Escute ao Vivo
Início Site Página 76

Metrô do Recife terá funcionamento normal no domingo de Dia das Mães

0
Reprodução/CBTU
Reprodução/CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife informou que o sistema metroviário da capital pernambucana funcionará normalmente no próximo domingo (10), em razão do Dia das Mães. A operação ocorrerá das 5h às 23h, com o objetivo de garantir maior mobilidade para a população durante uma das datas mais movimentadas do comércio.

De acordo com a CBTU, a medida busca atender ao aumento na circulação de pessoas, tanto para compras quanto para encontros familiares. Com o funcionamento regular, a expectativa é facilitar o deslocamento dos usuários e contribuir para a organização do fluxo de passageiros ao longo do dia.

Nova lei endurece penas para furtos, roubos e crimes digitais no Brasil

0
Fernando Frazão Agência Brasil

Entrou em vigor a lei que aumenta as punições para crimes como furto, roubo, receptação, estelionato e delitos virtuais, incluindo golpes praticados pela internet. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Com a nova legislação, as penas de reclusão passam a ser mais severas. O crime de furto, por exemplo, agora prevê prisão de um a seis anos, ampliando o limite anterior de até quatro anos. No caso de furto de celular, a pena passa a variar de quatro a dez anos, deixando de ser enquadrado como furto simples.

Já o furto cometido por meios eletrônicos poderá resultar em até dez anos de reclusão. Para crimes de roubo com resultado morte, a pena mínima foi elevada de 20 para 24 anos.

O estelionato passa a ter pena de um a cinco anos de prisão, além de multa. A receptação de produtos roubados também teve aumento, com punição de dois a seis anos de reclusão e multa, antes fixada entre um e quatro anos.

A lei ainda altera a penalidade para quem interromper serviços de comunicação, como telefônico, telegráfico ou radiotelegráfico. Nesses casos, a punição deixa de ser detenção de um a três anos e passa a ser reclusão de dois a quatro anos.

Outro ponto importante é o agravamento das penas em situações específicas: os crimes terão punição dobrada quando cometidos durante calamidade pública ou quando envolverem roubo ou destruição de equipamentos instalados em torres de telecomunicações.

Fiocruz abre 20 mil vagas em curso gratuito sobre apostas e saúde mental

0
Joédson Alves/Agência Brasil
Joédson Alves/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, está com inscrições abertas até o dia 2 de junho para o curso gratuito “Jogos de Aposta: Cuidado na Rede de Atenção Psicossocial”. A iniciativa pretende qualificar profissionais da saúde para enfrentar os impactos do crescimento das apostas online, conhecidas como bets, no país.

Voltado a trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Primária, o curso será oferecido na modalidade a distância, com carga horária de 45 horas e oferta total de 20 mil vagas em todo o Brasil. A formação surge em um contexto de expansão das plataformas de apostas digitais, que têm ampliado sua presença no cotidiano da população e gerado preocupações no campo da saúde pública.

Dividido em quatro módulos, o conteúdo aborda desde o contexto histórico dos jogos de aposta até estratégias de prevenção e intervenções psicossociais. Segundo a Fiocruz, o objetivo é desenvolver competências como a identificação de comportamentos de risco, o acolhimento de famílias e a construção de projetos terapêuticos. Os participantes que concluírem o curso receberão certificado digital gratuito, emitido automaticamente pela plataforma.

Fundaj recebe doações para vítimas das chuvas no Recife até quarta

0
Marina Meireles/G1
Marina Meireles/G1

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) está recebendo doações para ajudar famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Recife durante o feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio. A ação segue até esta quarta-feira (6) e busca atender pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas em decorrência de alagamentos e deslizamentos, muitas delas atualmente em abrigos públicos ou casas de familiares.

Os pontos de coleta funcionam das 8h às 17h nos três campi da instituição na capital pernambucana: no Derby, no Campus Ulysses Pernambucano (Rua Henrique Dias, 609); em Casa Forte, no Campus Gilberto Freyre (Avenida 17 de Agosto, 2187); e em Apipucos, no Campus Anísio Teixeira (Avenida Dois Irmãos, 92).

Entre os itens mais necessários estão água mineral lacrada, devido à urgência de acesso à água potável nos abrigos, e alimentos não perecíveis com longa durabilidade. A recomendação é doar produtos como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, óleo, café, enlatados e biscoitos, desde que estejam devidamente embalados e próprios para armazenamento prolongado.

Governo de Pernambuco abre seleção emergencial para gestão do Hospital Central de Paulista

0
Google Street View/Reprodução
Google Street View/Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco abriu um chamamento público emergencial para contratar uma Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão do Hospital Central de Paulista (HCP), na Região Metropolitana do Recife. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado e prevê um valor máximo de R$ 65,9 milhões para a operacionalização da unidade, que funcionará 24 horas por dia.

O processo de disputa entre as entidades interessadas ocorrerá entre às 8h do dia 5 e as 8h do dia 8 de maio de 2026, por meio da plataforma digital do governo estadual. O edital e o termo de referência, com as exigências técnicas e critérios de habilitação, estão disponíveis no portal oficial de compras públicas. A recomendação é que os participantes apresentem previamente toda a documentação exigida para agilizar a análise.

Localizado no bairro de Vila Torres Galvão, em Paulista, o hospital foi estruturado para atuar como unidade de retaguarda ao Hospital da Restauração, no Recife. A unidade conta com 259 leitos distribuídos entre enfermarias e apartamentos, além de serviços de urgência, centro cirúrgico com cinco salas, UTIs e áreas de internação organizadas em três blocos.

Níveis dos rios recuam, mas previsão indica retorno das chuvas em Pernambuco

0
Mavian Barbosa G1

Os rios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata apresentam estabilidade e tendência de queda nos níveis, após mais de 24 horas sem registros de chuva. A atualização foi divulgada nesta segunda-feira (4) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) por meio das redes sociais.

Apesar da melhora momentânea, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, também nesta segunda (4), um alerta de perigo para o Recife e outros 59 municípios do estado.

O aviso indica possibilidade de acumulado significativo de chuvas a partir desta terça-feira (5) na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste. Entre os principais riscos estão volumes de precipitação entre 50 e 100 milímetros por dia, podendo provocar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

A Apac também divulgou a previsão para os próximos dias da semana, destacando maior intensidade das chuvas na terça-feira. Segundo o órgão, a precipitação deve ser moderada, com acumulado de até 50 mm, na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.

No arquipélago de Fernando de Noronha, a previsão aponta chuva de intensidade moderada a forte, podendo alcançar até 100 mm. Já no Agreste, a expectativa é de chuva fraca a moderada, com volumes de até 30 mm, enquanto no Sertão não há previsão de chuva.

Para a quarta (6) e quinta-feira (7), a tendência é de chuvas fracas a moderadas em grande parte do estado, com intensidade moderada em Fernando de Noronha.

Na sexta-feira (8), a Apac alerta para a possibilidade de chuvas mais intensas, especialmente nas áreas próximas ao litoral pernambucano.

Operação do Dia do Trabalho registra 3 mortes e 50 feridos nas rodovias federais de Pernambuco

0
Divulgação/PRF
Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou três mortes e 50 pessoas feridas durante a Operação Dia do Trabalho 2026, realizada entre a sexta-feira (30) e o domingo (3), nas rodovias federais de Pernambuco. Apesar do número de acidentes ter sido ligeiramente maior em comparação ao ano anterior, houve redução no total de óbitos. Ao todo, foram contabilizados 41 sinistros, contra 40 em 2025, que teve um dia a mais de operação, e seis mortes.

Durante os quatro dias de ações intensificadas, a PRF fiscalizou 2.955 veículos e 3.792 pessoas, emitindo 1.693 autuações por infrações diversas. Entre as irregularidades mais recorrentes estão o excesso de velocidade, com 197 registros por radar, e as ultrapassagens indevidas, que resultaram em 171 autuações. Também foram notificadas infrações como a falta do uso do cinto de segurança, transitar pelo acostamento e ausência de capacete. No combate à embriaguez ao volante, foram realizados 2.411 testes de bafômetro, com 29 autuações e três motoristas detidos.

O acidente com maior número de vítimas ocorreu na BR-408, em Tracunhaém, na Mata Norte, envolvendo uma colisão entre uma Kombi e um carro, que deixou dez pessoas feridas, sendo uma em estado grave. Além da fiscalização, a PRF atuou no monitoramento de pontos de alagamento e no apoio a motoristas durante as fortes chuvas. As ações também incluíram o resgate aeromédico de uma vítima no Agreste e operações de combate ao crime, que resultaram na recuperação de veículos, apreensão de armas e na detenção de 14 pessoas por delitos como exploração sexual, receptação e crimes ambientais.

Novo programa de renegociação de dívidas é lançado pelo governo federal

0
Fabio Rodrigues-Pozzebom Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a medida provisória que institui a nova versão do Desenrola Brasil, iniciativa voltada à renegociação de dívidas para pessoas com renda de até cinco salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 8.105. A proposta permite a negociação de débitos como cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.

A reformulação do programa anterior busca reduzir o impacto das dívidas no orçamento familiar, com foco principalmente naquelas de juros elevados.

As informações detalhadas sobre o novo Desenrola Brasil foram divulgadas em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, conduzida pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, com a participação do presidente.

Para aderir ao programa, os consumidores endividados devem acessar os canais oficiais de bancos e operadoras de cartão de crédito. A ação terá duração de 90 dias em todo o país.

Entre as medidas previstas estão descontos que variam de 30% a 90% sobre os valores devidos, além da possibilidade de utilizar até R$ 1 mil ou 20% do saldo do FGTS para quitar dívidas. Também será disponibilizado um novo crédito para pagamento de débitos contratados até 31 de janeiro de 2026, desde que estejam em atraso entre 90 dias e 2 anos. A taxa de juros máxima será de 1,99% ao mês, com prazo de até 48 meses para pagamento.

Após os descontos, o valor máximo da dívida renegociada será de R$ 15 mil por pessoa em cada instituição financeira, com garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO).

O programa ainda contempla a renegociação de débitos de estudantes vinculados ao Fies, além de dívidas de micro e pequenas empresas e de agricultores familiares.

Outro ponto previsto é o bloqueio, por um período de um ano, do acesso dos participantes a plataformas de apostas online.

Queda de avião de pequeno porte deixa dois mortos e três feridos em Belo Horizonte

0
Reprodução Mídias Sociais

Morreram o piloto e o copiloto de um avião de pequeno porte que bateu contra um prédio e caiu em Belo Horizonte. Informações iniciais apontam que a aeronave apresentou problema, quando o piloto tentou voltar para o aeroporto da Pampulha, de onde decolou. Outras três pessoas que estavam na aeronave ficaram gravemente feridas. Equipes do Corpo de Bombeiros confirmaram que não houve vítimas no prédio atingido e que a defesa civil vai avaliar a estrutura.

O piloto chegou a comunicar um problema. Segundo o registro da aeronave na ANAC, o avião particular estava regular. Foi fabricado em 1979 e comprado pelo atual dono em 2023. A data de validade do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade erá válido até abril de 2027.

A cada dois mortos no trânsito do Recife em 2025, um era motociclista, aponta CTTU

0
A cada dois mortos no trânsito do Recife em 2025, um era motociclista, aponta CTTU - Paulo Pinto/Agência Brasil

Em meio às ações de conscientização do Maio Amarelo, movimento internacional para a redução de mortes e lesões no trânsito, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) divulga, nesta segunda-feira (4), dados preliminares das ocorrências registradas na capital pernambucana em 2025. Entre eles, a confirmação de uma realidade vista diariamente nas ruas e avenidas da cidade: o número de motociclistas mortos só faz crescer.

No Recife, foram contabilizadas 140 mortes no trânsito em 2025 – uma redução geral de 4,8% em relação a 2024. Porém, o aumento em relação a motociclistas foi de 11%, com o índice representando cerca de 56% do total. Significa dizer que, a cada duas mortes no trânsito da capital, uma teve um motociclista como vítima.

Os dados também evidenciam perfis de maior vulnerabilidade. Os principais afetados são homens (84%) entre 20 e 40 anos (60%), faixa etária considerada economicamente ativa. Já o índice de vítimas fatais entre pedestres registrou uma queda de 25%. A consolidação dos números permite que a CTTU consiga encontrar as melhores estratégias para combater os principais fatores de risco no trânsito.

Velocidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade segue como a responsável por mais da metade das mortes no trânsito. No Recife, um estudo feito pela Johns Hopkins University mostrou que um em cada três motociclistas costuma estar acima do limite nas ruas e avenidas da capital.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que os dados mostram a necessidade de intensificar ações educativas e de fiscalização, principalmente para os usuários mais vulneráveis.

“O Maio Amarelo representa uma oportunidade estratégica para intensificarmos o diálogo com a população, promovendo uma mudança de comportamento necessária para fortalecer as ações de segurança e consolidar iniciativas que, acima de tudo, salvam vidas”, destaca.

Maio Amarelo

Ao longo do mês, a CTTU realiza uma série de ações voltadas à segurança viária, como o lançamento de novos projetos na área, campanhas educativas, formação de novas turmas do programa Piloto Seguro para treinamento de motociclistas e a intensificação da fiscalização em pontos críticos da cidade. “As iniciativas buscam conscientizar a população e promover mudanças de comportamento, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos”, reforça o órgão.