Escute ao Vivo
Início Site Página 70

Polícia indicia motorista que atropelou e matou criança em Escada por cinco crimes

0
Polícia indicia motorista que atropelou e matou criança em Escada por cinco crimes - Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) concluiu o inquérito sobre o atropelamento que deixou uma criança morta e outras quatro pessoas feridas em Escada, na Mata Sul. Josenildo Oliveira da Silva, de 48 anos, foi indiciado por homicídio qualificado, lesão corporal grave, duas lesões corporais leves e embriaguez ao volante. Desde o dia 24 de abril, ele permanece no Presídio de Igarassu, na Região Metropolina do Recife (RMR) – por decisão da 1ª Comarca de Escada. 

O atropelamento ocorreu no bairro da Mangueira, em Escada, na noite do dia 19 de abril. A caminhonete dirigida por Josenildo, que estava embriagado, desceu a ladeira sem controle e atingiu as vítimas em frente a uma residência. Revoltados, moradores do entorno lincharam o motorista e o carona, e em seguida, incendiaram o veículo.

Entre as cinco pessoas atingidas, duas precisaram ser encaminhadas do Hospital Municipal Dr. Benévolo Wanderley do Amaral para o Hospital da Restauração (HR), no Recife: José Lorenzo, de 8 anos, e Maria Eduarda Selestina, de 20 anos. A criança não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade hospitalar um dia depois.

Em nota enviada à CBN Recife, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que o inquérito foi concluído na última quarta-feira (6). O procedimento policial foi encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que decide se oferece denúncia à Justiça ou arquiva o processo.

Apac deixa RMR, Mata Norte e Mata Sul em estado de atenção para chuva forte

0
Apac deixa RMR, Mata Norte e Mata Sul em estado de atenção para chuva forte - Reprodução/Redes sociais

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica, em novo boletim divulgado nesta sexta-feira (8), continuidade de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR), na Mata Norte, na Mata Sul e em Fernando de Noronha. Por isso, a Apac elevou o nível do aviso divulgado nesta quinta-feira (7), que era de estado de observação, para estado de atenção na RMR e Zona da Mata. O boletim é válido até às 23h.

As chuvas na Mata Norte, Sul e Grande Recife são influenciadas por um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), potencializado pela umidade vinda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nas últimas 24h, as cidades da Mata Sul de Pernambuco registraram os maiores acumulados. Em Rio Foromoso, foram 90.6 mm, município onde mais choveu. Cortês (66.9 mm), Ribeirão (66.2 mm), Bonito (66 mm) e Água Preta (57.6 mm) completam a lista.

Foragido suspeito de planejar atentado contra delegado do RN é preso em Pernambuco

0
Igor Jácome G1

Um homem apontado como integrante de uma organização criminosa e suspeito de participar do planejamento de um atentado contra um delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi preso no município de Paulista, em Pernambuco.

A prisão ocorreu durante a Operação “Contra-Ataque”, realizada de forma conjunta pelas polícias civis de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso investigado por tráfico interestadual de drogas e armas, além de outros crimes violentos.

Segundo as investigações, o suspeito estava foragido da Justiça e escondido em Pernambuco. Contra ele, foram cumpridos dois mandados de prisão. As autoridades afirmam que o homem era responsável pelo fornecimento de grandes quantidades de entorpecentes para o Rio Grande do Norte e também atuava em esquemas de lavagem de dinheiro.

Ainda de acordo com a investigação, ele teria participado da articulação do atentado contra o delegado Luciano Augusto, titular da 85ª Delegacia de Polícia Civil de João Câmara, no Agreste potiguar. O suspeito também seria responsável por fornecer armas de grosso calibre para a execução do plano criminoso.

O inquérito policial já foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário. O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou oito pessoas por envolvimento na organização criminosa e na preparação do atentado, entre elas uma advogada.

Conforme a denúncia, a profissional utilizava visitas prisionais para transmitir ordens do chefe da facção aos integrantes que estavam em liberdade. O grupo faz parte da facção conhecida como Sindicato do Crime, que atua no tráfico de drogas e no domínio de territórios em cidades do interior potiguar.

As investigações apontam que o plano de execução do delegado teria sido motivado pelas operações policiais realizadas contra a facção em João Câmara e região. Conversas extraídas de celulares apreendidos revelaram detalhes da estrutura criminosa e da tentativa de adquirir armamentos de alto poder destrutivo, como fuzis.

Imagens encontradas nos aparelhos mostravam armas, munições e drogas prontas para distribuição. Em depoimento ao Ministério Público, o delegado Luciano Augusto afirmou que passou a ser alvo da facção após operações que causaram prejuízos financeiros ao grupo criminoso.

Após a descoberta do plano, o líder da organização e um irmão dele foram transferidos para o sistema penitenciário federal. O suspeito preso em Pernambuco foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.

Reforma do TI Camaragibe altera operação de ônibus na RMR a partir de maio

0
Paulo Maciel / Consórcio de Transporte Metropolitano
Paulo Maciel / Consórcio de Transporte Metropolitano

O Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) inicia, a partir deste mês, uma operação especial no sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) em função das obras de reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe. Para reduzir os impactos aos usuários, foi estruturado um plano emergencial dividido em duas fases, com alterações progressivas em itinerários, pontos de retorno e locais de integração.

A primeira etapa começa no dia 10 de maio e será aplicada inicialmente aos fins de semana. Nessa fase, algumas linhas deixam de acessar o TI Camaragibe e passam a operar com trajetos encurtados. É o caso das linhas que terão retorno no corredor EBRT Barreiras, como Araçoiaba e Vera Cruz, além das linhas Timbi/ TI Camaragibe que passa a ser Timbi/ Centro Camaragibe; Santana/ TI Camaragibe passa a ser Santana/ Centro Camaragibe e Lot. São João e São Paulo/TI Camaragibe passa a ser Lot. São João e São Paulo/Centro Camaragibe, funcionando como alimentadoras locais. A mudança exige que os passageiros realizem integração temporal em pontos alternativos da rede.

Já a partir de 16 de maio, entra em vigor a segunda fase da operação, com mudanças mais amplas e válidas para todos os dias da semana. Um terminal provisório será ativado no entorno do TI Camaragibe para receber parte das linhas que mantêm o sistema de integração, ou seja, a operação vai se manter parecida, mas o embarque/desembarque será feito no terminal provisório, exigindo atenção à sinalização.

Outras linhas, no entanto, deixam de acessar definitivamente o terminal durante o período de obras, mantendo os novos pontos de retorno no Centro de Camaragibe ou no EBRT Barreiras. As linhas que farão retorno no Centro de Camaragibe: Timbi/ TI Camaragibe passa a ser Timbi/ Centro Camaragibe; Santana/TI Camaragibe passa a ser Santana/ Centro Camaragibe e Lot. São João e São Paulo/TI Camaragibe passa a ser Lot. São João e São Paulo/ Centro Camaragibe. As linhas que farão retorno no corredor EBRT Barreiras: Araçoiaba/TI Camaragibe passa a ser Araçoiaba/EBRT Barreiras e Vera Cruz/TI Camaragibe passa a ser Vera Cruz/EBRT Barreiras.

O plano também prevê alterações adicionais, como a mudança de destino de algumas linhas para o centro de São Lourenço e para o Derby. Linhas de São Lourenço da Mata que vão mudar de destino a partir do dia 16 de Maio: Matriz da Luz/TI Camaragibe passa a ser Matriz da Luz/São Lourenço; Muribara/TI Camaragibe passa a ser Muribara/São Lourenço e a linha Tiúma/TI Camaragibe passa a ir para o Derby, tornando-se Tiúma/Derby. Essas mudanças já aconteciam aos domingos e agora passam a valer nos sábados e dias úteis.

Outras duas linhas terão operação suspensa, são elas: Parque Capibaribe/ TI Camaragibe, passageiros passam a utilizar a linha Parque Capibaribe/Caxangá e a linha São Lourenço/TI Camaragibe, passageiros passam a utilizar a linha São Lourenço/TI Macaxeira.

Segundo o CTM, apesar das mudanças, nenhuma área ficará sem atendimento, havendo cobertura por linhas equivalentes, ainda segundo o órgão, a reestruturação é necessária para viabilizar a obra e garantir a continuidade do serviço, com monitoramento constante para ajustes operacionais conforme a demanda dos usuários.

Governo de Pernambuco mapeia obstruções em rios para reduzir impactos de enchentes

0
Divulgação
Divulgação

O Governo de Pernambuco iniciou uma série de vistorias técnicas em rios e áreas ribeirinhas afetadas pelas chuvas recentes, com o objetivo de identificar pontos de obstrução e implementar ações emergenciais para reduzir o risco de novas inundações. As inspeções ocorrem na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata Norte e na Zona da Mata Sul, envolvendo equipes da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Compesa e APAC.

Na Região Metropolitana do Recife, foram analisadas áreas das bacias dos rios Beberibe e Tejipió, onde comunidades enfrentaram alagamentos desde o início do mês. Bairros como Santo Amaro, Arruda, Cajueiro e Imbiribeira registraram água invadindo residências e interdições de vias e pontes. Entre as medidas previstas estão a retirada de sedimentos e o alargamento de trechos dos rios para melhorar o escoamento da água.

Na Zona da Mata Norte, técnicos realizaram levantamentos nos municípios de Vicência e Aliança, com foco no Rio Sirigi. As equipes identificaram a necessidade de intervenções voltadas à drenagem urbana e avaliaram possibilidades de obras estruturais, como barragens para controle de cheias, além de ações de recuperação de áreas afetadas.

Já na Zona da Mata Sul, em Vitória de Santo Antão, foi identificado que o Rio Tapacurá atingiu níveis elevados, mas sem causar danos significativos recentes. Apesar disso, fatores como pontes e ocupações irregulares foram apontados como obstáculos ao fluxo da água. A avaliação indica que, a médio e longo prazo, será necessária a realocação de famílias em áreas de risco e a ampliação da infraestrutura para aumentar a capacidade de escoamento.

Câmara aprova aumento de penas para crimes sexuais; proposta segue para o Senado

0
Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 3984/25, que aumenta as penas para crimes como estupro, assédio sexual e registro não autorizado da intimidade sexual. O texto, que institui a chamada Lei da Dignidade Sexual, também endurece punições relacionadas à pedofilia no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado antes de entrar em vigor.

Entre as mudanças, a pena para estupro passa de 6 a 10 anos para 8 a 12 anos de reclusão, podendo chegar a até 32 anos em casos que resultem em morte da vítima. O projeto também amplia a punição para assédio sexual, que sobe de 1 a 2 anos para 2 a 4 anos de detenção, e para o registro não autorizado de imagens íntimas, cuja pena passa de até 1 ano para até 3 anos. O texto prevê ainda aumento de pena quando os crimes forem cometidos contra mulheres por razão de gênero, pessoas com deficiência, idosos ou em ambientes institucionais como escolas, hospitais e unidades prisionais.

Além disso, o projeto altera a Lei de Execução Penal ao proibir visitas íntimas a condenados por estupro e inclui medidas educativas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com a obrigatoriedade de conteúdos sobre consentimento e prevenção da violência sexual. A proposta também cria a Semana Nacional de Enfrentamento aos Crimes Sexuais e estabelece a perda do poder familiar em casos de condenação envolvendo vítimas sob a mesma tutela, além de restringir o acesso de condenados a cargos públicos enquanto durar o cumprimento da pena.

Governo Federal antecipa pagamentos e reforça assistência aos afetados pelas chuvas em PE e PB

0
Reprodução TV Globo

O Governo Federal intensificou as ações emergenciais e de apoio às famílias atingidas pelas fortes chuvas em municípios de Pernambuco e da Paraíba. Com o reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública, os beneficiários do Bolsa Família dessas cidades passarão a receber o pagamento de forma unificada no dia 18 de maio.

A medida também contempla quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a alteração no calendário será automática, sem necessidade de solicitação por parte dos beneficiários, e permanecerá válida enquanto durar a situação de calamidade.

Além da unificação do pagamento, os beneficiários poderão solicitar a antecipação de uma parcela do benefício. O valor funcionará como um adiantamento e será descontado posteriormente, sem juros ou correção monetária, em até 36 meses. O abatimento começa após o terceiro mês do recebimento da parcela antecipada. A medida não vale para benefícios temporários, como alguns auxílios por incapacidade de curta duração.

Outra ação anunciada pelo governo é a prioridade na análise de pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais para moradores dos municípios afetados. A iniciativa pode acelerar a concessão de aposentadorias, pensões e do próprio BPC, independentemente da fase em que o processo esteja.

Equipes da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (ForSUAS) estão atuando nos dois estados desde o início da semana. Os profissionais trabalham em conjunto com governos estaduais e municipais para definir estratégias de atendimento e proteção social às populações em situação de vulnerabilidade.

Para apoiar o acolhimento de desabrigados, o MDS informou que disponibilizará R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas acolhidas pelas prefeituras. Os recursos poderão ser utilizados na estruturação de abrigos, compra de alimentos, água, colchões, roupas, itens de higiene, contratação de equipes de apoio e aluguel de imóveis e veículos para assistência às famílias afetadas.

Os municípios interessados no cofinanciamento federal devem encaminhar solicitação ao Ministério do Desenvolvimento Social por meio do e-mail oficial destinado às ações emergenciais do SUAS.

Pai de adolescente suspeito de homicídio em Petrolina é preso por ajudar na fuga do filho

0
Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu o pai do adolescente suspeito de matar o estudante Kaik Douglas da Silva Rodrigues, em Petrolina, no Sertão do estado. O homem é investigado por ter auxiliado o filho na fuga após o crime, ocorrido no dia 23 de abril, nas imediações de uma escola da rede estadual. Ele foi localizado em Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova, na Bahia, durante uma operação conjunta da 25ª Delegacia de Homicídios, do Malhas da Lei e do Núcleo de Inteligência da polícia que cumpriram um mandado de prisão preventiva.

De acordo com as investigações, Kaik Douglas foi abordado por outros estudantes nas proximidades da Escola de Referência em Ensino Médio (EREMFEM), no bairro Antônio Cassimiro. Após uma discussão, ele foi atingido por golpes de faca no tórax. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O irmão de Kaik, de 17 anos, também ficou ferido ao tentar intervir na agressão. Dias depois, o adolescente apontado como autor do crime se apresentou à polícia acompanhado de um advogado e foi encaminhado para internação.

O caso provocou forte comoção em Petrolina e motivou manifestações por justiça. No dia 27 de abril, familiares e amigos da vítima realizaram um protesto em frente à unidade de ensino, com cartazes pedindo responsabilização dos envolvidos. A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer todos os detalhes e possíveis participações no homicídio.

Adolescente é esfaqueada dentro de escola estadual em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco

0
Reprodução GSV

Uma adolescente de 17 anos foi vítima de um ataque com faca dentro de uma escola estadual localizada no bairro Cohab 2, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a identidade da vítima não foi divulgada.

Segundo a Polícia Civil, uma jovem de 16 anos foi apreendida suspeita de cometer o ato infracional análogo à tentativa de homicídio. Até o momento, a motivação da agressão não foi esclarecida pelas autoridades.

A Polícia Militar informou que foi acionada para atender a ocorrência e que a estudante ferida recebeu os primeiros socorros de equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Ela foi encaminhada consciente ao Hospital Regional Dom Moura. O estado de saúde da adolescente não havia sido informado até a última atualização do caso.

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE-PE) afirmou que a equipe da unidade escolar, incluindo a gestora da escola, prestou assistência aos estudantes que presenciaram a situação.

Por meio de nota, a secretaria destacou que mantém ações pedagógicas voltadas à prevenção do bullying e de outras formas de violência no ambiente escolar e reforçou que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

A Polícia Civil informou ainda que as diligências continuam, com coleta de depoimentos de testemunhas. A adolescente apreendida será encaminhada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), onde ficará à disposição da Justiça.

Confronto entre policiais e criminosos deixa três feridos em Olinda; quatro suspeitos foram presos

0
Reprodução Mídias Sociais

Uma troca de tiros entre policiais militares e criminosos deixou três suspeitos feridos, na Cidade Tabajara, em Olinda.  Quatro suspeitos foram presos e um dos envolvidos conseguiu fugir.

Segundo a Polícia Militar, a ação teve início após denúncias de que homens armados circulavam em um veículo pela região. Equipes foram enviadas ao local e localizaram o carro suspeito. Ainda de acordo com a corporação, os ocupantes não obedeceram à ordem de parada, tentaram escapar e atiraram contra os policiais, que reagiram.

Durante o tiroteio, um disparo atingiu uma das janelas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda. Os três suspeitos baleados receberam atendimento médico na unidade. Dois deles foram encaminhados ao Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife, onde permaneciam internados sob custódia policial. O estado de saúde não foi divulgado.

Os outros dois presos — incluindo o suspeito que recebeu alta médica — foram levados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Com o grupo, os policiais apreenderam duas armas de fogo, sendo uma pistola calibre .40 e outra calibre .380.

A Polícia Civil informou que os detidos têm entre 19 e 28 anos e foram autuados em flagrante por lesão corporal. As investigações estão sob responsabilidade da 9ª Delegacia de Homicídios.