Escute ao Vivo
Início Site Página 75

Governo de Pernambuco libera recursos emergenciais para municípios afetados

0
Yaci Ribeiro Secom

Durante compromisso oficial em Brasília nesta terça-feira (5), a governadora Raquel Lyra anunciou a liberação de R$ 1,2 milhão por meio do Benefício Eventual Emergencial, destinados a 27 municípios de Pernambuco que se encontram em situação de emergência. A medida também recebeu reconhecimento do governo federal.

Os valores foram depositados nas contas das prefeituras para o atendimento às necessidades mais urgentes dos municípios. Com os recursos, as cidades poderão adquirir itens essenciais como cestas básicas, kits de natalidade e mortalidade, além de conceder auxílio aluguel e distribuir kits de higiene, assegurando suporte direto às populações em situação de vulnerabilidade social.

Entre os municípios contemplados estão Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Buenos Aires, Camaragibe, Goiana, Glória do Goitá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itambé, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Passira, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Vicência e Vitória de Santo Antão.

A distribuição dos recursos seguiu critérios definidos na política estadual de cofinanciamento da assistência social. Os repasses foram realizados do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para os Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS), fortalecendo a rede de proteção social e garantindo respostas rápidas às comunidades mais afetadas.

Declaração do IR 2026 com maior chance de inclusão no 1º lote deve ser feita até este domingo

0
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O prazo para os contribuintes enviarem a declaração do Imposto de Renda 2026 com mais chances de entrar no primeiro lote de restituição vai até este domingo (10). O pagamento está previsto para o dia 29 de maio, mesma data final para entrega do documento à Receita Federal.

Além da ordem de envio, alguns critérios aumentam a prioridade na fila de restituição. Entre eles estão o uso da declaração pré-preenchida e a opção por receber o valor via Pix.

Neste ano, a Receita diminuiu a quantidade de lotes de restituição e fará quatro pagamentos em vez de cinco. A data de consulta do primeiro lote ainda não foi divulgada, mas a lista de quem receberá a restituição deve ser publicada uma semana antes do pagamento. 

Confira o cronograma de restituições previsto:

– 1º lote: 29 de maio;

– 2º lote: 30 de junho;

– 3º lote: 31 de julho;

– 4º lote: 28 de agosto.

Com informações da Agência Brasil

Laudo da PRF aponta excesso de velocidade e falhas na sinalização em acidente com ônibus no Agreste

0
Laudo da PRF aponta excesso de velocidade e falhas na sinalização em acidente com ônibus no Agreste - Reprodução/Redes sociais

Com informações da TV Asa Branca

Excesso de velocidade foi a principal causa do acidente com ônibus na BR-423, em Saloá, no Agreste de Pernambuco, que deixou 17 mortos. O caso ocorreu em outubro de 2025. Um laudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que o veículo trafegava a cerca de 90 km/h na Serra dos Ventos, em um trecho de descida com curva acentuada onde a velocidade segura seria de 60 km/h. 

No laudo também consta que falhas na sinalização da rodovia e possível fadiga do motorista contribuíram para o sinistro. Para a TV Asa Branca, o chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF em Garanhuns, Luciano Holanda, declarou que, apesar do excesso de velocidade ter sido determinante para o acidente, as circunstâncias que levaram o motorista a dirigir acima do limite ainda estão em análise. 

“Esse documento não tem o objetivo de identificar os culpados e sim as causas do acidente. Após a conclusão da investigação da Polícia Civil, serão dadas as medidas necessárias”, disse.

O chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF ainda destacou que a não utilização de cintos de segurança pelos passageiros também é considerada no documento. A maioria dos cintos estava embutida nos bancos e não houve orientação sobre o uso. No momento do acidente, vários ocupantes foram arremessados dentro e para fora do veículo.

Sobre o acidente

Em 17 de outubro de 2025, o ônibus seguia pela Serra dos Ventos, no km 127 da BR-423, quando saiu da pista e atingiu rochas às margens da rodovia, por volta das 19h40, na zona rural de Saloá, no Agreste. O  motorista até chegou a retornar à pista, mas colidiu com um barranco de areia e o veículo tombou. 

O ônibus foi fretado por uma empresa de Brumado, na Bahia, e transportava passageiros que tinham ido fazer compras no Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe. As autoridades apontam que havia pelo menos 40 pessoas no veículo, número superior ao registrado no contrato de fretamento. A suspeita é de que passageiros tenham embarcado ao longo do trajeto. Cinco pessoas foram arremessadas antes mesmo do tombamento.

Curto-circuito provoca incêndio na ETE João Bezerra, na Zona Sul do Recife 

0
Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio atingiu a Escola Técnica Estadual (ETE) João Bezerra, localizada no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que foi acionado e enviou três viaturas para a ocorrência, as chamas já foram controladas. 

Procurada pela reportagem da CBN Recife, a Secretaria Estadual de Educação informou que o incêndio foi provocado por um curto-circuito em uma das salas de aula. Ainda segundo a pasta, nenhum estudante ficou ferido. Um funcionário de 29 anos inalou fumaça e foi atendido no local pelo Corpo de Bombeiros, mas optou por não ser encaminhado à uma unidade hospitalar. Por causa do ocorrido, as atividades escolares desta terça-feira foram suspensas.

De acordo com o CBMPE, a edificação foi foi deixada em segurança sob responsabilidade da gestão escolar, e a Neoenergia foi acionada para apoio técnico.

Anvisa autoriza produção nacional de vacina contra chikungunya

0
Butantã/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Instituto Butantan a fabricar a vacina contra a chikungunya. O imunizante, batizado de Butantan-Chik, é indicado para pessoas de 18 a 59 anos. 

Agora, a vacina, que já havia sido aprovada pela agência reguladora desde abril de 2025, será produzida no Brasil. Com isso, o imunizante poderá ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ao menos 4 mil voluntários, entre 18 e 65 anos, receberam o imunizante nos Estados Unidos e foram avaliados. Segundo os resultados publicados na revista de saúde The Lancet, em 2023, 98,9% dos participantes produziram anticorpos neutralizantes. As reações provocaram efeitos adversos leves e moderados, como dor de cabeça, dor no corpo, fadiga e febre.

Em fevereiro deste ano, o imunizante começou a ser aplicado no SUS em municípios que registraram grande incidência da doença, a partir de uma estratégia piloto do Ministério da Saúde. Além do Brasil, a vacina também foi aprovada no Canadá, na Europa e no Reino Unido.

Com informações da Agência Brasil

Apac alerta para possibilidade de inundação de rios em Jaboatão dos Guararapes, na RMR

0
Reprodução/TV Globo

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) alertou para a possibilidade de inundação do Rio Jaboatão e do Rio Duas Unas, ambos localizados em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. 

De acordo com a Apac, os rios atingiram o alerta na manhã desta terça-feira (5). Em caso de emergência, a população que mora próximo aos rios deve acionar a Defesa Civil de Jaboatão pelo 0800 281 2099 ou a Defesa Civil de Pernambuco pelo 199.

Pernambuco atualiza balanço e número de desabrigados e desalojados diminui para 2,2 mil

0
Barreira após deslizamento em Passarinho, no Recife - Reprodução/TV Globo

O número de desabrigados e desalojados em razão das chuvas caiu em Pernambuco para 2.282 pessoas, segundo novo balanço divulgado pelo governo estadual. Ao total, são 1.150 desabrigados e 1.732 desalojados. Na segunda-feira (5), eram 9.540 atingidos, diminuindo 7.258 pessoas de um dia para o outro. Desde a última quinta-feira (30), o estado soma seis mortes, nas cidades de Recife, Olinda e São Lourenço da Mata.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC) aponta que 8.809 itens de ajuda humanitária já foram distribuídos aos municípis afetados, entre colchões, lençois, kits de higiene, de higiene e água. No sábado (2), a governadora Raquel Lyra (PSD) assinou um decreto declarando situação de emergência em 27 cidades.

Após visita do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a Pernambuco, nesta segunda-feira (5), 22 cidades tiveram a situação reconhecida. No domingo (5), Timbaúba, na Mata Norte, já havia sido contemplada com o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, permitindo o repasse de R$ 1,18 milhões à cidade. 

Até então, ficaram de fora da conta os municípios de Araçoiaba, Ipojuca e Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR); e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. Depois da reunião, o ministro Waldez Góes disse que os governos devem atuar para fortalecer as medidas de prevenção aos impactos historicamente provocados pelas chuvas.

“Tem situações que passam por vários órgãos, sobretudo o Ministério das Cidades, também pelo Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, e isso será fruto de reuniões mais aprofundadas lá em Brasília. A governadora terá uma reunião comigo, com o ministro das Cidades, com a ministra Miriam (da Casa Civil), entrando em mais detalhamento”, pontuou.

Nesta terça-feira (5), a governadora Raquel Lyra (PSD) está em Brasília para se reunir com ministros do governo federal. O montante solicitado por Pernambuco para mitigar os impactos das chuvas, além da recuperação de escolas, construção de barragens, habitações e obras de contenção de encostas e macrodrenagem, é de R$ 6,3 bilhões. Via Medida Provisória, o presidente Lula fez a liberação de R$ 305 milhões para os municípios atingidos pela chuva em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Sul.

Prefeitura do Recife renova estágio de atenção após chuva provocar novos transtornos na cidade

0
Chuva no Recife - Foto: CBN Recife

A Prefeitura do Recife renovou o estágio de atenção por conta do acumulado de chuva que atingiu a cidade durante a madrugada. A combinação de chuva com a maré alta causou pontos de alagamento na cidade, como nas avenidas Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira, Dr. José Rufino, Caxangá, Maurício de Nassau e Norte.

A prefeitura também recomenda à população que, se estiver em área de risco, busque um local seguro. A tendência é de que as chuvas diminuam nas próximas horas, e o acumulado segue sendo monitorado pelo Centro de Operações do Recife. Em caso de necessidade, a Defesa Civil da capital pernambucana pode ser acionada pelo telefone 0800.081.3400.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nas últimas 12h, Recife foi a terceira cidade onde mais choveu no estado, com 79,12 mm ficando atrás apenas do Cabo de Santo Agostinho (87,75 mm) e de São Lourenço da Mata (85,6 mm). Após ter atingido o pico de 2,11m, a maré chega ao ponto mais baixo às 12:02, atingindo 0,51m. Já às 18h12 ela volta a atingir o ponto máximo, com 1,95m.

Aulas suspensas

E em razão das chuvas e dos transtornos provocados, afetando a locomoção da comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) suspenderam as atividades presenciais nesta terça-feira (5).

Cabo de Santo Agostinho, na RMR, registra maior acumulado de chuvas nas últimas 24h

0
Apac alerta para continuidade das chuvas na RMR, Mata Norte e Mata Sul. Foto: Marcelle Reis/CBN Recife
Apac alerta para continuidade das chuvas na RMR, Mata Norte e Mata Sul. Foto: Marcelle Reis/CBN Recife

Nas últimas 24h, o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, foi a cidade onde mais choveu em Pernambuco. No total, o município já acumula mais de 90,12 mm. O levantamento é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que também apontou outros municípios da Região Metropolitana que registraram volumes elevados de chuva neste período.

Em São Lourenço da Mata, por exemplo, o acumulado supera os 85,8 mm. Em seguida está a capital, Recife, com mais de 81,78 mm. Em Tamandaré, choveu mais de 72,4 mm. E em Jaboatão dos Guararapes o volume registrado passa dos 72 mm.

Ainda de acordo com a Apac, a previsão do tempo para esta terça-feira (5) é de pancadas de chuva moderada e pontualmente forte na Mata Norte, Região Metropolitana, Mata Sul e em Fernando de Noronha.

Governo federal reconhece situação de ermegência em Pernambuco e na Paraíva, após chuvas

0
Divulgação MIDR

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve na Paraíba e também em Pernambuco com o objetivo de reforçar a assistência federal aos municípios impactados pelos temporais recentes.

Em publicação nas redes sociais, o ministro afirmou que a missão atende a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visando agilizar o suporte às populações atingidas.

No domingo (3), a Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência nas cidades de Timbaúba (PE) e Bayeux (PB), que vêm sofrendo com as fortes chuvas desde a última sexta-feira (1º). As portarias oficiais ainda serão publicadas no Diário Oficial da União pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Além disso, foi aprovado o plano de trabalho de Timbaúba, garantindo o repasse de R$ 1,18 milhão para ações emergenciais de defesa civil — etapa necessária para que municípios tenham acesso a recursos federais em situações de desastre.

Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra decretou situação de emergência em 27 municípios no sábado (2). Entre os mais afetados estão Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Igarassu, Paulista, Camaragibe, Limoeiro e Glória do Goitá.

Na Paraíba, o governador Lucas Ribeiro decretou estado de calamidade pública no domingo (3), diante do volume elevado de chuvas registrado no estado.

Desde o fim de semana, equipes da Defesa Civil Nacional atuam de forma integrada com órgãos estaduais e municipais, realizando ações de resposta, levantamento de danos e assistência às vítimas.

De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil de Pernambuco, divulgado na noite de domingo, 9.540 pessoas ficaram fora de casa entre sexta-feira e domingo. Deste total, 1.632 estão desabrigadas e dependem de abrigos públicos, enquanto 7.908 estão desalojadas, acolhidas por familiares ou amigos.

Até o momento, foram confirmadas seis mortes em decorrência das chuvas. Um novo levantamento deve ser divulgado em breve.

O governo de Pernambuco também mobilizou equipes e maquinário para ações de reconstrução e escoamento da água em cidades da Região Metropolitana e da Zona da Mata Norte, com destaque para Goiana, Olinda, Timbaúba, Vicência, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. A expectativa é ampliar os trabalhos para outros municípios, incluindo Moreno.

Segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, mais de 4,4 mil itens de ajuda humanitária já foram distribuídos às populações afetadas.