Escute ao Vivo
Início Site Página 54

Polícia Civil realiza operação contra tráfico de drogas em Abreu e Lima, no Grande Recife

0
Divulgação PCPE

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a Operação Torre de Babel, no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na localidade. Ao todo, foram executados 15 mandados de busca e apreensão.

A ofensiva mobilizou 15 equipes da Polícia Civil, com apoio do 17º Batalhão da Polícia Militar, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e do Grupo Tático da PMPE. Segundo a corporação, houve atuação conjunta desde o trabalho de inteligência até o cumprimento das ordens judiciais.

Durante as investigações em um condomínio da cidade, duas pessoas foram presas em flagrante suspeitas de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Na ação, os policiais apreenderam drogas, aparelhos celulares e uma arma de fogo.

Entre os materiais recolhidos estavam 61 porções de maconha embaladas em ziplocks com a inscrição “GG”, apontada como referência ao apelido do principal investigado da operação, considerado uma das lideranças do tráfico na região e suspeito de participação em outras atividades criminosas.

Além disso, os agentes encontraram pedras de crack, mais porções de maconha, seis celulares, um revólver calibre .22 e munições.

A arma foi localizada na residência da mãe de um dos investigados, circunstância que levou à abertura de um novo procedimento policial para aprofundar as investigações.

Após o cumprimento dos mandados, testemunhas também foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos e auxiliar no avanço das apurações.

Vacinação em dia é recomendada para brasileiros que vão à Copa do Mundo de 2026

0
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2026, que começa no dia 11 de junho e será sediada nos Estados Unidos, México e Canadá, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) orienta torcedores brasileiros a atualizarem a caderneta de vacinação antes de viajar. A principal preocupação é o sarampo, que apresenta surtos ativos nos países anfitriões, elevando o risco de reintrodução da doença no Brasil.

Embora o país mantenha o status de livre da circulação endêmica do sarampo, autoridades destacam a vulnerabilidade a casos importados, especialmente entre pessoas não vacinadas. O esquema vacinal recomendado inclui uma dose para crianças de 6 a 11 meses, duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em Pernambuco, a imunização é feita com a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

A SES-PE reforça que a vacinação deve ser realizada, preferencialmente, com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem, garantindo uma resposta imunológica adequada. Além do sarampo, também é indicada a atualização de vacinas contra febre amarela, Covid-19 e influenza. A rede pública de saúde oferece gratuitamente os imunizantes, e o órgão segue monitorando possíveis casos, além de orientar municípios e profissionais de saúde para ampliar o acesso e a prevenção.

Técnica de enfermagem descobre registro na CTPS Digital como presidente da República há 24 anos

0
Técnica de enfermagem descobre registro como presidente da República há 24 anos na CTPS Digital - Reprodução/g1

Por Lucas Arruda

Uma técnica de enfermagem de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, descobriu, ao procurar emprego na Agência do Trabalhador do município, que seu nome consta na Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS) como presidente da República –  há 24 anos e 2 meses. O cargo está vinculado à prefeitura de Jaboatão, onde Aldenize Ferreira da Silva trabalhou como merendeira em 2002. 

O caso foi revelado pelo g1 Pernambuco nesta terça-feira (19). No registro, o salário inicial para a função é de R$ 201,60. A última remuneração, de R$ 15,42, teria ocorrido em dezembro de 2002. No entanto, a técnica de enfermagem nunca recebeu essas quantias. Para a CBN Recife, Adenilze contou que, desempregada, procurava as agências de trabalho e não recebia retorno. Ela acredita que isso pode estar relacionado ao erro.

“O rapaz (funcionário da agência) pediu meu CPF. Quando ele percebeu, olhou para mim e disse ‘a senhora tá de palhaçada comigo, né? A senhora trabalha há 24 anos e dois meses pela prefeitura e vem pra agência pedir emprego? E mais com o cargo de presidente da república!’. Aí eu explodi, sabe? Como é que isso foi parar na minha Carteira de Trabalho Digital? Eu me sinto como se eu fosse uma palhaça”, disse.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes disse à CBN Recife que o erro aconteceu durante a transição do antigo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) para o e-Social. Ao menos outros dois relatos de pessoas que tiveram vínculo com à administração municipal e enfrentam a mesma situação foram feitos à TV Globo. 

O que diz a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes?

A gestão municipal recomenda que todos os servidores afetados compareçam à Unidade de Gestão de Pessoas (UGEP), no Palácio da Batalha, na Avenida Barreto de Menezes, nº 1648, em Prazeres, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

“No local, serão prestados todos os esclarecimentos necessários sobre a situação, além da adoção das devidas providências para correção nos sistemas”, informa a prefeitura. 

Repercussão

Após a repercussão do caso no Jornal da CBN desta terça-feira (19), ouvintes de outras partes do país relataram que também tem o cargo de “presidente da República” na CTPS Digital. 

O professor universitário Eliel Cruz, de Brasília, relatou à CBN Recife que percebeu o problema na migração da carteira de trabalho física para a digital. Entre 2007 e 2011, ele assumiu um cargo na Escola Nacional de Administração Pública (Enape), onde consta o vínculo como presidente da República.

Reprodução/Acervo pessoal

“Depois da transição que nós tivemos da carteira de trabalho física para a carteira digital, fui olhar a minha função e estava ‘Presidente da República’. Tinha um código e eu fui conferir na internet se era algo errado. Foi aí que percebi que era realmente o código do Presidente da República. Como o período que eu fiquei (no cargo) foi de 2007 até 2011, até brinco com os colegas que foi o meu mandato”, relatou.

O que diz o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

A CBN Recife procurou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que informou que uma reunião está prevista para esta terça-feira (19), junto com o Instituto Nacional da Previdência Social (INSS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) para solucionar o problema, que está relacionado a vínculos antigos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Confira a nota na íntegra

“O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que, entre 2002 até 2019, os empregadores informavam ao INSS os vínculos empregatícios de seus trabalhadores por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). Nesse período, algumas empresas registraram a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), incluindo, em determinados casos, o código referente ao cargo de Presidente da República.

Com a implantação da Carteira de Trabalho Digital, em setembro de 2019, as informações passaram a ser importadas da base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), administrado pelo INSS. Dessa forma, registros enviados pelos empregadores foram automaticamente reproduzidos na carteira digital, que fica na aba outros vínculos.

Para os vínculos já da Carteira de Trabalho Digital, não há mais apresentação da descrição da CBO e sim do cargo informado pela empresa na descrição do campo “cargo” do eSocial, o que evita esse tipo de erro. Caso aconteça algum erro no eSocial, o MTE notifica o empregador para corrigir a informação.  

A atualização de vínculos trabalhistas e remunerações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) deve ser solicitada ligando para a Central 135 ou pelo portal MEU INSS. O atendimento telefônico é fundamental para abrir o protocolo.

Para resolver a situação, o trabalhador pode solicitar ligando para o número 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília) do INSS. Peça ao atendente o serviço de “Atualização de Vínculos e Remunerações”. Depois, envia documentos pelo site do Meu INSS ou pelo aplicativo. Segundo o INSS, é necessário que o trabalhador apresente um destes documentos: cópia das páginas de identificação, do vínculo onde consta presidente da república, ou contrato de trabalho e anotações gerais, ou o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) ou o extrato do FGTS”.

Feminicídios: Como acontecem as investigações dos assassinatos de mulheres em Pernambuco 

0
Reprodução/G1 PE

O que faz uma morte ser contabilizada como feminicídio? Para os institutos de pesquisa, o contexto de gênero é nítido desde o primeiro disparo. Já, dentro das delegacias, esse mesmo fato precisa passar critérios jurídicos específicos. A Delegada e Gestora do Departamento da Mulher de Pernambuco, Bruna Falcão, explica como o registro é feito.

Feminicídios: Como acontecem as investigações do assassinato de mulheres em Pernambuco – Maria Luna by CBN Recife
CBN Recife
0:00
0:00

“A maior parte dos feminicídios por violência doméstica, mais de 90%, são cometidos por pessoas conhecidas da vítima, sendo estimado 70, 75% pelo companheiro ou ex-companheiro, então são pessoas que estão na dinâmica dessa mulher. Quando você tem um feminicídio fora do contexto de violência doméstica familiar, que é o feminicídio com menosprezo ou discriminação à condição de mulher, alguns outros fatores podem indicar esse sentido. Um efeito de violência, o que a gente chama na doutrina de overkill, que é um uma violência desmedida, é usar um carregador inteiro de uma pistola contra uma pessoa desarmada, o excesso de golpes de arma branca, a desfiguração, mutilação dessa mulher, tudo isso pode ser indicativo de um feminicídio com menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Então, são contextos diferentes que levam a achados diferentes no local de levantamento de MVI, que a gente chama Morte Violenta Intencional”, detalha.

Mas o rigor dessa classificação oficial pode acabar escondendo a urgência da violência em Pernambuco? De acordo com Bruna Falcão, o estado é um dos poucos da federação que classifica esse tipo de crime desde a etapa do boletim de ocorrência. “Se a autoridade policial vai ao local de morte violenta e identifica já naquele local que há indicativo de que aquela mulher morreu num contexto feminicida, a gente já registra aqui em Pernambuco desde o boletim de ocorrência. Tem estados que não fazem isso, que registram todos os BOs como homicídios e só classificam juridicamente aquela morte como feminicídio na conclusão da investigação. Então, existe uma subnotificação nacional em virtude disso. Aqui no estado, a gente classifica desde o BO e se depois da investigação se constata que não se tratava de um feminicídio, aí é feito um aditamento nas estatísticas do estado para retirar essa morte. Ou o contrário, se aquela aquela morte começou sendo investigada como outro tipo de morte violenta e ao final da investigação se constatou se tratar de um feminicídio, isso também é alterado nas estatísticas do estado para que a gente contabilize essa morte em contexto feminicida”, esclarece.

Leia também: Feminicídios: Números da violência contra a mulher em Pernambuco

Para que o estado possa atuar no enfrentamento dos casos de feminicídio de forma correta, Bruna Falcão aponta que é necessário formação continuada, especialmente das equipes que lidam diretamente com as mortes violentas intencionais no local em que elas acontecem. “Hoje, aqui em Pernambuco, quem faz a investigação de mortes violentas intencionais de mulheres, seja em contexto de feminicídio ou seja nas outras mortes violentas, são as delegacias de homicídio e as delegacias circunscricionais, onde não haja delegacias de homicídios. Só que o recorte inicial da definição dessas mortes, se é feminicídio ou se não é, normalmente é feito pelas forças tarefa de homicídios, pelas equipes que vão ao local da morte violenta intencional para fazer o primeiro levantamento do local de crime. Então, é fundamental que a gente faça letramento de gênero com essas equipes para que elas consigam desde o primeiro momento adequado olhar para fazer o levantamento de local já com esse viés, essa possibilidade”, pontua.

Vítimas de violência podem acionar a Central de Atendimento à Mulher pelo 180, serviço de telefônico que funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

Com edição de Daniele Monteiro e sonorização de Lucas Barbosa, reportagem Maria Luna.

Funase abre sala de música para adolescentes atendidos nas unidades socioeducativas

0
Matheus Soares/Ascom Funase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) inaugurou uma sala para desenvolver atividades musicais com os adolescentes atendidos nas unidades socioeducativas. No local, as aulas, que contam com uma duração média de duas horas, reúnem cerca de 35 a 40 adolescentes.

A iniciativa contempla jovens atendidos em Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE) e Centros de Internação Provisória (CENIP). Os conteúdos envolvem teoria musical, leitura rítmica e melódica, percepção auditiva, harmonia e análise musical.

De acordo com a Funase, as aulas teóricas e práticas serão conduzidas pelo professor Artur Silva. Na prática, os adolescentes vão desenvolver técnicas vocais como  respiração, afinação e projeção da voz, além de experimentarem diferentes instrumentos, a exemplo de teclado, violão, flauta barroca e itens de percussão como zabumba, triângulo e ganzá.

Marcha dos Prefeitos leva mais de 100 gestores pernambucanos a Brasília

0
Marcha dos Prefeitos, em Brasília - Divulgação/Secom-PR

Mais de 100 prefeitos pernambucanos integram a comitiva de gestores municipais que participam da 27ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como “Marcha dos Prefeitos”. O evento reúne lideranças municipalístas de todo o país para discutir pautas prioritárias às cidades no Congresso Nacional. 

Os prefeitos pernambucanos são liderados pelo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas (PP). Ele aponta que o objetivo principal da iniciativa é defender os direitos dos municípios. 

“A gente precisa participar de discussões importantes como a reforma tributária, recomposição das receitas que foram perdidas com as novas faixas de isenção do imposto de renda, garantia dos recursos para poder honrar com os pisos salariais que estão tramitando na Câmara e no Senado”, declarou.

Divulgação/Amupe

O evento teve início na segunda-feira (18), com a reunião do Conselho Político da CNM para definir as pautas prioritárias durante toda a Marcha, até quinta (21). Nesta terça-feira (19), às 17h, a Amupe promove a tradicional reunião de prefeitos pernambucanos com a bancada federal, no Plenário 1 da Câmara dos Deputados. O encontro propõe a ampliação do diálogo institucional.

Ex-secretária da Mulher do Cabo indica briga política após ser indiciada pela PCPE

0
Reprodução/Redes sociais

A ex-secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Aline Melo, indiciada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) por supostamente ter forjado um atentado a tiros contra ela e o motorista Ewerton Eduardo, vinculado à administração municipal, se pronunciou nas redes sociais. Aline alegou viver em meio a uma briga política, mas disse que respeita o trabalho das investigações e aguarda o andamento do processo. O caso investigado aconteceu em 26 de março, na PE-28.

“Nós estamos em uma briga política. Temos provas suficientes para apontar muitos nomes, mas eu não acredito na política da especulação. Por isso, recebo com serenidade, mas com total seriedade, a conclusão das investigações sobre o episódio. Respeito o trabalho das instituições, estou à disposição da justiça para colaborar com tudo que for necessário, como sempre fui e sempre estive até agora. A partir de agora, quem vai se manifestar são os meus advogados, que estarão com estratégias adequadas para me defender e garantir que a verdade seja restabelecida”, declarou.

Na ocasião, Aline estava no carro em direção ao Cabo de Santo Agostinho, retornando de uma agenda, quando o veículo foi alvo de disparos de arma de fogo por um motociclista. Um dos tiros atingiu uma janela do automóvel. À época, a ex-secretária alegou que o crime poderia ter sido motivado por violência de gênero – versão contestada no inquérito após a análise de câmeras de segurança do trajeto.

As imagens mostram o pai do motorista, em uma motocicleta, entregando um pacote para o filho minutos antes do suposto crime, na rodovia. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio, porque seria o autor dos disparos. Para a TV Globo, a defesa da ex-secretária Aline Melo disse que o pacote continha canetas emagrecedoras.

O advogado Anderson Flexa também indicou que a polícia cometeu um “grande equívoco” na conclusão do inquérito. 

Advogado Anderson Flexa – Reprodução/g1

“Nenhum laudo pericial foi trazido, nenhuma análise de trajetória, nenhum exame técnico conclusivo. Na verdade, aquilo que deveria estar no inquérito não está, e o que seguia esse provado, não tem provas”, declarou. O advogado também defendeu que o momento da entrega das canetas emagrecedoras ao motorista pelo próprio pai não possui relação com o suposto crime. 

Após o fim do inquérito, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decide se oferece denúncia à Justiça ou se arquiva a investigação.

Homem é condenado por criar perfil falso para esfaquear ex-companheira no Agreste 

0
Divulgação/TJPE

A Justiça de Pernambuco condenou, a oito anos de prisão, um homem acusado de atrair a ex-companheira para uma emboscada usando um perfil falso nas redes sociais e esfaqueá-la no município de São Caetano, no Agreste do estado. O réu, identificado como Josivaldo Luiz Vila Nova da Silva, responde por tentativa de feminicídio. 

O caso aconteceu em outubro de 2024, quando o ex-casal já estava separado devido a outros episódios de agressão. De acordo com as investigações, Josivaldo criou uma conta falsa no Facebook, utilizando a identidade de outra pessoa, para convencer a vítima a ir até um local isolado.

Na ocasião, o réu teria desferido vários golpes de faca contra a mulher. Ela foi socorrida e conseguiu sobreviver apesar da gravidade dos ferimentos. Durante o julgamento, Josivaldo confessou o crime e contou ter agido por ciúmes enquanto estava sob efeito de entorpecentes. 

Homem é condenado por colar teclas de urna eletrônica no Recife em votação de 2022

0
Reprodução/Google Street View

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) condenou um homem identificado como Gleyson Nascimento Brandão pelos crimes de dano físico à urna eletrônica e desobediência eleitoral durante o segundo turno das Eleições de 2022. O caso aconteceu na Seção 370 da 5ª Zona Eleitoral, instalada na Escola Maria da Conceição do Rego Barros, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.

Segundo os autos, o homem entrou na cabine de votação portando substância adesiva para colar duas teclas da urna eletrônica. Além disso, o eleitor desobedeceu ordem direta dos mesários para não ingressar na cabine de votação com telefone celular.

A condenação destacou que a perícia realizada pela Polícia Federal confirmou a existência da substância nas teclas da urna eletrônica e apontou que o dano tornou necessária a substituição do equipamento. A decisão também considerou depoimentos de mesários e de uma testemunha que afirmou ter visto o condenado exibindo um tubo de cola e assumindo a autoria da conduta nas imediações do local de votação.  

Gleyson Nascimento Brandão foi condenado a cinco anos de reclusão, em regime inicial semiaberto, além de três meses de detenção e dez dias-multa. Ele ainda pode recorrer da decisão. 

Bebê é transportado de helicóptero após parada cardiorrespiratória no Grande Recife

0
Divulgação/PRF

Um bebê de um ano e nove meses sofreu uma parada cardiorrespiratória em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e precisou ser transportado de helicóptero para o Hospital Vale do Una, no município de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O transporte foi realizado em 20 minutos, em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU Metropolitano.

De acordo com a PRF, a equipe aeromédica foi acionada pela Central de Regulação do SAMU, após receber informações de que um bebê estava internado em estado grave na UPA de Barra de Jangada. Para realizar o transporte, o helicóptero pousou em um campo de futebol da região e o menino foi estabilizado para embarcar na aeronave.