Escute ao Vivo
Início Site Página 55

Contrato de retomada das obras da Transnordestina em PE será assinado nesta terça

0
BNB libera mais uma parcela para conclusão das obras da Transnordestina - Divulgação/BNB

O contrato para retomada das obras do trecho Salgueiro-Suape da ferrovia Transnordestina será assinado nesta terça-feira (19). O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSD), em Brasília, após reunião com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior. Depois da homologação da licitação, a empresa Alberto Couto Alves Ltda (ACA) fará os estudos executivos e a implantação da infraestrutura do trecho de 73 km entre Custódia e Arcoverde. A etapa é anterior à colocação dos trilhos.

“Quero agradecer ao presidente Lula, ao ministro Renan Filho, ao ministro George Santoro e ao presidente da Infra S/A, Jorge Bastos. Com a retomada das obras, estamos também retomando um sonho do povo de Pernambuco e do Nordeste”, disse a governadora durante encontro com prefeitos.

O anúncio ocorre poucos dias após o Tribunal de Contas da União (TCU) vetar repasses de recursos federais para o trecho pernambucano da ferrovia enquanto não forem atualizados os estudos que comprovem a viabilidade técnica e econômica. Todo o trecho pernambucano, com cerca de 540 quilômetros, está com as obras paradas há mais de 10 anos. 

Em 2022, a concessionária Transnordestina Logística S.A (TLSA) devolveu formalmente o trecho Salgueiro-Suape ao Governo Federal, focando na ligação entre o porto seco de Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará. Há época, apenas 179 km da ferrovia tinham sido concluídos. 

Depois do resgate do trecho pernambucano pelo governo federal por meio da Infra S.A, estatal ligada ao Ministério dos Transportes, uma licitação foi lançada em 31 de outubro do ano passado para formalizar a concessão dos trabalhos. A ACA venceu a concorrência por R$ 312,8 milhões.

Ancelotti convoca Seleção Brasileira para a Copa do Mundo em cerimônia no Rio

0
André Durão/Via ge
André Durão/Via ge

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, nesta segunda-feira (18), a lista dos 26 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. A convocação foi realizada em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e definiu o grupo que representará o país na busca pelo hexacampeonato.

Entre os nomes chamados pelo treinador estão:

Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton

Defensores: Alex Sandro, Bremer, Danilo, Douglas Santos, Gabriel Magalhães, Ibañez, Léo Pereira, Marquinhos e Wesley

Meio Campistas: Casemiro, Bruno Guimarães, Danilo Santos, Fabinho, Lucas Paquetá

Atacantes: Endrick, Gabriel Martinelli, Igor Thiago, Luiz Henrique, Matheus Cunha, Neymar Jr, Vinicius Jr, Rayan e Raphinha

Com o grupo definido, os atletas devem se apresentar nos próximos dias para o início da preparação visando a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira terá dois amistosos antes do início da Copa do Mundo, contra o Panamá dia 31/05 e contra a seleção do Egito no dia 06/06. O Brasil inicia o mundial contra o Marrocos dia 13/06, em Nova Jersey no MetLife Stadium.

Incêndio atinge estabelecimento comercial na Boa Vista; Bombeiros atuam no local

0
Reprodução Mídias Sociais

EM ATUALIZAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi acionado, na tarde desta segunda-feira (18), para atender uma ocorrência de incêndio em um estabelecimento comercial localizado no bairro da Boa Vista, região Central do Recife.

Para a operação, a corporação deslocou quatro viaturas, entre elas duas unidades de combate a incêndio, uma equipe de resgate e um veículo de comando operacional.

As equipes trabalham no isolamento da área atingida, na análise dos riscos estruturais, na busca por possíveis vítimas e no controle das chamas.

De acordo com as informações iniciais divulgadas pelos Bombeiros, até o momento não há registro de pessoas feridas. A ocorrência permanece em andamento, e novas informações deverão ser divulgadas conforme a atualização dos trabalhos no local.

Colisão envolvendo carro e ônibus deixa dois feridos na BR-101, em Igarassu

0
Divulgação/PRF
Divulgação/PRF

Um sinistro de trânsito deixou duas pessoas feridas no Km 42 da BR-101, em Igarassu, no Grande Recife, nesta segunda-feira (18). De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro modelo Logan realizava um retorno permitido na faixa exclusiva de ônibus quando foi atingido lateralmente por um coletivo. Com o impacto, o veículo rodou na pista e acabou colidindo com outro veículo, uma Spin, que trafegava no local.

O motorista e a passageira do Logan ficaram feridos e foram socorridos para a UPA de Igarassu. Nenhum ocupante do ônibus se feriu. Os condutores do coletivo e da Spin realizaram o teste do bafômetro, que não indicou consumo de álcool.

Porto Alegre sediará encontro internacional sobre revitalização de áreas centrais

0
Izabele Brito RECENTRO

Entre os dias 19 e 22 de maio, Porto Alegre será palco do 3º Encontro Internacional de Urbanismo em Áreas Centrais, evento que vai reunir especialistas, gestores públicos e representantes de diversas cidades brasileiras e internacionais para discutir estratégias de revitalização urbana no estado do Rio Grande do Sul.

A programação contará com a presença do urbanista dinamarquês Jan Gehl, reconhecido mundialmente por projetos de urbanismo voltados à escala humana. Também participarão representantes de cidades como Recife, Curitiba, Medellín e Paris.

A chefe do Gabinete do Centro – RECENTRO, Ana Paula Vilaça, integra a programação do encontro. Além de participar da abertura oficial ao lado de autoridades, ela também atuará como diretora-geral da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais e ministrará palestra sobre as ações desenvolvidas pelo programa RECENTRO.

Segundo Ana Paula Vilaça, o encontro representa uma oportunidade importante para a troca de experiências e apresentação de práticas bem-sucedidas entre municípios e instituições que atuam na recuperação de áreas centrais urbanas.

O evento dá continuidade ao segundo encontro, realizado em maio de 2025, em Campinas (SP), em parceria entre a Prefeitura de Campinas e o RECENTRO.

A proposta do III Encontro Internacional de Urbanismo em Áreas Centrais é promover uma imersão técnica, prática e cultural sobre os desafios e possibilidades das regiões centrais das cidades contemporâneas. Os debates abordarão temas como planejamento urbano, requalificação de espaços públicos, preservação do patrimônio histórico, cultura, turismo, desenvolvimento econômico e resiliência climática.

A expectativa da organização é receber cerca de mil pessoas durante os quatro dias de programação. As inscrições seguem abertas pela plataforma Sympla.

Secretária da Mulher do Cabo é indiciada por forjar atentado a tiros, aponta Polícia Civil

0
Reprodução/g1
Reprodução/g1

A Polícia Civil de Pernambuco concluiu que o suposto atentado a tiros contra a secretária executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Aline Melo, ocorrido em março deste ano, foi forjado. A gestora e o motorista do veículo, Ewerton Eduardo, foram indiciados por fraude processual, denunciação caluniosa e falsa comunicação de crime. O caso, inicialmente tratado como possível violência de gênero, levou ao afastamento dos dois servidores pela prefeitura do município.

De acordo com as investigações, o episódio aconteceu no dia 27 de março, na PE-28, no sentido do litoral, quando um disparo atingiu a janela traseira do carro, do lado onde estava a secretária. No entanto, a análise de imagens de câmeras de segurança levantou suspeitas sobre a versão apresentada pelas supostas vítimas. Um dos vídeos mostra um encontro de cerca de 17 segundos entre o veículo e uma motocicleta, que teria ligação direta com o caso.

Segundo a delegada responsável pelo inquérito, Myrthor Andrade, inconsistências nos depoimentos e a identificação da motocicleta foram determinantes para a conclusão. O veículo pertence ao pai do motorista, que inicialmente negou participação, mas depois admitiu ter estado no local. Ele alegou ter feito uma entrega ao filho, versão que não havia sido mencionada anteriormente e que levantou ainda mais dúvidas sobre a veracidade do relato.

O pai do motorista foi indiciado por tentativa de homicídio, por ter efetuado os disparos, assumindo o risco de atingir os ocupantes do carro. A motivação para a simulação do atentado não foi esclarecida pela polícia. Em nota, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou que acompanha o caso e que adotará as medidas administrativas cabíveis caso sejam confirmadas irregularidades, reforçando o compromisso com a legalidade e a transparência.

TJPE mantém aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife

0
Divulgação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu manter o reajuste das tarifas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). A decisão ocorreu durante sessão do Órgão Especial da Corte, realizada no Palácio da Justiça, no Recife, com a participação de 17 desembargadores.

O recurso havia sido apresentado pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, que contestava possíveis falhas no processo administrativo responsável pela aprovação do aumento das passagens. O relator do caso foi o presidente do TJPE, desembargador Francisco Bandeira de Mello, cujo voto pela rejeição do pedido foi acompanhado de forma unânime pelos demais magistrados.

Com o entendimento da Corte, continua valendo o reajuste autorizado pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) no começo deste ano, incluindo a tarifa do Anel A, considerada a mais utilizada pelos usuários do sistema.

A ação judicial foi conduzida pela Frente de Luta pelo Transporte Público, coordenada pelo advogado Pedro Josephi. Entre os pontos levantados estavam questionamentos sobre a convocação da reunião do CSTM, a ausência de estudos técnicos referentes à revisão tarifária e a participação de integrantes da sociedade civil ligados ao poder público por meio de cargos comissionados.

Durante a análise do recurso, os desembargadores avaliaram que não houve comprovação de irregularidades suficientes para justificar a suspensão do reajuste. Também prevaleceu o entendimento de que uma possível interrupção do aumento poderia causar impactos financeiros ao sistema de transporte coletivo da RMR.

A sessão foi aberta ao público e contou com manifestações do advogado Pedro Josephi e do procurador do Estado de Pernambuco, Henrique Lucena, representante do Governo do Estado.

Ao defender a permanência do reajuste, o Governo de Pernambuco argumentou que a suspensão das novas tarifas poderia comprometer a operação do transporte público, com risco de redução da frota e diminuição da oferta de ônibus à população.

O processo judicial está em andamento desde janeiro. Em um primeiro momento, a juíza Nicole de Farias Neves, do 5º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, havia determinado a suspensão do aumento por meio de liminar. Mais tarde, o então presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, revogou a decisão e permitiu a aplicação das novas tarifas.

Com o julgamento desta segunda-feira (18), o Órgão Especial confirmou a validade do reajuste até que haja nova decisão sobre o mérito da ação, que seguirá em tramitação na 2ª Vara da Fazenda Pública.

À CBN Recife, João Campos diz que Lula declarou querer vê-lo governador de Pernambuco

0
João Campos - Edson Holanda/PCR

Reportagem – Lucas Arruda

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, concedeu entrevista à Rádio CBN Recife nesta segunda-feira (18). Devido ao prazo eleitoral de desincompatibilização, João Campos (PSB) deixou a Prefeitura do Recife no início de abril, quando deu início às agendas pelo interior do estado e na Região Metropolitana.

Na entrevista, João Campos (PSB) declarou que enxerga saúde e segurança como dois dos principais problemas de Pernambuco. E que, sendo eleito, fará um governo com equilíbrio fiscal e justiça social. Quando questionado sobre a possibilidade do presidente Lula (PT) também subir no palanque da governadora Raquel Lyra (PSD), o pré-candidato disse estar tranquilo sobre o assunto.

“Eu sou presidente nacional de um partido. Nós (PSB e PT) estamos em aliança em mais de 17 estados da Federação. Inclusive, eu lembro de uma das últimas conversas que eu tive com ele, e Lula disse: ‘João, eu estou muito animado e eu quero lhe ver governador para a gente governar junto’. Então, não tenho nenhuma dúvida que a gente vai fazer a campanha junto. Lula vai vencer a eleição no Brasil, e Pernambuco vai viver um ciclo de desenvolvimento que já viu lá atrás. (…) Uma coisa é todo mundo votar nele, outra coisa é para quem ele vai apoiar. E eu estou muito tranquilo em relação a isso”, respondeu.

Sobre a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de vetar novos repasses ao trecho pernambucano da Transnordestina, o pré-candidato declarou que falta uma mobilização da gestão estadual não somente quanto ao tema, mas também em relação a obras estruturantes e investimentos na indústria.

Quando questionado sobre a atuação, enquanto pré-candidato, em meio às chuvas que atingiram cidades da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Norte, João disse que estava disposto a ajudar – ainda que tenha recebido críticas por  ter assumido um papel que seria da governadora Raquel Lyra (PSD).

“Eu tinha duas opções: ou seguia a minha agenda de pré-campanha, fazendo visitas políticas, partidárias e  institucionais, no Agreste e no Sertão, ou tinha coerência de me solidarizar com quem precisa. E se eu puder ajudar, vou ajudar. Vários prefeitos me ligaram relatando a situação de calamidade. De forma imediata, eu fiz questão de ligar para o presidente (Lula), que me atendeu de forma imediata também. Estava com o senador Humberto (Costa, do PT) na hora. Fui à Brasília, onde tinha compromissos, e reforcei isso junto aos ministros. Então, era momento de somar forças. Eu não vou ficar esperando se eu posso ajudar”, finalizou.

Pesquisa

A última pesquisa Quaest em Pernambuco mostrou o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 42% das intenções de voto contra 34% da governadora Raquel Lyra (PSD), pré-candidata à reeleição. Com as pesquisas registrando diminuição da diferença entre os postulantes, João Campos (PSB) afirmou que não existe eleição fácil, mas que está confiante. 

Debate Decisão

Assista a entrevista completa no canal do Youtube da CBN Recife. Também é possível conferir o debate em áudio. O Debate Decisão vai ao ar, das 11h às 12h, na CBN Recife. A transmissão ocorre simultaneamente no Youtube, no aplicativo da CBN Recife e no portal cbnrecife.com.

Nesta segunda-feira (18), participaram do Debate Decisão, com Geraldo Freire, os jornalistas Elielson Lima, Jamildo Melo e Vandeck Santiago.

Feminicídios: Números da violência contra a mulher em Pernambuco 

0

Maio de 2026. O primeiro trimestre do ano já ficou para trás. No entanto, para muitas famílias de Pernambuco, o rastro de violência contra a mulher deixou uma marca impossível de ser apagada.

Em 2026, segundo informações da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, nos três primeiros meses do ano, foram contabilizados 23 feminicídios no estado. Mas por que a conta desses casos nunca parece fechar e ainda demora para aparecer nos portais da transparência?

Feminicídios: Números da violência contra a mulher em Pernambuco by CBN Recife
CBN Recife
0:00
0:00

Ana Maria Franca, Coordenadora Regional do Instituto Fogo Cruzado, comenta sobre a divulgação dos dados em Pernambuco. “Esses dados são divulgados pelo Estado mensalmente. Há cada 3 meses tinha um lançamento de um boletim que era mais completo ali, mas ainda não tinha o que a gente chama de microdados, com informações sobre bairro, por exemplo, coisas que a gente divulga quando a gente tem essa informação. Então, acho que é um combinado de metodologia com falta de transparência mesmo por parte do Estado para não divulgar isso em tempo real”, avalia.

Ana Maria Franca – Coordenadora Regional do Instituto Fogo Cruzado

Enquanto os dados do Estado passam por uma longa esteira de checagem, a sociedade civil tenta preencher essa lacuna. É o caso do Instituto Fogo Cruzado, ONG que utiliza a metodologia “Geração Cidadã de Dados”, a partir de rondas nas redes sociais e em portais de informação para tomar conhecimento dos casos de violência armada, como explica Ana Maria Franca. “A gente ainda tem um aplicativo de celular onde as pessoas podem mandar essas informações, que chegando pelo aplicativo há um cruzamento de informações para poder checar de fato que aquela ocorrência aconteceu, e só depois dessa checagem feita é que a gente lança esse registro no banco de dados. Temos várias etapas de conferência desse registro, porque esse registro vai gerando estatísticas, e a partir do banco de dados a gente publiciza”, detalha.

Mas, no vácuo de informações detalhadas e claras sobre o real panorama de violência em Pernambuco, surge um questionamento: a quem interessa um dado oficial menos alarmante? Para Ana Maria Franca a omissão dos registros em tempo real é uma forma de atenuar uma realidade que as ruas já conhecem. “Quando o estado divulga seus dados abertamente, ele vai depor contra si, no caso de Pernambuco, é um estado que nunca sai ali dos primeiros lugares nas taxas de violência do Brasil, né? Oscila um pouco, mas nunca sai desse lugar. Então, a gente ainda tá falando de um estado que é violento e nos últimos tempos tá sendo declaradamente violento contra as mulheres”, afirma.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informa que o enfrentamento à violência contra a mulher é prioridade permanente da política de segurança pública no estado, que é feito com ações de prevenção, acolhimento às vítimas e responsabilização dos agressores, além de ampliação na capacidade de atendimento nas unidades policiais.

Vítimas de violência podem acionar a Central de Atendimento à Mulher pelo 180, serviço de telefônico que funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

Com edição de Daniele Monteiro e sonorização de Lucas Barbosa, reportagem Maria Luna.

Assista aqui a entrevista de João Campos (PSB) à CBN Recife

0
João Campos - Divulgação/PSB

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, concede entrevista à Rádio CBN Recife nesta segunda (18). O programa Debate Decisão, com Geraldo Freire, vai ao ar das 11h às 12h, no dial 105.7 FM e com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Para sabatinar o ex-prefeito do Recife, participam do debate os jornalistas Elielson Lima, Jamildo Melo e Vandeck Santiago. Confira aqui: