Escute ao Vivo
Início Site Página 72

Adolescente é apreendido por suspeita de tortura ligada a grupo criminoso no Sertão de Pernambuco

0
Reprodução/PCPE
Reprodução/PCPE

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no município de Santa Terezinha, no Sertão de Pernambuco, por ato infracional análogo ao crime de tortura. A ação foi realizada pela Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, após mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. O caso ganhou repercussão após a divulgação de vídeos nas redes sociais em que um homem aparece sendo submetido a agressões.

De acordo com a polícia, o mandado foi cumprido na localidade de Vila Maria Lica, e durante a operação, houve necessidade de ingresso forçado no imóvel após tentativa de obstrução da ação policial. O adolescente chegou a fugir inicialmente, mas foi apresentado posteriormente à autoridade policial.

As investigações indicam que o jovem teria participação em um grupo criminoso que atua na região, ligado ao tráfico de drogas e à imposição de regras por meio de violência e intimidação. Ele já havia sido apreendido anteriormente por envolvimento com entorpecentes. Diante da gravidade do caso, a Justiça determinou a internação provisória por até 45 dias, e o adolescente permanece à disposição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Fiscalização resgata 15 trabalhadores em situação degradante no Grande Recife

0
Divulgação Ministério do Trabalho e Emprego

Uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego resultou no resgate de 15 pessoas submetidas a condições semelhantes à escravidão na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. A apuração teve início no dia 29 de abril e investigava uma empresa do setor de telecomunicações, responsável pela instalação de redes de fibra óptica, cujo nome não foi divulgado.

Entre os resgatados estavam 12 mulheres e 3 homens, todos vivendo em um ambiente considerado insalubre e inadequado. O local não oferecia requisitos básicos como segurança, higiene, privacidade e conforto. Homens e mulheres dividiam o mesmo espaço para dormir, não havia banheiros suficientes e o imóvel era utilizado simultaneamente como dormitório, refeitório e depósito.

Grande parte dos trabalhadores era oriunda de Rio Formoso, município da Zona da Mata Sul pernambucana, distante cerca de 130 quilômetros de Itamaracá. A operação foi conduzida por auditores fiscais do trabalho ligados à Secretaria de Inspeção do Trabalho.

Durante a inspeção, foi constatado que alguns trabalhadores compartilhavam camas de casal, enquanto outros dormiam em colchões no chão. Em alguns casos, foram improvisadas estruturas para descanso com o uso de carretéis de fibra óptica. Um dos banheiros ficava fora do imóvel, obrigando os trabalhadores a saírem à noite sem proteção contra a chuva.

O espaço, além de servir como moradia e local de refeições, também recebia trabalhadores em trânsito, chegando a abrigar cerca de 40 pessoas ao mesmo tempo.

Os fiscais também encontraram pertences espalhados pelos cômodos, devido à ausência de armários ou locais adequados para armazenamento. Utensílios de cozinha eram apoiados em carretéis, já que não havia mesas ou bancadas apropriadas. O ambiente ainda era compartilhado com equipamentos de trabalho, como cabos e roteadores.

A investigação apontou indícios de que outros alojamentos da mesma empresa apresentavam condições semelhantes, com superlotação e falta de infraestrutura. Segundo os auditores, equipes eram reunidas nesses locais sempre que novos serviços de telecomunicações eram iniciados em outras cidades.

Após o resgate, os trabalhadores receberam orientações para acesso ao seguro-desemprego. O Ministério do Trabalho e Emprego informou que poderá adotar medidas legais, incluindo o ajuizamento de ação civil pública contra os responsáveis pela empresa investigada.

Festival da Seresta promete noites de romantismo e grandes shows no Recife

0
Divulgação Williams Oliveira

A partir desta quarta-feira (7) até o sábado (9), o Festival Nacional da Seresta chega à sua 31ª edição, levando música e emoção à Praça do Arsenal. Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura, o evento reúne apresentações gratuitas de nomes consagrados da música romântica.

Entre as atrações confirmadas estão Adilson Ramos, Augusto César Filho, Leonardo Sullivan, Biafra e Gilliard.

A principal novidade desta edição é o retorno do multiartista Moacyr Franco, conhecido por clássicos como “Suave é a Noite” e “Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer”. Ele se apresenta na sexta-feira (8), encerrando a segunda noite do festival.

A programação ainda inclui Almir, revivendo sucessos da banda The Fevers, além de Altemar Dutra Jr.. O encerramento, no sábado, será marcado por uma homenagem especial ao Dia das Mães.

O festival também destaca talentos pernambucanos, como Walmir Chagas, Edilza, além das bandas Banda O Disco, Banda Labaredas e a tradicional Orquestra das Pás, reforçando a valorização da cultura local.

Criado em 1995, o Festival Nacional da Seresta se consolidou como uma das principais celebrações do período, sendo tradicionalmente dedicado ao Dia das Mães e mantendo viva a tradição da música romântica na capital pernambucana.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (7 de maio)
20h – Walmir Chagas (samba-canção)
21h – Banda O Disco toca Roupa Nova
22h30 – Adilson Ramos
00h – Almir ex-Fevers

Sexta-feira (8 de maio) 
20h – Orquestra das Pás
21h – Banda Labaredas
22h30 – Altemar Dutra Jr.
00h – Moacyr Franco

Sábado (9 de maio) 
20h – Edilza canta Dalva de Oliveira
21h – Augusto César Filho
22h – Leonardo Sullivan
23h30 – Biafra
01h – Gilliard

Governo de Pernambuco abre leilão online com veículos e sucatas a preços acessíveis

0
Miva Filho Sad

A Secretaria de Administração do Estado realizará um novo leilão com oferta de motocicletas, carros e caminhonetes, com lances iniciais a partir de R$ 400, R$ 1.900 e R$ 2.700, respectivamente. Também estarão disponíveis sucatas de informática, eletrodomésticos, móveis e outros materiais. O leilão acontecerá de forma online no dia 13, às 9h30, reunindo 74 lotes e com expectativa de arrecadação de R$ 254.740.

Os interessados poderão conferir os itens durante visitação pública nos dias 11 e 12 de maio, conforme horários e locais definidos no edital. Para participar, é necessário realizar cadastro prévio no site do leiloeiro – aragaoleiloes.com.br -, informando e-mail para comunicação e envio da documentação exigida.

Pessoas físicas e jurídicas poderão dar lances online para aquisição de veículos recuperáveis. Já no caso de sucatas aproveitáveis, incluindo aquelas com motor inservível, a participação é restrita a Centros de Desmanche de Veículos Automotores (CDV) devidamente registrados, operacionais ou credenciados pelo Detran de Pernambuco.

Empresas de outros estados que atuem na desmontagem de veículos terrestres para comercialização de peças e acessórios também poderão participar, desde que atendam às exigências previstas no edital, disponível no site oficial do leiloeiro.

Sucesso dos anos 80, Men At Work chega ao Recife nesta sexta-feira

0
Reencontro com os fãs acontece no Centro de Convenções e será embalado por grandes sucessos. Foto: Divulgação

Referência mundial do pop rock dos anos 80, a banda australiana Men At Work chega ao Recife nesta sexta-feira (8), em uma turnê histórica. O reencontro com os fãs, que acontecerá no Centro de Convenções, será embalado por grandes sucessos, como as músicas “Who Can It Be Now?”, “Down Under”, “Overkill”, “It’s a Mistake”, “Be Good Johnny” e muito mais.

Com mais de 30 milhões de discos vendidos e um Grammy de “banda revelação” na bagagem, Men At Work também fará shows em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, levando ao público um repertório pop rock com influências do reggae e new wave.

Liderada por Colin Hay, a banda nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1979 e no início de 1980 já era uma referência no mundo todo. Apesar do grande sucesso, o Men At Work teve vida curta, quando a banda se separou em 1985. Em 1996, a banda se reuniu novamente, até 2012, quando foi mais uma vez interrompida, após a morte do tecladista e saxofonista Greg Ham. Em 2019, Colin Hay retomou a banda com seu grupo de música e desde então tem viajado com o grupo em shows no mundo inteiro, confirmando a resistência do grupo ao longo dos anos.

SERVIÇO

Data: Sexta-feira, 8 de maio de 2026
Local: Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco – Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N – Salgadinho, Olinda – PE
Abertura dos portões: 19h
Início do show: 21h
Classificação indicativa: Livre
Venda de ingressos: www.bilheteriadigital.com

Eleições 2026: inscrições para mesário voluntário estão abertas em Pernambuco

0
Divulgação/TRE-PE
Divulgação/TRE-PE

Eleitoras e eleitores maiores de 18 anos e com a situação regular junto à Justiça Eleitoral já podem se inscrever para atuar como mesários voluntários nas eleições de 2026 em Pernambuco. O cadastro é feito de forma permanente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), e os selecionados irão trabalhar diretamente nas seções eleitorais no dia da votação, auxiliando no atendimento aos eleitores e na organização do processo.

Os mesários desempenham funções essenciais para garantir a segurança, transparência e agilidade do pleito, podendo atuar nas Mesas Receptoras de Votos ou de Justificativas. A convocação oficial é feita pelo juiz eleitoral de cada zona, geralmente no mês de julho, com prazo final para publicação dos nomes previsto para 5 de agosto de 2026. Mesmo quem se inscreve voluntariamente precisa aguardar essa convocação para confirmar a participação.

Além de contribuir para o processo democrático, os mesários têm direito a benefícios como dois dias de folga no trabalho para cada dia de serviço e treinamento, auxílio-alimentação e vantagem em critérios de desempate em concursos públicos. Para se candidatar, é necessário não se enquadrar em impedimentos legais, como ser candidato, ter vínculo direto com partidos políticos ou integrar a Justiça Eleitoral.

Maio Amarelo: PRF alerta para aumento de colisões com motocicletas em Pernambuco

0
Divulgação/PRF
Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF-PE) realiza, nesta quinta-feira (7), uma blitz educativa no posto de Igarassu, na BR-101, como parte das ações do Maio Amarelo 2026. A iniciativa, que conta com a participação de diversos órgãos de trânsito, chama a atenção para o aumento no número de colisões envolvendo motocicletas nas rodovias federais do estado, registrado nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2025.

De janeiro a abril de 2026, foram contabilizados 621 sinistros com motocicletas, que resultaram em 788 pessoas feridas e 56 mortes. No mesmo intervalo do ano passado, haviam sido registrados 478 sinistros, com 596 feridos e 49 óbitos. Entre as principais causas estão a ausência de reação do condutor, a reação tardia ou ineficiente e o acesso à via sem observar outros veículos, situações frequentemente associadas à desatenção, especialmente pelo uso do celular ao volante.

A PRF também alerta para comportamentos de risco, como o trânsito de motociclistas entre veículos de grande porte, prática que aumenta a instabilidade devido ao deslocamento de ar e à alta velocidade. Além disso, o chamado “ponto cego” dificulta a visualização das motos por motoristas de caminhões e ônibus, elevando o risco de acidentes. Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, o Maio Amarelo busca mobilizar a sociedade para a redução de mortes e feridos nas vias, reforçando a responsabilidade coletiva por um trânsito mais seguro.

Governo prepara nova fase do Desenrola para trabalhadores informais e adimplentes 

0
Agência Brasil/Reprodução
Agência Brasil/Reprodução

O governo federal prepara uma nova etapa do programa Desenrola Brasil voltada para trabalhadores informais e pessoas adimplentes, que mantêm suas contas em dia, mas enfrentam dificuldades com altas taxas de juros. De acordo com o ministro da Fazenda, Dario Durigan, a iniciativa deve ser anunciada até o início de junho e busca ampliar o acesso ao crédito com condições mais favoráveis.

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, do Canal Gov, Durigan destacou que o trabalhador informal está entre os mais afetados pelos juros elevados, devido à instabilidade de renda. Segundo ele, esse público não possui salário fixo mensal e depende de ganhos diários, o que aumenta a vulnerabilidade financeira. A proposta do governo é criar mecanismos que reduzam o custo do crédito e incentivem a manutenção da adimplência.

A nova fase do programa complementa o relançamento do Desenrola Brasil anunciado na última segunda-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê a renegociação de dívidas para pessoas com renda de até cinco salários mínimos. A iniciativa inclui débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito pessoal e também dívidas estudantis do Fies. Segundo Durigan, o objetivo é aliviar o orçamento das famílias no pós-pandemia e estimular o pagamento das contas, sem incentivar a inadimplência.

Sequestro de caminhoneiro termina com dois presos e um morto na BR-232, em Salgueiro

0
Reprodução/PMPE
Reprodução/PMPE

Um caminhoneiro foi resgatado, dois suspeitos presos e um terceiro morreu após um sequestro seguido de perseguição policial e troca de tiros, na BR-232, no bairro do Planalto, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A ação ocorreu durante a Operação Cactus, conduzida pelo Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), da Polícia Militar.

De acordo com a PM, os agentes identificaram um Fiat Mobi com três ocupantes em atitude suspeita. Após desobedecerem à ordem de parada e tentarem atropelar um policial, os suspeitos iniciaram fuga e abandonaram o veículo em uma área de caatinga. Durante a vistoria, os policiais encontraram o caminhoneiro Rosemiro Joaquim dos Santos no porta-malas, amarrado, amordaçado e vendado. Ele relatou ter sido sequestrado em um posto de combustíveis na BR-316, em Araripina, por homens armados. Um dos suspeitos foi capturado durante as buscas, enquanto outros conseguiram fugir.

O caminhão roubado, que transportava uma carga de óleo de soja avaliada em mais de R$ 100 mil, foi localizado posteriormente na BR-232. Durante nova perseguição, os ocupantes saltaram do veículo em movimento e atiraram contra os policiais, que revidaram. Um dos suspeitos foi baleado, socorrido, mas não resistiu. Outro homem foi preso em uma pousada onde, segundo a polícia, prestava apoio logístico ao grupo. A Polícia Civil informou que os detidos foram autuados em flagrante por crimes como roubo de carga, restrição da liberdade da vítima e associação criminosa, e permanecem à disposição da Justiça.

Justiça garante embarque de cão de apoio emocional e condena companhia aérea; entenda

0
Assis Lima Ascom TJPE

O 3º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital determinou que uma companhia aérea autorize o transporte, na cabine, de um cão de suporte emocional pertencente a um passageiro diagnosticado com transtorno de ansiedade e depressão. A decisão também fixou o pagamento de R$ 8 mil por danos morais.

O autor da ação, estudante de medicina que reside na Argentina, afirmou ter sido impedido de embarcar com sua cadela — da raça pug e com aproximadamente 12 kg — em um voo entre Recife e Buenos Aires, em março de 2024. A recusa se baseou em norma interna da empresa, que limita o peso de animais na cabine a 10 kg.

Em sua defesa, a companhia alegou que seguiu regras internas amplamente divulgadas e alinhadas aos regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), exercendo, assim, um direito legítimo.

Ao analisar o caso, o juiz Marco Antônio Tenório entendeu que a relação entre passageiro e empresa é de consumo e destacou que normas operacionais não podem se sobrepor a direitos fundamentais, como o direito à saúde. Segundo a sentença, o passageiro é o destinatário final do serviço, sendo plenamente aplicável o Código de Defesa do Consumidor.

A decisão também ressaltou a existência de laudos médicos que comprovam a necessidade do animal como suporte emocional, essencial para a estabilidade psicológica do passageiro. Para o magistrado, a diferença de peso em relação ao limite imposto pela companhia não justificou a recusa, especialmente pela ausência de risco concreto à segurança do voo.

O juiz ainda afastou a equiparação automática entre animais de suporte emocional e cães-guia, por falta de previsão legal específica. Mesmo assim, concluiu que a negativa da empresa foi desproporcional e caracterizou conduta ilícita.

Com isso, ficou determinado que o animal poderá ser transportado na cabine em futuras viagens, desde que haja comprovação médica atual da necessidade terapêutica. A decisão poderá ser revista caso haja mudança no quadro clínico do passageiro.

Além disso, a companhia foi condenada a indenizar o autor pelos danos morais, devido ao abalo psicológico causado pela recusa e pela necessidade de recorrer à Justiça com urgência.

A sentença também confirmou a decisão liminar que já havia garantido o embarque no voo em questão. Ainda cabe recurso.