Escute ao Vivo
Início Site Página 71

Chuvas de até 100 mm devem atingir o Grande Recife no fim de semana, alerta Apac

0
Marcelle Reis/ CBN Recife
Marcelle Reis/ CBN Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê um fim de semana de chuvas intensas no Grande Recife e em outras regiões de Pernambuco, com volumes que podem variar entre 50 e 100 milímetros. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (7), as precipitações devem ganhar força a partir da sexta-feira (8) e se intensificar no sábado (9) e domingo (10), atingindo principalmente a Região Metropolitana e as zonas da Mata Norte e Sul.

Na sexta-feira, a previsão é de chuva moderada no Grande Recife, Mata Norte e Mata Sul, enquanto o Agreste e o Sertão devem registrar precipitações fracas a moderadas. No sábado e domingo, o cenário se agrava, com previsão de chuvas moderadas a fortes nessas mesmas regiões, elevando o risco de transtornos. Já no Agreste, as chuvas devem variar de fracas a moderadas, e no Sertão, permanecem com menor intensidade.

A Apac também emitiu um alerta de Estado de Atenção para a Região Metropolitana do Recife, zonas da Mata e Fernando de Noronha, indicando pancadas de chuva moderadas a fortes a partir da tarde desta quinta-feira (7) e ao longo da sexta-feira (8). Segundo o órgão, as precipitações são provocadas pela atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), potencializado pela umidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cenário que também é apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Documento enviado ao governo federal mostra novas incoerências sobre afetados pelas chuvas em Pombos

0
Danos provocados pela chuva em Pombos, no Agreste - Foto: Reprodução/TV Globo

Reportagem – Lucas Arruda

Um formulário preenchido pelo município de Pombos, no Agreste de Pernambuco, no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), aponta que, no último domingo (3), a cidade contabilizava 600 desalojados, 15 desabrigados e 2.500 pessoas diretamente afetadas pelas chuvas que atingiram o Grande Recife, a Mata Norte e parte do Agreste. No entanto, em entrevista à TV Globo, o coordenador municipal de Defesa Civil, José Aglailson Lino, informou que, já no sábado (2), Pombos não tinha desabrigados e desalojados, e que houve uma falha na comunicação entre os governos estadual e municipal.

A CBN Recife teve acesso ao documento enviado pela cidade ao governo federal com dados sobre os impactos da chuva.  Pombos, distante 57 km do Recife, tem uma população estimada em 24 mil habitantes. E com base no formulário, quase 13% dos habitantes teriam sido impactados, de alguma forma, pelas chuvas – também registrando a danificação ou destruição de 11 casas, duas instalações públicas de saúde e quatro instalações públicas de ensino. 

Em um dos espaços preenchidos, o município declara que as chuvas afetaram a população da zona rural e de grande parte da zona urbana, principalmente às margens do Rio Tapacurá e do Rio Água Azul, entre os dias 1º e 2 de maio. 

“(…) Como consequência, o município registrou danos à infraestrutura pública e privada, incluindo vias urbanas e rurais, unidades habitacionais e equipamentos públicos, além de prejuízos econômicos. Também foram observados impactos à população, com registro de desalojados e desabrigados“, diz o texto preenchido por um agente de Proteção e Defesa Civil no último domingo (3), com uma última alteração na segunda (4).

À TV Globo, o coordenador da Defesa Civil municipal, José Aglailson, disse que pessoas ficaram desalojadas durante a noite da sexta-feira (1º). No entanto, o levantamento havia sido refeito por ele no sábado (2) e informado à Defesa Civil do estado indicando não haver desabrigados ou desalojados no município – apenas danos para infraestrutura e agricultura

“Se especulou muito a questão de desabrigados, que não houve nenhum, e nem desalojados. Portanto, a comunicação interna entre a Defesa Civil municipal e estado não foi (por) documento oficial que publicamos e nem pedimos que ninguém publicasse”, disse.

No domingo (3), a Defesa Civil de Pernambuco publicou um balanço indicando que o estado tinha 9,5 mil pessoas desalojadas e desabrigadas – e Pombos tinha 45 desabrigados e 2.500 desalojados. 

A reportagem da CBN Recife procurou a Secretaria Executiva de Defesa Civil, que negou a informação de que foi acionada pelo município para correção dos dados. Também questionamos se o estado faz algum tipo de investigação sobre os dados apresentados pelas gestões municipais em situações de emergência, mas a pasta informou que se respalda pelas informações preenchidas pelas cidades no S2ID.

Envio de recursos

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD, acessado pelo município de Pombos, é a plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para pedir recursos do governo federal a ações de resposta e de recuperação, registrar desastre e ainda solicitar  reconhecimento de situação de emergência. 

Em Pernambuco, apesar do estado decretar situação de emergência em 27 cidades, que devem receber R$ 24 mil emergencialmente, apenas 23 tiveram o reconhecimento feito pelo governo federal – garantindo o envio de R$ 1,1 milhão para cada. Segundo a Defesa civil de Pombos, 14 pontes foram danificadas ou destruídas pelas chuvas.

O que diz a Prefeitura de Pombos

A reportagem da CBN Recife procurou a Prefeitura de Pombos e questionou sobre as incoerências entre os dados apresentados pela gestão municipal ao governo federal e ao governo estadual, em comparação a fala do coordenador da Defesa Civil municipal, José Aglailson. 

A reportagem também se colocou à disposição para ouvir um porta-voz que possa esclarecer os números. Até a última atualização desta matéria, aguardamos retorno da prefeitura.

Balanço de desabrigados e desalojados

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, Pernambuco registra 2.934 pessoas desabrigadas e desalojadas, sendo 953 que precisaram ser acolhidas em estruturas públicas (desabrigadas) em razão das chuvas, e 1.981 que buscaram abrigo temporário com familiares ou amigos (desalojados). Mais de 10 mil itens de ajuda humanitária foram encaminhados aos municípios afetados, entre colchões, lençois, kits de limpeza e de higiene, além de garrafas de água de 5 litros.

Governo do estado anuncia construção de novo campus da UPE em Caruaru

0
Hesíodo Góes/Secom

O governo do estado anunciou a construção de um novo campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru, no Agreste. No total, foram investidos mais de R$ 75,4 milhões, e o edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Segundo a gestão estadual, o novo campus terá capacidade para 3.192 alunos, sendo 1.064 por turno (manhã, tarde e noite). O espaço terá 12,6 mil m² de área e será construído em um terreno de 41,4 mil m², localizado no bairro de Nova Caruaru.

Ainda de acordo com o governo de Pernambuco, o campus contará com 72 salas de aula, três laboratórios de informática, duas salas integradas, auditório,  laboratórios de medicina e tecnologia, salas de estudo, biblioteca, lanchonete, copa e área de convivência. A estrutura será dividida em três blocos principais e blocos de apoio, com guarita, lixeira e gás. 

Procon-PE aponta variação de até 179% nos preços dos presentes de Dia das Mães

0
Divulgação/Procon-PE

O Procon Pernambuco identificou uma variação de até 179% nos preços dos presentes para o Dia das Mães, que será celebrado neste domingo (10). A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 29 de abril, em 30 estabelecimentios do Grande Recife. 

De acordo com o órgão, a maior variação de preços foi identificada no segmento de literatura. O livro “Café com Deus Pai”, de Júnior Rostirola, por exemplo, apresentou valores que que vão de R$ 39,98 a R$ 111,90, totalizando uma diferença de 179,89%.

Entre os eletrodomésticos, o secador de cabelo de 1.800W a 2.000W, da marca Mundial, chegou a custar de R$ 92,92 a R$ 219,00, uma diferença de 135,69%. No setor da beleza, o combo que dá direito a hidratação, escova e corte de cabelo, por pessoa, apresentou valores entre R$ 170 e R$ 335 nos estabelecimentos pesquisados. No total, a variação é de 97,06%.

O turismo, como uma alternativa de passeio para a data, registrou um aumento de 41,67% em comparação ao ano passado. O passeio ao Litoral Norte de Pernambuco, com destino à Coroa do Avião e à Ilha de Itamaracá, incluindo transporte e guia turístico, passou de R$ 120 em 2025 para R$ 170 em 2026. Já as flores, um dos presentes mais simbólicos para a celebração, apresentou uma variação de 33,33%. O preço da orquídea pode ser encontrado entre R$ 12 e R$160.

CBTU Recife reprova quatro dos cinco trens que viriam do RS por más condições

0
CBTU Recife reprova quatro dos cinco trens que viriam do RS por más condições - Foto: Divulgação/Trensurb

Quatro das cinco locomotivas que viriam de Porto Alegre-RS para operação no Metrô do Recife não foram aprovadas durante vistoria. Com isso, a remessa da frota para reforçar o sistema metroviário diminui de 11 para sete. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os trens do Rio Grande do Sul foram reprovados por causa do grau de degradação e dos custos para recuperação. A única composição aprovada deve chegar em um segundo momento, porém sem prazo estipulado.

Os outros seis trens que reforçarão o Metrô do Recife eram utilizados no metrô de Belo Horizonte-MG, onde o sistema foi concedido à inicitiva privada e a frota está sendo substituída por trens chineses. As composições foram fabricadas entre 1996 e 2002, e segundo a CBTU Recife, semelhanças tecnológicas contribuíram para a escolha.

O primeiro dos seis trens comprados pelo governo federal com recursos do Novo PAC chega a Pernambuco ainda em maio, entre os dias 15 e 19. A aquisição é da ordem de R$ 60 milhões. E depois de sucessivos atrasos, a operação da primeira composição deve ocorrer a partir de junho, reforçando a Linha Sul – onde estudos internos apontam sobrevida estimada até abril de 2027, dado o desgaste dos trens em operação. 

As outras cinco locomotivas devem chegar entre junho e setembro, com todas elas ficando à disposição dos usuários do Metrô do Recife entre outubro e novembro. 

Alepe realiza reunião para discutir medidas de segurança para motoristas de aplicativo 

0
Reprodução/TV Globo

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou uma reunião com a representação de aplicativos de transporte, como Uber e 99, para tratar da insegurança enfrentada pelos motoristas das plataformas. Somente neste ano, 10 motoristas de aplicativo foram baleados na Região Metropolitana do Recife, de acordo com o levantamento do Instituto Fogo Cruzado. 

Uma das principais demandas apresentadas pelo presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo, Anderson Câmara, foi a implementação de reconhecimento facial de passageiros. “A maioria dos assaltos que tem hoje é corrida para terceiros. Eu acho que deveria ter um sistema que, quando solicitasse para terceiro, colocar os dados do terceiro no aplicativo”, argumentou Anderson Câmara. A categoria ainda defendeu que um projeto semelhante ao “Vigia Mais”, do governo do Mato Grosso, que integra câmeras de segurança públicas e privadas para realizar monitoramento 24 horas e ajudar a prevenir e solucionar crimes. 

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, que representa a Uber e a 99, defende que a implementação do reconhecimento facial de passageiros depende de uma base de dados nacional oficial. Segundo a associação, desde 2023,  as plataformas tentam avançar na negociação com autoridades pernambucanas para realizar parcerias, como a inclusão de um botão do pânico, que já é realidade em outros estados. A medida permite a ligação imediata para o 190 e o compartilhamento automático de informações com a polícia.

PF aponta senador Ciro Nogueira como ‘destinatário central’ de vantagens indevidas de Vorcaro

0
Ciro Nogueira - Ascom/Ciro Nogueira

Com informações do g1

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) é um dos alvos da 5ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (7). Segundo a PF, Ciro era o “destinatário central” das vantagens indevidas de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. No relatório da PF que embasou a operação consta que Nogueira “instrumentalizou o exercício do mandato parlamentar em favor dos interesses privados de Vorcaro”. 

A 5ª fase da Operação Compliance Zero investiga suspeitas de fraudes financeiras ligadas ao Banco Master. Ciro Nogueira foi alvo de busca e apreensão, por autorização do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e está proibido de se comunicar com investigados. Felipe Vorcaro, primo do dono do banco master, foi preso temporariamente em Minas Gerais como desdobramento da operação.

Relação entre Ciro e Vorcaro

A investigação aponta o recebimento frequente de vantagens pelo senador, como pagamentos mensais, compra de participação em empresa com desconto considerado elevado, pagamento de despesas pessoais e uso de bens de alto valor. Também há indícios de recebimento de dinheiro em espécie.

Um dos exemplos utilizados pelos investigadores sobre a relação de favorecimento entre Vorcaro e Ciro Nogueira é um substitutivo apresentado pelo senador à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) à Autonomia Financeira do Banco Central (BC). O texto previa aumentar o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) dos atuais R$ 250 mil para R$ 1 milhão, e teria sido produzido pela assessoria do Banco Master – entregue a Ciro em um envelope.

Com o Master no radar das autoridades por utilizar um modelo agressivo de captação de recursos baseado na emissão de CDBs, com garantia do FGC, a emenda de Nogueira ofereceria maior proteção à operação do Master. O trecho citado no documento que baseia a operação indica que, após a publicação da emenda, Vorcaro teria afirmado que o texto “saiu exatamente como mandei”.

Até a última atualização desta reportagem, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) não se pronunciou sobre a operação e as alegações da Polícia Federal.

TRE-PE finaliza período de cadastro eleitoral com mais de um milhão de atendimentos

0
Divulgação/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) registrou 1.065.256 atendimentos no período de cadastro eleitoral para as Eleições de 2026, iniciado em novembro de 2024 e finalizado nesta quarta-feira (6). De acordo com o balanço parcial divulgado, houve um crescimento na procura pelos serviços eleitorais, principalmente nos últimos meses.

No acumulado geral, os serviços mais procurados foram as atualizações cadastrais, como a coleta da biometria, por exemplo. Foram realizadas 634.056 revisões cadastrais, 270.805 alistamentos, ou seja, a retirada do primeiro título, e 160.395 transferências de domicílio eleitoral. 

Somente até às 16h desta quarta-feira, último dia para a regularização, foram contabilizados 18.327 atendimentos, sendo 17.081 deles presenciais, e 1.246 atendimentos pela internet. 

Os dados incluem atendimento em cartórios eleitorais, centrais e postos instalados em locais estratégicos, como shoppings e outros espaços de grande circulação, além das ações itinerantes.

Alepe discute projeto para garantir passagem gratuita a mães atípicas no transporte público

0
Durante a reunião do Conselho, também foram destacados os avanços estruturais em curso no sistema, como a aquisição de 100 ônibus elétricos com ar-condicionado, que irão reforçar a frota do Grande Recife
Alepe discute projeto para garantir passagem gratuita a mães atípicas no transporte público - Foto: Paulo Maciel/CTM

Com informações da Rádio Alepe

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) discutiu o projeto de lei que prevê a gratuidade da passagem no transporte coletivo intermunicipal para mães atípicas e acompanhantes de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e outras atipicidades. A proposta é do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que também preside a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência.

O PL nº 3909/2026 propõe a garantia de até quatro passagens diárias, a partir da apresentação da carteira de identificação específica. Com ela, também será possível contar com o benefício na ausência da pessoa assistida. Diante de críticas sobre os impactos financeiros da medida, o deputado Gilmar Júnior (PV) justificou a iniciativa a partir do caráter social, indicando que a demanda de cuidados exige uma série de gastos e deslocamentos pelos responsáveis, e principalmente, pelas mães atípicas. 

“Ela leva a criança para a escola e só tem duas opções: ou volta para casa e paga a passagem para buscar seu filho depois; ou espera por ele porque não tem condições de pagar a passagem. E esse é um exemplo básico, porque a gente está falando de escola. Mas pense em médico, hospital, lazer… Pense em absolutamente tudo que gira em torno dessa criança. A locomoção é um direito de todos os cidadãos”, declarou o parlamentar.

O debate na Alepe contou com a presença de representantes de entidades como o Movimento de Mães Atípicas de Pernambuco, a União de Mães de Anjos (UMA-PE), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). Outros parlamentares, como Luciano Duque (PODEMOS) e Pastor Cleiton Collins (PP), também participaram apresentando argumentos favoráveis ao PL.

Representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), a vice-presidente Tatiana Vasconcelos disse ser necessário aguardar a tramitação. “A Urbana junto com suas associadas, as empresas operadoras, cumpre essas regras. O que apenas colocamos, como já foi posto, é que tudo precisa ter uma fonte de custeio. O Governo do Estado junto com o Consórcio Grande Recife vão avaliar a melhor forma de fazê-lo”, declarou. 

Representado pelo promotor de justiça Leonardo Caribé, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se prontificou a abrir uma investigação sobre denúncias de humilhação enfrentadas por responsáveis por crianças atípicas no transporte público.

Pernambuco registra primeira morte por dengue em 2026, informa SES-PE

0
Ao todo, 99 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos de dengue. Foto: Divulgação/Fiocruz

Pernambuco registrou a primeira morte por dengue em 2026. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no último boletim epidemiológico de arboviroses. A vítima, de 65 anos, faleceu no Rio de Janeiro, porém, morava no Recife. A morte ocorreu em fevereiro, e segundo a SES-PE, como o homem estava desde o natal na capital fluminense, o risco de infecção na capital pernambucana está descartado. 

Entre 4 de janeiro e 2 de maio de 2026, foram 14.580 notificações de dengue em Pernambuco – uma diminuição de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Desses, 2.410 foram confirmados – incluindo 208 casos graves. Em 2025, 10 mortes foram confirmadas no estado.

No total, 129 municípios têm baixa incidência, 32 têm incidência média e 10 apresentam alta incidência. 

Outras arboviroses

O boletim ainda apresenta 1.742 casos notificados de Chikungunya, com 89 confirmações. Para o Zika, houve 322 casos notificados, porém, sem confirmações.