Escute ao Vivo
Início Site Página 39

Músico tem carro levado durante assalto em posto de gasolina em Jaboatão; suspeito fica ferido

0
Reprodução Mídias Sociais

Um músico de 33 anos foi vítima de um assalto enquanto abastecia o carro em um posto de combustíveis localizado na Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Policiais militares que estavam à paisana no local testemunharam a ação e iniciaram uma perseguição aos criminosos.

Durante a fuga, os suspeitos perderam o controle do veículo roubado e colidiram contra um poste nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Engenho Velho, no cruzamento com a Avenida General Manoel Rabelo. Dos quatro envolvidos, três conseguiram escapar e um foi capturado em flagrante após ficar ferido no acidente.

Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos já utilizavam outro automóvel roubado antes de abordarem o músico. Ainda de acordo com a corporação, os suspeitos que fugiram roubaram mais um carro após abandonarem o veículo acidentado.

O crime aconteceu por volta de 0h30, quando o músico estava acompanhado de um colega de trabalho. Além do automóvel, os assaltantes levaram joias e um aparelho celular da vítima.

Com os danos causados pela batida durante a perseguição, o carro recuperado precisou ser rebocado e encaminhado para a Delegacia de Prazeres, situada na Estrada da Batalha, também em Jaboatão dos Guararapes.

O suspeito detido recebeu atendimento médico na UPA de Engenho Velho sob escolta policial. Após receber alta, ele foi conduzido à delegacia.

A Polícia Civil e a Polícia Militar ainda não informaram se outras pessoas ficaram feridas na ocorrência, quais acusações serão atribuídas ao suspeito preso e se o caso segue sob investigação.

Justiça Federal em Pernambuco abre seleção para serviço voluntário na 15ª Vara

0
Ascom JFPE/Divulgação
Ascom JFPE/Divulgação

A Justiça Federal em Pernambuco abriu inscrições para um processo seletivo de serviço voluntário na 15ª Vara Federal, conforme o Edital nº 25/2026. A seleção oferece uma vaga imediata, além da formação de cadastro reserva, sendo destinada a estudantes de Direito que desejam adquirir experiência prática no âmbito do Judiciário.

Os interessados devem se inscrever entre os dias 15 e 29 de maio de 2026, por meio do envio da documentação exigida para o e-mail institucional ([email protected]). No campo assunto da mensagem, é necessário inserir a identificação “Inscrição – Prestação de serviço voluntário – 15ª Vara Federal”. Podem participar candidatos maiores de 18 anos, regularmente matriculados no curso de Direito.

O serviço voluntário será prestado de forma espontânea, sem vínculo empregatício ou remuneração, sendo oferecida apenas ajuda de custo para transporte. A carga horária prevista é de 20 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira, com possibilidade de ajuste mediante acordo. O edital completo está disponível no portal oficial da instituição.

Governo estadual nega denúncias de corte de R$ 1,5 bilhão em investimentos da saúde

0
Reprodução/TV Globo

Deputados estaduais da oposição denunciaram uma redução de R$ 1,5 bilhão nos investimentos da saúde pública por parte do governo de Pernambuco. A governadora Raquel Lyra negou as inforamções e, em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que, entre 2022 e 2025, o orçamento total executado na área passou de R$ 8,67 bilhões para R$ 11,42 bilhões. ,

Segundo os parlamentares, a gestão estadual reduziu os investimentos na área desde 2022, último ano da pandemia de Covid-19. Em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o presidente da  Comissão de Saúde da Casa, o deputado Sileno Guedes (PSB) disse que os números têm como base relatórios enviados a cada quatro meses pela SES ao Poder Legislativo.

O parlaementar apontou que, com a diminuição nos investimentos, houve redução na oferta de leitos, superlotação, precarização e o fechamento de três unidades hospitalares, o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste; o Hospital de Retaguarda em Neurologia, no Recife; e o Hospital Central de Paulista, na Região Metropolitana. 

“Existe a execução orçamentária e, a partir desses dados da execução orçamentária, se constata a redução. Nós tínhamos um gasto de aproximadamente 18%, e esse gasto caiu para 15%, uma redução perto dos três pontos percentuais”, explicou. 

Mesmo o governo de Pernambuco cumprindo o mínimo constitucional de 12% para investimentos na Saúde, o deputado alega que a redução nos gastos causou superlotação e precarização nas estruturas dos hospitaisda rede estadual. Segundo o relatório, houve uma diminuição de 226 leitos entre 2022 e 2026. O levantamento ainda deve ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado, ao Ministério Público de Pernambuco, ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e à SES na próxima semana. 

Em entrevista coletiva durante a inauguração de um bloco cirúrgico ambulatorial no Hospital Otávio de Freitas, na Zona Oeste do Recife, a governadora Raquel Lyra admitiu que há superlotação nos hospitais, mas afirmou que, em 2025, o governo fez o maior investimento na saúde nos últimos anos. “Não está do jeito que a gente quer ainda, não, mas não tenha dúvida de que é o maior investimento da história do nosso estado nesses últimos três anos. Existe, sim, superlotação de hospitais. […] Eu não estou querendo terceirizar qualquer responsabilidade, mas o processo de lotação dos hospitais não vem de hoje”, declarou.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, que também estava presente no evento, afirmou que, no ano passado, o estado investiu cerca de R$ 500 milhões na infraestrutura das unidades. “Acho que precisa de esclarecimento de detalhes. Por exemplo, foi alegado que a gente fechou leitos na saúde e isso, definitivamente, não corresponde à realidade. Nós tivemos a abertura de 670 novos leitos. Com as reformas, ampliação e construção, que já estão todas em andamento, nós entregaremos 1.500 novos leitos à rede de saúde do estado”, disse. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde ainda disse que o Hospital Central de Paulista, adquirido pelo governo, deve começar a operar nas próximas semanas.  

Manhã de chuvas provoca pontos de alagamento no Recife

0
CBN Recife

Nas últimas 12h, choveu mais de 16 mm na capital pernambucana, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O acumulado de chuvas na manhã desta quarta-feira (27) causou diversos pontos de alagamento na cidade, inclusive na Rua Nicolau Pereira, em Afogados, na Zona Oeste do Recife. 

A região, que já possui histórico de alagamentos, sofre influência direta da maré e conta com trechos do sistema de drenagem ocupados irregularmente. Por isso, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está realizando serviços  de manutenção da rede de drenagem, jato de sucção e recuperação de pontos de abatimento identificados.  

Em nota, a Emlurb informou que a área passou recentemente por obras executadas pela Compesa e que a situação segue sendo acompanhada pelas equipes técnicas.

Além da Rua Nicolau Pereira, foram registrados alagamentos na Estrada dos Remédios, em frente ao Mercado de Afogados; na Avenida Engenheiro Antônio de Goes, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife; e no cruzamento da Avenida Abdias de Carvalho com a Avenida do Forte.

Morar no Centro: PPP destina mais de mil imóveis para habitação social

0
Reprodução/TV Globo

A prefeitura do Recife oficializou a Parceria Público-Privada (PPP) Morar no Centro, que prevê a construção, requalificação, gestão e operação de imóveis destinados à habitação social nos bairros de Santo Antônio, São José, Boa Vista e Cabanga. No total, serão 1.128 unidades habitacionais distribuídas em seis edifícios.

O projeto foi arrematado pela empresa Consórcio Habitação Social Recife durante um leilão  realizado na B3, em São Paulo. De acordo com a gestão estadual, serão mais de R$ 500 milhões em investimentos ao longo de 25 anos.

Do total de unidades previstas, cerca de 56% serão destinadas à modalidade de locação social e 44% de moradias vinculadas ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Na prática, aproximadamente 624 moradias serão destinadas ao aluguel social subsidiado, enquanto cerca de 500 unidades poderão ser adquiridas por famílias enquadradas nos critérios habitacionais federais.

Ainda segundo a prefeitura do Recife, dos seis empreendimentos previstos na PPP, quatro utilizam imóveis da União e dois pertencem ao município.Além das habitações, o projeto prevê a implantação de equipamentos públicos e comunitários. Entre eles estão uma creche e a construção da nova sede da Orquestra Criança Cidadã, no Cabanga.

Serão priorizadas famílias com renda de até R$ 4.942 mensais. Para participar, é necessário residir no Recife há pelo menos dois anos, possuir ao menos um adulto no núcleo familiar e não ter sido contemplado anteriormente em programas de aquisição habitacional.

Operação da PF contra descontos indevidos em aposentadorias tem mandados em PE

0
Operação da PF contra descontos indevidos em aposentadorias tem mandados em PE - Divulgação/PF

A nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quarta-feira (27) pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), cumpre mandados em Pernambuco, além dos estados de São Paulo, da Paraíba e do Distrito Federal. Ao total, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) 31 mandados de busca e apreensão, 8 medidas cautelares de monitoramento eletrônico, entre outras medidas. 

A Operação Sem Desconto faz parte da investigação de um esquema nacional de descontros associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Segundo a Polícia Federal (PF), a ação deve aprofundar as investigações para esclarecer os crimes contra a administração pública, como organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Cidades da RMR e Zona da Mata registram maiores acumulados de chuva nas últimas horas

0
Chuva no Recife - Lucas Arruda/CBN Recife

As cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata Norte registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24h. Recife, Goiana e Abreu e Lima superaram os 50 mm. Mas desde o início da noite da terça-feira (26), Triunfo, no Sertão, também registrou um acumulado superior a 35 mm.

Para esta quarta-feira (27), a tendência é de que chova de fraco a moderado no Grande Recife e na Zona da Mata. Já o Agreste e Fernando de Noronha devem ter chuva fraca, enquanto que não deve chover no Sertão de Pernambuco e Sertão de São Francisco.

Na capital pernambucana, a maré atinge o ponto mais baixo, 55 cm, às 7h36. O pico, 2,03 m, ocorre às 13h34, enquanto que às 19h59, ela retorna ao ponto mais baixo, com 56 cm. A tendência para o resto da semana é de diminuição das chuvas.  

Pernambuco anuncia pacote de R$ 200 milhões para obras em segurança, educação e patrimônio no Recife

0
Lucas Ferreira/Divulgação
Lucas Ferreira/Divulgação.

O Governo de Pernambuco anunciou um pacote de aproximadamente R$ 200 milhões em investimentos voltados a obras estruturadoras no Recife. As ações abrangem diferentes áreas, como segurança pública, educação e preservação do patrimônio histórico, com intervenções distribuídas em vários pontos da capital.

Entre os principais projetos estão o restauro da antiga sede do Diario de Pernambuco e a recuperação da Fábrica Tacaruna, que receberá investimento de R$ 87,8 milhões. O espaço será transformado em um centro de formação voltado para novas tecnologias, com foco na qualificação de profissionais da educação, além de contar com auditório e escola técnica.

Na área de segurança pública, o pacote prevê a modernização do Hospital da Polícia Militar, com investimento de R$ 30,3 milhões, além da construção do novo Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), no Bairro do Recife, ao custo de R$ 8,7 milhões. Também está prevista a requalificação do Complexo São José, sede do 16º BPM, com aporte de R$ 14,9 milhões, e a implantação de uma nova sede para a Defesa Civil estadual, equipada com centro de monitoramento de riscos e desastres.

O eixo educacional inclui a construção de dois Centros de Educação Infantil nos bairros do Ibura e do Cordeiro, com investimentos de R$ 6,4 milhões e R$ 6,7 milhões, respectivamente. O pacote também contempla a requalificação do Parque de Exposições do Cordeiro, que receberá R$ 8,5 milhões para implantação de áreas de convivência, equipamentos esportivos e espaços de lazer. As obras têm prazos estimados entre quatro e 18 meses, variando conforme a complexidade de cada intervenção.

INSS inaugura nova Central 135 no Recife com capacidade para 1,4 milhão de atendimentos por mês

0
Marcelo Borborema INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou a nova Central 135 no Recife, unidade que terá capacidade para realizar aproximadamente 1,4 milhão de atendimentos mensais. A cerimônia contou com a presença da presidente do órgão, Ana Cristina Silveira, e do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Felipe Cavalcante, representante do ministro Wolney Queiroz.

A nova estrutura marca a retomada das operações do serviço de teleatendimento do INSS na capital pernambucana após mais de dois meses de paralisação. Segundo o instituto, a unidade faz parte do plano nacional de modernização e ampliação dos canais de atendimento da Previdência Social.

Instalada no Edifício Apolônio Sales, na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife, a central contará com 1.700 atendentes capacitados para oferecer informações, esclarecer dúvidas e orientar segurados sobre os serviços previdenciários. Outros 200 profissionais atuarão em setores como supervisão, monitoramento, tecnologia da informação, treinamento, planejamento e coordenação.

Com a inauguração da unidade no Recife, o INSS passa a operar três Centrais 135 no Brasil, localizadas também em Salvador e Caruaru. Juntas, as estruturas reúnem cerca de sete mil colaboradores e recebem aproximadamente 69 milhões de ligações por ano.

Seap lança edital para instalação de unidade fabril no Cotel, em Abreu e Lima

0
Divulgação/Seap
Divulgação/Seap

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco lançou edital de chamamento público para empresas interessadas em implantar uma unidade fabril no Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna, com prazo para envio de propostas até o dia 5 de junho de 2026. A iniciativa tem como foco ampliar as oportunidades de trabalho para pessoas privadas de liberdade (PPLs) no estado, contribuindo para a ressocialização por meio da atividade laboral.

De acordo com o edital, a unidade será voltada à produção de artefatos de concreto, como blocos e outros materiais utilizados na construção civil. Os custodiados atuarão em jornadas de seis a oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. A participação no projeto garante benefícios como capacitação profissional, experiência prática, remuneração e remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal, que reduz um dia da pena a cada três dias trabalhados. Para as empresas, o projeto oferece redução de custos operacionais e incentivo à responsabilidade social.

Segundo a Seap, a ação integra um processo de reestruturação do sistema prisional pernambucano, com foco simultâneo em segurança e reintegração social.