Escute ao Vivo
Início Site Página 61

Vacinação contra gripe: cobertura dos grupos prioritários é de apenas 27,4% em PE

0
Vacinação contra gripe: cobertura dos grupos prioritários é de apenas 27,4% em PE - Divulgação/SES-PE

Reportagem – Lucas Arruda

A Campanha Nacional de Vacinação contra  Influenza segue até o dia 30 de maio. E em Pernambuco, quase dois meses após o início da estratégia de imunização, a cobertura vacinal dos grupos prioritários é de apenas 27,4%. Idosos, crianças (de 6 meses a 6 anos), gestantes, puérperas e profissionais de saúde e educação são o foco da mobilização. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até a última atualização das informações, 607.375 doses foram aplicadas em Pernambuco, com base no sistema de informação oficial do Ministério da Saúde (MS). Os números são atualizados diariamente, à medida em que os municípios registram as doses aplicadas. 

A superintendente de Imunização do Estado, Magda Costa, reforça que, para crianças (de 6 meses a 6 anos), gestantes e idosos, a vacinação permanece na rotina, disponível nas unidades básicas de saúde. “Esses grupos são considerados de maior vulnerabilidade nesse período de sazonalidade dos vírus respiratórios. Com redução do risco de internação (a partir da internação) e até mesmo de óbito, chamamos a população para que faça a vacinação, que é segura e eficaz”, pede. 

Ainda de acordo com a superintendente, há possibilidade de vacinação contra influenza, até 30 de maio, para pessoas com comorbidade, trabalhadores de transporte coletivo, professores e profissionais da saúde – como elencado pelo Ministério da Saúde (MS)

“Os municípios pernambucanos estão realizando diversas estratégias de intensificação para a vacinação e ampliação da cobertura vacinal nesses grupos, como vacinação casa a casa, busca ativa em horário estendido, vacinação em escola e pontos estratégicos de vacinação. Contamos com a vacinação de todos”, finaliza. 

Somando as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, até o início de maio, mais de 11,6 milhões de doses já foram aplicadas. A meta do Ministério da Saúde (MS) é de imunizar 90% dos grupos prioritários até o dia 30 de maio. 

Pernambuco registra maior número de doadores da história em abril deste ano

0
Vivian Ramos/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que, em abril deste ano, Pernambuco contabilizou 27 doadores de órgãos, maior número já registrado pela Central de Transplantes (CT-PE) em um único mês. De acordo com a pasta, o resultado representa um aumento significativo em comparação à média histórica de 16 doadores mensais. 

No total, em 2026 já foram transplantados 23 rins, 24 fígados e 22 córneas, totalizando 69 transplantes. Ainda no mês de abril, o estado também anotou 35% de negativa familiar, a menor taxa desde o início dos registros.

Segundo a SES-PE, dos doadores registrados no último mês de abril, 22 eram pacientes em assistência no Hospital da Restauração (HR), unidade que concentra uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) e uma equipe de Doação e Transplante (eDOT) exclusivas.

O levantamento ainda apontou que, além desse recorde, o estado alcançou a marca de 33,8 doações por milhão de população (PMP) no período. Até então, o número mais próximo havia sido registrado em janeiro de 2023, quando o estado contabilizou 23 doadores de órgãos.

No começo deste ano, a Central de Transplantes do Estado (CT-PE) iniciou um programa para o desenvolvimento e implementação de equipes da OPO e do eDOT em hospitais. Até o momento, Pernambuco conta com quatro OPOs, responsáveis por dar suporte aos hospitais em todas as etapas relacionadas à doação e ao transplante.

Enquanto o OPO atua em nível regional, coordenando vários hospitais, o eDOT é formado por equipes da própria rede hospitalar e fica responsável pelo rastreamento de casos de morte encefálica e identificação de potenciais doadores dentro das unidades. Essas equipes notificam os casos e realizam o acompanhamento e a entrevista familiar para a doação.

Leis que criam Auxílio Pernambuco e fundo de prevenção estadual são sancionadas

0
Efeitos da chuva no Curado, na Zona Oeste do Recife - Reprodução/TV Globo

Reportagem – Lucas Arruda

Estão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (14) as sanções das leis que criam o Auxílio Pernambuco e o Fundo de Proteção e Defesa Civil e Recuperação Ambiental de Pernambuco (Fundpra). As duas matérias foram aprovadas na última terça-feira (12) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por unanimidade, para mitigar os problemas causados pelas chuvas no estado. O governo reconheceu situação de emergência em 27 municípios.

O Auxílio Pernambuco (Lei nº 19.241/2026) beneficiará famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico, diretamente afetadas com R$ 2.500. De acordo com o estado, até 3.500 pessoas poderão utilizar o recurso para recuperação dos bens perdidos. O repasse total é de R$ 8,7 milhões.

Pessoas idosas, com deficiência, gestantes e mulheres responsáveis pelo núcleo familiar tem prioridade para receber o pagamento em parcela única, desde que comprovem os danos materiais. A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e a Defesa Civil são as responsáveis pelo levantamento dos beneficiados.

Já o Fundo de Proteção e Defesa Civil e Recuperação Ambiental de Pernambuco (Fundpra), sancionado como Lei nº 19.240/2026, é uma política permanente que conta com recursos de diversas fontes, sendo 30% de multas aplicadas pelo Detran. O fundo é voltado para ações de prevenção e resposta a emergências climáticas, como obras de contenção, drenagem e recuperação de áreas atingidas. 

Tramitação na Alepe

Durante a tramitação na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe, emendas foram adicionadas ao texto original que cria o Fundpra, em articulação com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Uma delas determinou que os recursos de compensações ambientais sejam destinados à prevenção e recuperação ambiental de desastres em unidades de conservação. 

Já os recursos vindos de multas cobradas pelo Dentran-PE serão destinados exclusivamente à melhoria do sistema viário. É o que explica o vice-líder da base governista na Casa de Joaquim Nabuco, o deputado Antônio Moraes (PSD). “Há uma lei federal que diz que as multas do Detran só podem ser aplicadas em questões de trânsito. Então, esse percentual será destinado para reforma de rodovias estaduais e estradas vicinais”, disse. 

Depois da aprovação na CCLJ e na Comissão de Finanças, os projetos de lei foram votados no mesmo dia em plenário, em dois turnos. O deputado Diogo Moraes (PSB), líder do PSB na Casa, afirmou que as matérias já eram aguardadas. Ainda segundo o parlamentar, a votação unânime se deu pelo conteúdo das matérias – e não por uma possível conciliação entre a base governista e a oposição. 

O argumento tem sido utilizado por parlamentares ligados ao Palácio do Campo das Princesas após a aprovação do projeto com mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA), em abril.  “Nós avisamos na semana passada que estávamos esperando esse projeto da questão do fundo e do auxílio emergencial. Todos os dois projetos foram votados, com o fundo tendo orientação do Ministério Público sobre duas emendas”, pontuou.

Raquel Lyra

Após a sanção do Auxílio Pernambuco e do fundo de prevenção, a governadora Raquel Lyra (PSD) pontuou que as medidas devem agilizar as respostas às emergências e fortalecer as ações de planejamento. Até a quarta-feira (13), mais de 16 mil itens de ajuda humanitária já haviam sido entregues aos 27 municípios onde está decretada situação de emergência. 

Hoje, Pernambuco contabiliza 248 pessoas desabrigadas (que precisaram deixar suas residências e dependem de abrigos públicos) e 4.202 pessoas desalojadas (que se deslocaram temporariamente para casas de familiares ou amigos).

TJPE absolve homem acusado de matar esposa com armadilha elétrica em Carpina

0
Reprodução/via TJPE

O Tribunal do Júri da Comarca do município de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, absolveu o réu Milton Nazário Coutinho, acusado pelo feminicídio da companheira Ivonete Maria da Silva. O caso aconteceu em fevereiro de 2024, na zona rural da cidade. 

De acordo com as investigações, o réu teria utilizado uma armadilha elétrica ao energizar trilhos metálicos ligados a uma extensão improvisada e enrolado em uma peça de roupa para matar a vítima. Após tocar no objeto, Ivonete Maria sofreu uma descarga elétrica e morreu no local. 

Durante o julgamento, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sustentou a denúncia de que o réu agiu com intenção de matar, com os agravantes de utilizar meio cruel, além de recurso que dificultou a defesa da vítima. Segundo a perícia, os fios de cobre da extensão elétrica foram modificados para potencializar a condução de energia. Por sua vez, a defesa de Milton Nazário Coutinho seguiu negando a autoria do crime com pedidos subsidiários de exclusão das qualificadoras apresentadas pelo Ministério Público. 

Após três horas e dez minutos de sessão, o Conselho de Senteça decidiu, em votação secreta, absolver o réu do crime de feminicídio. Milton Nazário Coutinho estava preso preventivamente desde a época em que o caso ocorreu, depois de ter sido autuado em flagrante e passar por audiência de custódia. 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que, de acordo com a decisão, o alvará de soltura em favor do acusado já foi expedido. O julgamento foi presidido pelo juiz Rafael Costa Vasconcelos Santos, e a acusação foi conduzida pelo promotor Vinícius Araújo. 

TCE-PE estabelece regras para fiscalização de shows com recursos públicos

0
TCE-PE - Divulgação/TCE-PE

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou uma resolução que estabelece regras para a fiscalização da contratação de artistas e a realização de eventos culturais financiados com recursos públicos. Segundo a corte de contas, o objetivo é ampliar a transparência e reforçar o controle sobre os gastos. 

Entre os parâmetros, os gestores municipais devem, obrigatoriamente, realizar licitação, chamamento público ou outro procedimento formal adequado para contratação dos artistas. Também fica proibida a realização de eventos festivos em situações de calamidade pública, como determina a legislação estadual. 

Com as chuvas registradas em Pernambuco, 27 municípios declararam situação de emergência. O decreto do estado reconhecendo os casos tem validade de 180 dias (6 meses), período que compreende os festejos juninos.

O TCE-PE também estabelece que as despesas com as festividades sejam compatíveis com a capacidade financeira do municípios, de modo que não comprometam as despesas com serviços essenciais como saúde, educação e previdência. Em março, durante assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), os prefeitos já haviam estabelecido um teto de R$ 350 mil para cachês artísticos – valor que varia de acordo com a realidade das cidades.

Confira outros pontos:

– Proibição aos agentes públicos de utilizarem apresentações artísticas para promoção pessoal;

– Obrigatoriedade da identificação da origem dos recursos utilizados, especialmente quando for a partir de emendas parlamentares.

Com base na resolução aprovada, o Tribunal emitirá um alerta aos órgãos públicos quando os gastos com contratações artísticas ultrapassarem 3% da Receita Corrente Líquida, considerando as despesas acumuladas nos últimos 12 meses. Se houver manutenção ou aumento das despesas, a corte de contas poderá abrir um procedimento para apurar possível negligência do gestor – que deve ser responsabilizado por infração às normas de gestão pública e aos principíos da administração.

Tome Conta

As informações sobre despesas com festividades são consolidadas no Painel de Festividades, disponível no Portal Tome Conta do TCE-PE. A ferramenta permite o acompanhamento dos gastos pela sociedade e pelos órgãos de controle.

Engavetamento entre 5 veículos deixa trânsito lento na BR-232, no Curado

0
CBN Recife

Um engavetamento entre cinco veículos deixa o trânsito lento na BR-232, no bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para os motoristas que seguem no sentido capital. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi acionada para a ocorrência, ninguém ficou ferido na ocasião. 

A PRF ainda informou que o sinistro ocorreu no Km 6, e que o congestionamento segue ao longo de 4 quilômetros da rodovia, até a altura do Hospital Pelópidas Silveira, no Km 10. 

Mudança no secretariado da Prefeitura do Recife altera composição na Câmara

0
Mudança no secretariado da Prefeitura do Recife altera composição na Câmara - Divulgação/Câmara do Recife

Com o retorno de Marco Aurélio Filho (PV) ao secretariado da Prefeitura do Recife, o segundo suplente da Federação PT-PCdoB-PV (Brasil da Esperança) na Câmara Municipal, Jairo Britto (PT), assume o mandato. O professor foi eleito vereador da capital pernambucana entre 2009 e 2024, e no último pleito, tinha conquistado pouco mais de 9 mil votos.

Marco Aurélio Filho (PV) volta à Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife depois de ter deixado a pasta em março. À época, o movimento foi lido como uma resposta do Palácio do Capibaribe ao primeiro suplente da Federação, Osmar Ricardo (PT), por ter assinado o pedido de impeachment contra o ex-prefeito João Campos (PSB). 

Recentemente, o petista retornou à Casa de José Mariano com a decisão da governadora Raquel Lyra (PSD) de nomear Flávia de Nadegi (PV) para presidir o Instituto de Recursos Humanos (IHR).

O anúncio da volta de Marco Aurélio Filho (PV) ao quadro de secretários da gestão municipal foi feito pelo prefeito Victor Marques (PCdoB) nesta quarta-feira (13). Ele assumiu a Secretaria de Direitos Humanos no início da segunda gestão de João Campos (PSB), em janeiro de 2025. Durante o breve retorno à Câmara do Recife, Diogo Stanley esteve à frente da pasta. 

“Marco Aurélio tem experiência, sensibilidade e compromisso com as áreas ligadas aos direitos humanos, à juventude e à inclusão social, e tenho certeza de que seguirá contribuindo muito com a nossa gestão e com a nossa cidade”, disse. Nas redes sociais, Victor Marques (PCdoB) reforçou que Jairo Britto (PT) atuará na base da gestão municipal na Câmara. 

Colisão entre ônibus e caminhão deixa passageiros feridos na BR-408, em Paudalho

0
O motorista do ônibus realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal. Foto: Divulgação/PRF-PE
O motorista do ônibus realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal. Foto: Divulgação/PRF-PE

Um sinistro de trânsito envolvendo um ônibus e um caminhão deixou três pessoas feridas no km 80 da BR-408, no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (13).

As vítimas, que sofreram ferimentos leves, eram passageiras do ônibus e foram encaminhadas para uma unidade de saúde.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi acionada para atender a ocorrência por volta das 15h30, informou que houve uma colisão entre os veículos e, em seguida, o caminhão deixou o local.

Ainda segundo a corporação, o motorista do ônibus realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

Adolescente de Garanhuns é levada de helicóptero ao Recife para transplante de fígado

0
ASCOM GAC-PE

Uma adolescente de 12 anos, moradora de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, foi transportada de helicóptero para o Recife, nesta quarta-feira (13), após surgir um doador compatível para um transplante de fígado. A ação mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Metropolitano Recife).

De acordo com informações repassadas pelas equipes envolvidas, por volta das 9h30, uma enfermeira do Hospital Universitário Oswaldo Cruz entrou em contato com o chefe da delegacia da PRF em Garanhuns, Luciano Holanda, para solicitar apoio no deslocamento da paciente até a capital pernambucana.

A adolescente precisava chegar ao hospital até as 14h para realizar o procedimento cirúrgico. Após o acionamento da central de regulação do SAMU, a equipe aeromédica foi enviada para Garanhuns e desembarcou na cidade ainda no fim da manhã.

Para agilizar a operação, policiais rodoviários federais fizeram o transporte da jovem e de sua mãe da residência da família até o aeroporto do município.

O voo até o Recife durou aproximadamente uma hora. O helicóptero pousou às 13h25 no campo do Hospital Oswaldo Cruz, localizado no bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana. Em seguida, a adolescente foi encaminhada, junto com a mãe, ao setor de transplantes da unidade hospitalar, onde permanecerá internada até a realização da cirurgia.

TSE reforça testes de segurança nas urnas eletrônicas com foco no sigilo do voto

0
Antonio Augusto/Ascom/TSE
Antonio Augusto/Ascom/TSE

Especialistas em tecnologia da informação voltaram, nesta quarta-feira (13), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dar continuidade aos testes de segurança das urnas eletrônicas, com o objetivo de verificar possíveis vulnerabilidades no sistema. A nova etapa segue até a próxima sexta-feira (15) e busca confirmar se as sugestões apresentadas pelos pesquisadores na fase inicial, realizada em dezembro, foram devidamente implementadas pela Justiça Eleitoral.

Durante a primeira rodada de testes, não foram identificadas falhas relevantes que comprometessem o funcionamento das urnas, segundo o TSE, que reiterou a confiabilidade do sistema de votação. Ainda assim, os especialistas apontaram melhorias, sobretudo no reforço da integridade e do sigilo do voto — considerado o principal ponto de atenção. A validação dessas medidas ocorre a poucos meses do primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro, com eventual segundo turno previsto para o dia 25 do mesmo mês.