Escute ao Vivo
Início Site Página 37

TRE-PE reforça proibição de propaganda política em festas juninas e eventos públicos

0
Divulgação Sesc Edson Taciano

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou, nesta quarta-feira (27), um alerta para impedir a utilização de festas juninas, shows e demais eventos tradicionais financiados ou apoiados pelo poder público como espaços de promoção pessoal e propaganda eleitoral antecipada para as Eleições Gerais de 2026.

A medida foi oficializada por meio de Ofício-Circular, no qual o Tribunal orienta os partidos políticos a informarem claramente dirigentes, gestores, filiados e pré-candidatos sobre a proibição do uso de palcos, sistemas de som, telões e anúncios oficiais dos eventos para manifestações de cunho político.

Segundo o documento, não serão permitidos discursos, mensagens de autopromoção, divulgação de ações administrativas, solicitações de apoio político ou críticas a adversários durante as festividades. A restrição também alcança transmissões ao vivo, gravações e divulgação patrocinada desse tipo de conteúdo nas redes sociais.

O ofício foi assinado pelo presidente do TRE-PE, desembargador Fernando Cerqueira, e pelo desembargador eleitoral Paulo Augusto Oliveira, responsável pelo exercício do poder de polícia relacionado à propaganda eleitoral nas eleições de 2026. O texto esclarece que a presença de autoridades e políticos nos eventos não está proibida, desde que seja mantida a neutralidade institucional e a impessoalidade.

O descumprimento das determinações pode resultar na caracterização de abuso de poder político e propaganda irregular, acarretando punições como multas, suspensão do evento, cassação de registro ou diploma e até declaração de inelegibilidade.

Com o objetivo de assegurar o cumprimento das regras e preservar a igualdade de condições entre candidatos no pleito de 2026, o TRE-PE mobilizou os órgãos responsáveis pela fiscalização eleitoral em Pernambuco.

Por meio de Memorando-Circular, os juízes eleitorais foram orientados a monitorar os festejos juninos e comunicar imediatamente ao Tribunal e ao Ministério Público Eleitoral qualquer suspeita de irregularidade. A recomendação inclui a coleta de provas, como fotografias, vídeos, relatórios e links, para subsidiar possíveis investigações.

Além disso, o TRE-PE encaminhou o Ofício-Circular à Procuradoria Regional Eleitoral, solicitando que promotores eleitorais acompanhem os eventos de maior alcance popular. A iniciativa busca garantir ações rápidas e independentes diante de possíveis desvios de finalidade ou uso inadequado de estruturas públicas destinadas à cultura e ao entretenimento da população.

Datafolha: Raquel Lyra tem 48% contra 43% de João Campos ao Governo de Pernambuco

0
Hesíodo Góes/Secom
Hesíodo Góes/Secom

A Pesquisa Datafolha ao Governo de Pernambuco, divulgada hoje, mostra a governadora Raquel Lyra (PSD) tecnicamente empatada com o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB). Mas pela primeira vez, com uma vantagem numérica para Raquel. No primeiro turno, a governadora tem 48% das intenções de voto contra 43% de João Campos (PSB). A margem de erro é de três pontos percentuais.

Na pesquisa de abril, João Campos (PSB) tinha 50% das intenções de voto contra 38% da governadora Raquel Lyra (PSD)

Ivan Moraes (PSOL), ex-vereador do Recife, aparece com 2%. Brancos e nulos são 4%, enquanto que 2% não sabem em quem vão votar.

No cenário de segundo turno, Raquel venceria João Campos por 51% a 44%. O nome mais rejeitado é o de Ivan Moraes, com 59%. Já Raquel Lyra é a menos rejeitada, com 25%.

A pesquisa Datafolha, encomendada pela TV Tribuna, ouviu 1.022 eleitores, presencialmente, entre os dias 25 e 27 de maio. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PE-07888/2026.

Pernambuco deve manter chuvas dentro da média em junho, aponta meteorologista 

0
Apac alerta para continuidade das chuvas na RMR, Mata Norte e Mata Sul. Foto: Marcelle Reis/CBN Recife
Apac alerta para continuidade das chuvas na RMR, Mata Norte e Mata Sul. Foto: Marcelle Reis/CBN Recife

O mês de junho deve se manter com chuvas dentro da média em Pernambuco. Com a chegada do inverno a partir do dia 21, a tendência é de continuidade do cenário observado em maio, especialmente no litoral do estado, onde este é tradicionalmente um dos períodos mais chuvosos do ano.

Segundo a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Edvania Santos, o acumulado esperado para o litoral gira em torno de 400 milímetros ao longo do mês. Segundo ela, a previsão é de volumes dentro da normalidade climática. “Deve chover dentro da média. Se chover um pouco abaixo, é muito pouco. A gente sempre coloca uma porcentagem de 10% abaixo, 10% acima, até 15% abaixo ou acima, dentro da média”.

Apesar do período chuvoso, a meteorologista explica que, neste momento, não há influência direta de fenômenos como El Niño sobre as precipitações em Pernambuco. Isso porque, de acordo com ela, o Oceano Pacífico segue em condição de neutralidade. Já o Oceano Atlântico, que tem papel importante na formação das chuvas no Nordeste, permanece aquecido. “A gente ainda não está com o El Niño configurado. Nós estamos na neutralidade do Pacífico. E o Atlântico, que favorece as chuvas aqui no Nordeste, especialmente no litoral, está aquecido”.

Na Região Metropolitana do Recife, a expectativa é de manutenção das chuvas mais intensas típicas desta época do ano, o que exige atenção para possíveis impactos em áreas vulneráveis. Ainda segundo a meteorologista, existe monitoramento conjunto com a Defesa Civil diante da possibilidade de grandes volumes acumulados em um curto intervalo de tempo.“As chuvas nessa época do ano geralmente são mais intensas aqui no litoral. A gente já trabalha junto com a Defesa Civil e espera, sim, chuvas mais intensas, porque pode chover muito em poucos dias”.

Incêndio em ônibus foi provocado por grupo de homens, diz Empresa Metropolitana

0
CBN Recife

A Empresa Metropolitana, responsável pelo coletivo incendiado em uma ação criminosa no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, durante a manhã desta-quinta (28), informou que o fogo foi provocado por um grupo de homens. Segundo a nota divulgada, os suspeitos ordenaram que o ônibus, que operava na linha 207 – TI Barro/TI Macaxeira (BR-101) fosse esvaziado e, em seguida, atearam fogo no veículo. 

Ainda de acordo com a empresa, ninguém ficou ferido e os órgãos de segurança foram acionados. A CBN Recife entrou em contato com a Polícia Civil e Militar de Pernambuco e aguarda o retorno até a última atualização desta reportagem. 

Ônibus pega fogo na BR-101, no Recife; Sindicato dos Rodoviários aponta incêndio criminoso

0
Ônibus pega fogo na BR-101, no Recife; Sindicato dos Rodoviários aponta incêndio criminoso - CBN Recife

Um ônibus da Empresa Metropolitana foi incendiado na BR-101, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta quinta-feira (28). As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) por volta das 10h15. A polícia trabalha com a hipótese de que o incêndio tenha sido provocado como retaliação à operação contra uma organização criminosa que atua na Comunidade do Detran.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, cinco pessoas não identificadas atearam fogo ao veículo da linha 207 – Barro/Macaxeira (BR-101), que trafegava na pista local da rodovia, no sentido Paulista. Apesar da gravidade da ocorrência, não houve feridos.

Ônibus pega fogo na BR-101, no Recife; Sindicato dos Rodoviários aponta incêndio criminoso – Foto: CBN Recife

Por meio de nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que as equipes que realizavam patrulhamento nas proximidades seguiram para o local, isolaram a área e acionaram o Corpo de Bombeiros. O fogo também atingiu o muro de um imóvel, no entanto, sem maiores problemas no interior. A investigação será conduzida pela Delegacia do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. 

Câmeras registram abandono de cadela em academia na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife

0
Reprodução/WhatsApp/via g1

Uma cadela foi abandonada na entrada de uma academia na Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem chega de bicicleta e amarra o animal à grade do estabelecimento em meio à chuva durante a madrugada desta quinta-feira (28). 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco como crime ambiental, mas até a última atualização desta reportagem, o homem que abandonou a cachorra, que foi batizada como ‘Lua’, ainda não foi localizado. 

Diante da situação, os responsáveis pela academia contaram a história nas redes sociais e iniciaram uma campanha de adoção em parceria com a protetora animal Goretti Queiroz. Lua foi acolhida e alimentada no espaço e, logo após, foi adotada por uma moradora da Zona Norte do Recife. 

O abandono de animais é um delito previsto na Lei de Crimes Ambientais e pode resultar em pena que varia de dois a cinco anos de detenção, multa e proibição da guarda.

Fraude no INSS: dois investigados são alvo de operação da PF em Garanhuns

0
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ex-gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Everaldo Felício de Macedo Junior, e o ex-integrante da diretoria do INSS e da Superintendência Regional do Nordeste, Rogério Soares de Souza foram alvos da ‘Operação Sem Desconto’, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). No total, já foram apreendidos R$ 287 mil em dinheiro vivo dentro de sacos de lixo na residência de um dos suspeitos. 

A operação investiga a atuação de núcleos regionais envolvidos em fraudes em aposentadorias e pensões do INSS. Segundo a PF foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão, além de oito medidas cautelares de monitoramento eletrônico e bloqueio de bens em Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo e Paraíba. As investigações apontam que os desvios podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Quem é Everaldo Felício de Macedo Junior 

Everaldo Felício de Macedo Junior é natural de Garanhuns e já ocupou diferentes cargos no INSS ao longo da carreira. Ele esteve à frente da Chefia de Logística e atuou como superintendente substituto da Região Nordeste. 

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), da AESGA, Everaldo assumiu, em março de 2020, o cargo de gerente executivo do INSS em Garanhuns. Até o momento, a operação não detalha a participação dele no esquema.

Quem é Rogério Soares de Souza

Rogério Soares de Souza é servidor de carreira do INSS e já ocupou cargos ligados à diretoria e à Superintendência Regional do Nordeste. As investigações apontam que ele atuava como agente público facilitador no núcleo administrativo da organização criminosa.

Ainda segundo a PF, Rogério teria ligação com a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (ABAPEN). A entidade teria recebido cerca de R$ 70,9 milhões em descontos ao longo de 2024. Desse total, pelo menos R$ 24,7 milhões teriam sido enviados para empresas ligadas a Antônio Carlos Camilo, conhecido como “Careca do INSS”. 

Ele é graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Direito pela Faculdade de Direito de Garanhuns. Também tem especializações em Direito na Administração Pública e Direito Civil e Processual Civil, além de MBA em Orçamento Público e graduação em Gestão Pública. Ele ainda atuou em comissões ligadas ao Direito da Seguridade Social na OAB Pernambuco e na subseção da OAB em Garanhuns.

Secretária de saúde de Pernambuco contesta denúncias de corte de investimentos 

0
Pedro Alves/g1

A secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, contestou as denúncias de corte de 1,5 bilhão nos investimentos na área nos últimos quatro anos. De acordo com a gestora, o estado ampliou os aportes em R$ 2,9 bilhões na rede pública entre 2022 e 2025. 

Em entrevista coletiva, Zilda Cavalcanti disse que não recebeu o relatório ou qualquer outro documento formal da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “Nós estaremos sempre disponíveis para ir na Alepe, para prestar qualquer justificativa, para apresentar qualquer documento. Nós estamos aqui com muita transparência, com muita tranquilidade, porque a gente tá falando do que a gente tá fazendo”, afirmou.

As denúncias constam em um relatório apresentado pelos deputados Sileno Guedes (PSB), Rodrigo Farias (PSB), Diogo Moraes (PSDB) e Eriberto Filho (PSB) na Alepe. Segundo os parlamentares, houve redução de 226 leitos, o que levou a superlotação de hospitais como o Getúlio Vargas, localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e o Agamenon Magalhães, no Parnamirim, na Zona Norte.

O relatório ainda menciona o fechamento dos hospitais Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste; Hospital de Retaguarda em Neurologia, no Recife; e o Hospital Central de Paulista, na Região Metropolitana. Por sua vez, a secretária afirmou que os leitos dessas unidades foram realocados para outros hospitais. 

“Quando a gente fala de novas unidades, são quatro novas maternidades. É o Hospital Mestre Dom Miguel em Garanhuns, é a ampliação dos hospitais já existentes no Agreste com 200 novos leitos. E quando a gente fala em Limoeiro, Palmares, Salgueiro, Serra Talhada e na região metropolitana do Recife, de forma descentralizada, o investimento é gigante”. Ainda segundo a gestora, foram investidos R$ 8,5 bilhões em 2022; R$ 8,8 bilhões em 2023; R$ 9,9 bilhões em 2024 e R$ 11,4 bilhões em 2025.

Operação da PCPE mira quadrilha ligada ao tráfico de drogas e extorsão na RMR

0
Operação da PCPE mira quadrilha ligada ao tráfico de drogas e extorsão na RMR - Foto: Divulgação/PCPE

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou uma operação, nesta quinta-feira (28), para desarticular uma organização criminosa ligada aos crimes de tráfico de drogas, extorsão, ameaça e lavagem de dinheir. A “Operação Sinapse” cumpre seis mandados de prisão e 14 de busca e apreensão nas cidades do Recife, de Olinda, Paulista, Moreno e Igarassu, no Grande Recife, e Lagoa do Carro, na Mata Norte. 

Foto: Divulgação/PCPE

De acordo com a polícia, as investigações foram iniciadas há um ano, em maio de 2025. Nas imagens encaminhadas pela corporação, é possível perceber a apreensão de diversos roteadores, fios e equipamentos eletrônicos. A operação é coordenada pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC).

PEC do fim da escala 6×1 é aprovada na Câmara; nenhum deputado pernambucano votou contra

0
Após aprovação em dois turnos na Câmara, PEC do fim da escala 6x1 vai para o Senado - Bruno Spada/Agência Câmara

Com informações de Larissa Lopes (CBN Brasília) e do g1

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (27), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas por semana em até 14 meses – permitindo o fim da escala 6×1. Todos os 25 deputados federais pernambucanos foram favoráveis à proposta.

A PEC foi aprovada por 472 votos a 22 em primeiro turno e 461 a 19 votos no segundo turno. O PL, que chegou a assinar emendas para aumento da jornada para até 52 horas semanais e transição de até 10 anos, de última hora, mudou a postura e passou a defender a jornada 4×3 e aplicação imediata da medida.

Agora, o texto segue para análise no Senado Federal. Interlocutores do presidente Davi Alcolumbre (União-AP) apontam que apesar do apelo social, a tramitação não será acelerada, mas que o texto deve ser aprovado antes das eleições deste ano. O presidente do Senado não adotou um posicionamento público sobre a proposta.

A redução das quatro horas na jornada de trabalho será concretizada em duas etapas: as primeiras duas horas em até dois meses após a promulgação da PEC; as quatro horas restantes em até 12 meses após a redução das primeiras duas horas. O fim da escala 6×1, com garantia de ao menos duas folgas semanais, preferencialmente aos domingos, entrará em vigor 60 dias após a promulgação do texto.