Escute ao Vivo
Início Site Página 74

Defesa Civil do Recife interdita área onde telhado de oficina desabou, em Afogados

0
Defesa Civil do Recife interdita área onde telhado de oficina desabou, em Afogados - Reprodução/TV Globo

A Defesa Civil do Recife interditou a área onde o telhado de uma oficina desabou, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, deixando um idoso de 65 anos ferido. O acidente ocorreu nesta terça-feira (5), na Estrada dos Remédios. 

Airton Tenério sofreu ferimentos no rosto e no pé e precisou ser retirado dos escombros pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Ele foi encaminhado pelo Samu Metropolitano Recife a um hospital privado na área central da capital. A reportagem tenta contato com a unidade para confirmar o estado de saúde da vítima.

Segundo informado pela Defesa Civil à CBN Recife, a estrutura deve permanecer fechada até a remoção dos escombros – o que precisa ser feito com o acompanhamento por um profissional habilitado ou empresa especializada. 

Alta de casos de SRAG em Pernambuco pressiona UTIs e reforça alerta para vacinação

0
Rovena Rosa Agência Brasil

Pernambuco registra atualmente 52 crianças e sete recém-nascidos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) à espera de leitos de UTI em todo o estado.

As informações, divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), correspondem a esta terça-feira (5).

Segundo o órgão, até o dia 2 deste mês, foram contabilizados 2.444 casos de SRAG em Pernambuco. Desse total, 1.509 ocorreram em crianças de até 2 anos, representando 61,7% das notificações.

A SES-PE informou ainda que 330 novos leitos foram abertos até esta terça-feira para enfrentar o aumento sazonal das doenças respiratórias.

Em nota, a secretaria destacou que os indicadores epidemiológicos e assistenciais seguem sob monitoramento constante, permitindo a adoção de novas medidas, como a ampliação da oferta de leitos, sempre que necessário.

Todos os leitos integram a Central Estadual de Regulação, garantindo assistência completa aos pacientes diagnosticados com SRAG.

A vacina contra a influenza utilizada na campanha é do tipo trivalente, oferecendo proteção contra três cepas do vírus: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

O estado enfrenta o período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que se estende até agosto. Nesse intervalo, há aumento na circulação de vírus como influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus, o que eleva a demanda por atendimentos e internações, especialmente entre crianças menores de 2 anos.

Diante desse cenário, a vacinação é considerada a principal forma de prevenção, contribuindo para reduzir casos graves, internações e mortes, além de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.

O Governo de Pernambuco reforça a importância da adesão à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 30 de maio.

Até agora, foram aplicadas 554.330 doses entre os grupos prioritários, alcançando apenas 25% de cobertura vacinal — índice abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A expectativa é imunizar mais de 3,7 milhões de pessoas.

Entre os públicos prioritários, a cobertura está em 21,2% para crianças, 41,8% para gestantes e 25,8% entre idosos, evidenciando a necessidade de ampliar a adesão à vacinação.

Advogada que arrastou oficial de justiça em cima de carro em Caruaru tem prisão preventiva decretada

0
Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

A Justiça de Pernambuco decretou a prisão preventiva da advogada Fernanda Ferreira de Souza, acusada de arrastar um homem no capô de um carro no município de Caruaru, no Agreste do estado. A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada de forma virtual, enquanto a investigada ainda estava hospitalizada em uma unidade de saúde particular da cidade.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernanda foi encaminhada ao Presídio de Buíque, onde permanecerá em sala de Estado Maior, condição prevista em lei para advogados durante o período de prisão preventiva. A unidade prisional fica no Agreste pernambucano, e a acusada seguirá à disposição da Justiça da Comarca de Caruaru, responsável por avaliar eventuais pedidos, como o de prisão domiciliar.

A advogada havia sido presa no dia 30 de abril, dois dias após o caso, por suspeita de tentativa de homicídio, desobediência e direção perigosa. Segundo a delegada responsável pelo caso, Fernanda passou mal enquanto prestava depoimento e, por isso, foi levada para um hospital, onde permaneceu internada até a realização da audiência. A defesa da acusada não se pronunciou até a última atualização.

O caso ocorreu no dia 28 de abril, no bairro do Salgado, quando a advogada teria desobedecido uma ordem judicial de busca e apreensão do próprio veículo. Durante a fuga, ela arrastou um oficial de Justiça identificado como Marcones Alves Feliciano e feriu também o fiel depositário Rodolfo Morais de Gusmão. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação, que foi acompanhada por policiais civis que passavam pelo local no momento do ocorrido.

Deputado federal é multado em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada em Pernambuco

0
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal Coronel Meira (PL), foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco ao pagamento de multa de R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada. A decisão, proferida no dia 15 de abril pela desembargadora Roberta Viana Jardim, teve como base a instalação de 20 outdoors com mensagens de cunho político em áreas de grande circulação.

De acordo com o processo, os materiais exibiam slogans como “o federal da segurança” e destacavam ações do parlamentar, que afirmou em publicação nas redes sociais ser “o deputado que mais investiu em segurança pública na história de Pernambuco”. Para o tribunal, o conteúdo ultrapassou o caráter informativo e configurou promoção pessoal com objetivo eleitoral.

A Corte entendeu que o uso de outdoors representou uma estratégia de marketing para antecipar a construção da imagem política e influenciar eleitores. O valor da multa levou em consideração tanto o impacto visual das peças quanto o caráter pedagógico da punição, já que o investimento nas estruturas foi estimado em R$ 30 mil.

O TRE informou que a defesa do deputado alegou que os outdoors foram instalados fora do período eleitoral e não teriam impacto na disputa, argumento rejeitado por maioria de votos. O tribunal destacou ainda que, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, não há um marco temporal rígido para caracterizar propaganda antecipada e que práticas como essa podem gerar desequilíbrio entre pré-candidatos. A reportagem da CBN Recife tenta contato com o deputado, mas até a última atualização, o parlamentar não havia se pronunciado sobre a decisão.

Pernambuco intensifica vacinação contra gripe e alerta para baixa adesão da população

0
Divulgação SES-PE

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), reforçou a mobilização para o último mês da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 30 de maio. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos — considerados mais vulneráveis às complicações do vírus.

Até agora, foram aplicadas 554.330 doses no estado, considerando todos os públicos prioritários, o que representa uma cobertura de 25%. O índice ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que prevê a imunização de 90% da população elegível. Em Pernambuco, a expectativa é vacinar mais de 3,7 milhões de pessoas.

Entre os públicos mais sensíveis, a cobertura está em 21,2% entre crianças, 41,8% entre gestantes e 25,8% entre idosos. Diante desse cenário, o Programa Estadual de Imunizações tem incentivado os municípios a intensificar estratégias, como busca ativa de não vacinados, visitas domiciliares, vacinação em escolas, além da ampliação de horários de atendimento nas unidades de saúde.

A orientação é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem o posto de saúde mais próximo, levando documento de identificação e a caderneta de vacinação. Com a proximidade do fim da campanha, a SES-PE destaca que aumentar a cobertura vacinal é essencial para reduzir os impactos da influenza, sobretudo no período de maior circulação de doenças respiratórias.

A vacinação segue sendo a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a proteção da população e a diminuição de casos graves da doença em Pernambuco.

Confira os grupos prioritários:
– Puérperas;
– Povos indígenas e quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da saúde;
– Professores do ensino básico e superior;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários e dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Primeiro trem comprado de BH chega ao Metrô do Recife ainda em maio, aponta CBTU

0
Primeiro trem comprado de BH chega ao Metrô do Recife ainda em maio, aponta CBTU - Reprodução/Sindmetro

O primeiro dos seis trens que foram comprados pelo governo federal para o Metrô do Recife, vindos de Belo Horizonte-MG, deve chegar a Pernambuco neste mês de maio, entre os dias 15 e 19. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a previsão é de que o início da operação ocorra em junho, porém, análises técnicas sobre as composições devem identificar se há necessidade de ajustes.

Com os demais veículos chegando ao estado entre junho e setembro, todas as seis composições só estarão à disposição dos usuários do Metrô do Recife entre outubro e novembro, adquiridas por R$ 60 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Todas elas serão destinadas à Linha Sul, que hoje opera com 16 trens e parte da frota tendo mais de 40 anos. 

Para a CBN Recife, o gerente de operação da CBTU Recife, José Innocêncio, reforçou que os trêns da Linha Sul têm uma sobrevida estimada para abril de 2027, com base em estudos internos. Por consequência, a aquisição emergencial das composições que estão em operação em Belo Horizonte vai permitir que o serviço à população não seja ainda mais impactado – também considerando a realidade dos metroviários.

Os trens utilizados na capital mineira foram fabricados entre 1996 e 2002, e apresentam semelhanças tecnologicas com os que estão em operação no Recife. Em Minas Gerais, onde o sistema é privatizado, toda a frota do metrô está sendo substituída por trens chineses – e isso pode fazer com que, mais à frente, outros trens usados sejam adquiridos pelo governo federal para operar na Região Metropolitana do Recife.

Por dia, cerca de 130 mil passageiros usam o Metrô do Recife, sendo 55 mil na Linha Sul. O sistema está em processo de concessão à iniciativa privada, após o governo federal ter feito a autorização em maio do ano passado. Antes o estado deve assumir os bens imóveis e ativos da União necessários para a operação. 

Assaltos no Grande Recife deixam 29 baleados em 2026 e registram alta de 21%

0
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de pessoas baleadas durante assaltos e tentativas de roubo na Região Metropolitana do Recife chegou a 29 entre 1º de janeiro e 4 de maio de 2026, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. O dado representa um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registrados 24 casos. Em média, cerca de seis pessoas foram atingidas por disparos por mês neste ano, consolidando o maior número de vítimas para o período nos últimos três anos.

Entre os casos mais recentes, um comerciante foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto na última segunda-feira (4), em Jardim Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Dono de uma loja de artigos de festa, ele foi assassinado na frente da esposa, no próprio estabelecimento, localizado na Rua São Sebastião. Ao todo, em 2026, já são 14 mortos e 15 feridos em ocorrências do tipo, superando os registros de 2025, que contabilizaram oito mortes e 16 feridos, e de 2024, com nove mortos e 18 feridos.

O levantamento também aponta diversidade no perfil das vítimas, incluindo trabalhadores como mototaxistas e motoristas de aplicativo, além de agentes de segurança. Neste ano, quatro agentes foram mortos em assaltos ou tentativas, o maior número em oito anos. Entre eles está o policial civil Fábio Fernando Souza da Câmara, de 52 anos, assassinado em março, em Olinda. O Instituto Fogo Cruzado, responsável pelos dados, utiliza tecnologia e informações colaborativas para monitorar, em tempo real, a violência armada em regiões metropolitanas do país.

Dia das Mães: pesquisa do Procon Recife aponta variação de até 400% em presentes

0
Divulgação/Procon Recife
Divulgação/Procon Recife

Com a aproximação do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, consumidores do Recife já intensificam a busca por presentes, mas precisam ficar atentos às diferenças de preços. Um levantamento do Procon Recife identificou variações que chegam a 400% em um mesmo produto, como é o caso da rosa unitária, cujo valor pode oscilar entre R$ 5,00 e R$ 25,00 nos estabelecimentos da cidade.

Além das flores, outros itens tradicionais também apresentaram diferenças significativas. O depilador elétrico registrou variação de 307,96%, com preços entre R$ 49,90 e R$ 199,90. Já no setor de perfumaria, a mesma marca de perfume foi encontrada custando de R$ 419,00 a R$ 1.109,00, o que representa uma diferença de 164% e reforça a necessidade de pesquisa antes da compra.

De acordo com o secretário-executivo de Defesa do Consumidor do Recife, Luiz Betin, o objetivo do levantamento é orientar a população a consumir de forma consciente. Ele destaca que o apelo emocional da data pode levar a compras por impulso, e recomenda que os consumidores comparem preços entre diferentes lojas para evitar gastos desnecessários e garantir economia no orçamento.

A pesquisa completa pode ser acessada no site do Procon Recife.

Casal é preso com 10 kg de maconha na Praça do Derby, no Recife; filho menor é apreendido

0
PMPE/Divulgação
PMPE/Divulgação

Um casal foi preso e o filho menor de idade apreendido, após serem flagrados com 10 quilos de maconha escondidos em uma mala na Praça do Derby, área central do Recife. A ação foi realizada por policiais militares do 13º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), que chegaram ao local após informações repassadas pelo serviço de inteligência da corporação.

De acordo com a PM, durante a abordagem, os agentes encontraram a droga no interior da bagagem. O homem confessou que aguardava um transporte por aplicativo para seguir viagem até o estado do Ceará, onde entregaria o entorpecente em troca de R$ 3.500. O casal recebeu voz de prisão e o adolescente foi apreendido, sendo todos encaminhados ao Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), no Recife, para os procedimentos cabíveis.

Governo federal amplia acesso à saúde com transporte gratuito para pacientes do SUS em Pernambuco

0
Walterson Rosa MS

O Ministério da Saúde anunciou uma nova iniciativa para garantir o deslocamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam realizar tratamentos fora de seus municípios em Pernambuco. O estado receberá 149 veículos — entre 35 ambulâncias, 76 micro-ônibus e 38 vans — destinados a trajetos superiores a 50 km até unidades de saúde.

A ação integra o programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, vinculado ao Novo PAC Saúde, e tem como foco ampliar o acesso da população a consultas, exames, cirurgias e tratamentos contínuos, como oncologia e hemodiálise. Em todo o país, estão previstos 3,3 mil veículos, com investimento total de R$ 1,4 bilhão.

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde realiza a compra e distribuição direta de transporte sanitário para estados e municípios, enfrentando um dos principais desafios do SUS: a distância entre os pacientes e os serviços de média e alta complexidade. Do total adquirido, 1.824 veículos serão destinados às prefeituras para múltiplas finalidades, enquanto 1.476 atenderão especificamente pacientes em tratamento de radioterapia e hemodiálise.

Em Pernambuco, 77 veículos serão enviados diretamente a 60 municípios, enquanto outros 72 serão utilizados no transporte de pacientes dessas terapias especializadas. A definição da distribuição será feita em conjunto entre o estado e os municípios, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa busca reduzir o impacto da distância no acesso ao tratamento, especialmente em casos como o câncer, em que pacientes do SUS percorrem, em média, mais de 140 km. O programa pretende garantir mais dignidade, segurança e qualidade no deslocamento até os serviços de saúde.

A distribuição dos veículos segue critérios técnicos que consideram desigualdades regionais e a organização do SUS, priorizando áreas com maior demanda por tratamentos como oncologia e terapia renal substitutiva. Além do transporte, o programa também busca otimizar o uso de equipamentos como aceleradores lineares, ampliando a capacidade de atendimento em radioterapia.

Para isso, o Ministério da Saúde prevê incentivos financeiros anuais de até R$ 906 milhões, estimulando as unidades a aumentarem sua produção e superando limitações do modelo anterior de financiamento. Desde 2023, já foram entregues dezenas de novos equipamentos, fortalecendo os centros regionais de tratamento de câncer e reduzindo o tempo de espera.

Com ações complementares, como mutirões de atendimento, unidades móveis de saúde e parcerias com hospitais privados, o programa também contribui para a expansão da assistência especializada no país. Como resultado, o SUS registrou recordes recentes, com 14,9 milhões de cirurgias realizadas em 2025, além de avanços no número de exames e internações, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.