino em comunidades do Recife

0
Ascom PCPE

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28), a Operação “Sinapse”, que teve como alvo uma organização criminosa responsável por instalar câmeras clandestinas em comunidades da Zona Oeste do Recife para monitorar moradores, rivais e forças de segurança.

Durante a ação, os policiais cumpriram seis mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, equipamentos de internet e câmeras instaladas irregularmente em postes e vias públicas foram retirados pelas equipes.

Segundo o delegado Vitor Freitas, gestor do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), as investigações começaram no início de 2025 e identificaram que o principal foco da organização era o tráfico de drogas, especialmente cocaína e entorpecentes sintéticos de alto valor comercial.

De acordo com a Polícia Civil, as câmeras eram posicionadas em pontos estratégicos para garantir o controle territorial do grupo criminoso. Os equipamentos permitiam acompanhar a movimentação de moradores, identificar possíveis invasões de facções rivais e monitorar a chegada das forças policiais.

Ainda segundo o delegado, o esquema afetava diretamente a rotina da população, que vivia sob vigilância constante nas comunidades dominadas pela organização.

Após o cumprimento dos mandados, a polícia iniciou uma segunda etapa da operação para remover os equipamentos clandestinos instalados nas localidades. A ação, realizada também na quarta-feira (27), teve como objetivo recuperar áreas que estavam sob influência do crime organizado.

As investigações apontam que o grupo atuava principalmente nos bairros de Areias, Barro e regiões vizinhas, onde também controlava ilegalmente serviços de internet. Conforme a polícia, provedores regulares eram expulsos das comunidades e tinham seus equipamentos destruídos para que apenas a estrutura operada pela organização permanecesse ativa.

Técnicos das empresas legalizadas também eram ameaçados por homens armados sempre que tentavam reinstalar os serviços nas áreas dominadas pelo grupo.

Além do tráfico de drogas, os investigados também são suspeitos de envolvimento com lavagem de dinheiro, extorsão, ameaças e organização criminosa. Segundo a Polícia Civil, o esquema movimentava grandes quantias financeiras em curto período.

O principal alvo da operação também possui ligação com investigações relacionadas a homicídios. Paralelamente, a polícia conduz uma apuração financeira para rastrear os recursos obtidos por meio das atividades ilícitas.

Dos seis mandados de prisão expedidos pela Justiça, um dos investigados já estava preso no presídio de Igarassu. Os outros cinco foram capturados durante a operação, sendo três no Recife e dois em Lagoa do Carro, na Mata Norte de Pernambuco. Entre os presos estão o líder da organização e a companheira dele, apontada como responsável pela movimentação financeira do grupo.

Durante as buscas, os policiais apreenderam celulares, computadores, documentos, cadernos de anotações, DVRs e uma arma de fogo. O material recolhido deve contribuir para o aprofundamento das investigações financeiras.

A Polícia Civil também informou que irá analisar se os DVRs apreendidos pertenciam às câmeras retiradas das ruas. As investigações apontam ainda que o grupo utilizava empresas de fachada para ocultar a origem do dinheiro obtido com o tráfico.

Um escritório de advocacia também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Segundo os investigadores, um dos suspeitos exercia a função de “operador jurídico” da organização criminosa. As diligências ocorreram com acompanhamento de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A operação contou ainda com apoio da Polícia Militar e de empresas privadas dos setores de energia e internet.

Segundo o delegado Vitor Freitas, moradores das comunidades demonstraram apoio às ações policiais durante a retirada dos equipamentos clandestinos. A Polícia Civil informou que as investigações continuam e novas fases da operação devem ser realizadas para identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso.

Mutirão Desenrola Recife oferece renegociação de dívidas com descontos de até 90%

0
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura do Recife realiza, entre os dias 1º e 3 de junho, o mutirão Desenrola Recife, voltado à renegociação de dívidas e recuperação de crédito. O atendimento acontece das 8h às 17h, no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, reunindo instituições financeiras, empresas de cobrança e órgãos de defesa do consumidor. A iniciativa conta com apoio do Governo Federal e parceria com a Serasa.

O mutirão é direcionado a consumidores com renda mensal de até R$ 8.105 e dívidas de até R$ 15 mil por instituição financeira, contraídas até 31 de janeiro de 2026. Os débitos devem estar em atraso entre três meses e dois anos e podem incluir cartão de crédito, cheque especial ou crédito pessoal. Durante o evento, serão oferecidos descontos que podem chegar a 90%, além de condições facilitadas de pagamento, de acordo com cada instituição participante.

Além do atendimento presencial, os interessados poderão acessar uma plataforma digital para consultar informações e encaminhar negociações. O programa também permite o uso do FGTS como apoio à quitação das dívidas, com possibilidade de utilização de até 20% do saldo disponível ou até R$ 1.000, prevalecendo o maior valor. A ação busca ampliar o acesso ao crédito e facilitar a reorganização financeira de famílias endividadas na capital pernambucana.

Mãe agride professoras em creche de Camaragibe; caso é investigado pela Polícia Civil

0
Reprodução/Google Street View
Reprodução/Google Street View

A Polícia Civil de Pernambuco investiga um caso de agressão ocorrido dentro de uma creche municipal em Camaragibe, no Grande Recife. Segundo boletim de ocorrência, uma mãe de aluno invadiu a unidade e agrediu professoras no último dia 22 de maio, alegando que o filho, uma criança autista, teria sido vítima de violência por parte da instituição. O caso foi registrado como desacato e lesão corporal.

As vítimas, duas professoras que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judith Maria Brasil da Rocha, no bairro da Tabatinga, relataram que a mulher chegou ao local exaltada e iniciou uma discussão com a equipe. De acordo com o depoimento, durante o confronto, a mãe teria dado um tapa no rosto de uma das educadoras e, em seguida, mordido outra professora, causando hematomas no braço.

Ainda conforme o boletim, as profissionais afirmaram que vinham tentando dialogar com a responsável sobre a necessidade de acompanhamento médico para o aluno, que apresentaria comportamento considerado desestabilizador em sala de aula, incluindo agressões a colegas e dificuldades em seguir orientações. No dia da ocorrência, a criança teria chegado agitada, saído da sala e precisado ser contida por uma professora, situação que foi interpretada por terceiros como possível agressão.

A Guarda Municipal foi acionada para conter a situação, e os portões da unidade foram fechados até a chegada dos agentes. A Polícia Civil informou que o caso envolve duas vítimas, de 43 e 52 anos, e segue em investigação. Procurada, a Prefeitura de Camaragibe não havia se pronunciado até a última atualização sobre medidas adotadas ou estrutura de apoio disponível na creche.

Operação “Veritas” combate grupo criminoso no Agreste de Pernambuco

0
Ascom PCPE

Uma organização criminosa investigada por envolvimento em crimes como homicídio, posse e porte ilegal de armas de fogo, além de fraude processual, foi alvo de uma operação realizada pela Polícia Civil de Pernambuco, no município de Canhotinho, no Agreste do estado.

Batizada de “Veritas”, a ação resultou no cumprimento de 13 mandados judiciais, sendo quatro de prisão e nove de busca e apreensão em residências. As determinações foram expedidas pela Vara Única da Comarca de Canhotinho.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início em abril de 2026. Para a execução da operação, foram mobilizados cerca de 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

A operação também contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel), do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core/PCPE), da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social, da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).