Escute ao Vivo
Início Site Página 80

Rio Capibaribe atinge cota de alerta e deixa cidades do Grande Recife em atenção

0
Os municípios de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife devem permanecer em estado de atenção. Foto: Reprodução/APAC
Os municípios de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife devem permanecer em estado de atenção. Foto: Reprodução/APAC

Devido às fortes chuvas que atingem Pernambuco nas últimas 24 horas, o Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, atingiu, nesta sexta-feira (1º), a cota de alerta, com possibilidade de inundação, segundo o monitoramento hidrológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).

Ainda de acordo com o aviso, os municípios de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife devem permanecer em estado de atenção para essa eventualidade.

A APAC e a Defesa Civil permanecem monitorando a situação e podem modificar o aviso, caso necessário. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, ela pode ser acionada pelos números 199 ou 3181-2490.

APAC renova aviso de chuvas e coloca Pernambuco em estágio de atenção

0

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso de chuvas e colocou Pernambuco em estado de alerta. A medida se dá devido à intensificação do sistema conhecido como Zona de Convergência Intertropical (Zcit) no estado.

As regiões mais afetadas, segundo a previsão, são a Zona da Mata Norte e a Região Metropolitana do Recife, com chuvas moderadas a forte nesta sexta (1º) e ao longo deste sábado (2). A Mata Sul e o Agreste tem previsão de chuvas moderadas a pontualmente fortes.

A população deve seguir as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, acionar o órgão do seu município.

Na capital pernambucana, o Centro de Operações do Recife (COP) divulgou que a cidade entrou em estágio de atenção. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil e acionar o órgão em caso de ocorrências.

Também foi anunciada a abertura do Centro Social Bidu Krause, no Curado, e do Abrigo Emergencial do Cajueiro para as pessoas afetadas pelas chuvas e que precisam se abrigar em local seguro.

Rio Capibaribe Mirim atinge cota de inundação e afeta Itambé e Goiana, na Mata Norte

0

O Rio Capibaribe Mirim que fica em Itambé atingiu a cota de inundação devido às chuvas que atingem Pernambuco nas últimas 24 horas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Com isso, o município e ainda a cidade de Goiana, na Mata Norte do estado, já estão sendo afetados com o extravasamento do rio. Em Vicência, também na Mata Norte, o Rio Siriji atingiu a cota de alerta. Ainda segundo a Apac, os demais rios no estado seguem, até o momento, em situação de normalidade.

Tanto a Apac quanto a Defesa Civil seguem monitorando os efeitos da chuva na região. A população deve estar atenta as orientações dos órgãos estaduais e municipais nas duas cidades. A previsão da Apac é de continuidade de chuvas moderadas a fortes ao longo desta sexta-feira (1º).

Recife entra em estágio de mobilização devido às chuvas; vias já estão alagadas na cidade

0

O Recife entrou em estágio de mobilização no início da manhã desta sexta-feira (1º), devido às chuvas que atingem o estado nas últimas 24 horas.

Segundo a prefeitura da capital pernambucana, equipes já estão de prontidão reforçando o monitoramento da cidade. Já há registro de vias alagadas, como a Avenida Mascarenhas de Morais, no Ipsep, e a Avenida Domingos Ferreira, na entrada do Pina.

A prefeitura orienta que a população deve estar atenta aos alertas do Centro de Operações do Recife (COP) e siga as orientações da Defesa Civil. Em caso de necessidade, as pessoas devem acionar o órgão pelo número 0800.081.3400.

Timbaúba, na Mata Norte, decreta situação de emergência devido às chuvas

0

A Prefeitura de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, declarou situação de emergência no município devido às chuvas que atingem o estado. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade registra 88,9 mm de acumulado de chuvas no início da manhã desta sexta-feira (1º).

Segundo a prefeitura, a medida, que tem validade inicial de 30 dias, é uma resposta direta ao volume extraordinário de chuvas que atingiu a região desde a madrugada de terça-feira (28), e que tem afetado tanto áreas urbanas quanto rurais da cidade, especialmente os bairros situados próximos a rios e riachos. Segundo o documento oficial, decreto nº 19/2026, há danos estruturais em estradas e pontes, avarias em residências e prédios comerciais e interrupção do tráfego em vias públicas, além de prejuízos financeiros aos setores públicos e privados.

Ainda segundo a gestão municipal, desde o início das ocorrências, equipes da Prefeitura, Defesa Civil e demais secretarias municipais seguem mobilizadas, realizando monitoramento constante das áreas de risco, atendimento às demandas da população e dando suporte às famílias que precisaram deixar suas residências. Em caso de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil do município pelo telefone (81) 99178-4111.

Goiana é a cidade com maior acumulado de chuvas nas últimas 24h, segundo a APAC

0

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou as cidades com os maiores acumulados de chuva nas últimas 24h, sendo Goiana, na Zona da Mata Norte, a mais atingida, registrando 154,6 mm.

Em seguida está Condado, com 114,2 mm, e Itaquitinga, com 107,6 mm. Na RMR, Igarassu tem 106,9 mm de acumulado de chuvas e Itambé 102,4 mm.

No início da manhã desta sexta-feira (1º), a Apac atualizou o alerta de chuvas para a Mata Norte, a Mata Sul, a RMR e também para Fernando de Noronha. As regiões entraram em estado de alerta.

Recife apresenta nova versão do Conecta com foco em inclusão e personalização

0
Lucas Arruda CBN Recife

A Prefeitura do Recife anunciou a mais recente atualização do Conecta Recife, principal plataforma digital de serviços públicos da capital pernambucana. Batizada de Novo Conecta, a iniciativa representa um avanço importante no processo de transformação digital da cidade, trazendo uma interface mais moderna, padronizada e inclusiva.

O sistema foi desenvolvido para garantir maior acessibilidade, contemplando recursos voltados para pessoas surdas, atípicas e não alfabetizadas, além de oferecer uma experiência mais integrada aos usuários. O lançamento ocorreu no Auditório Rios, Pontes e Overdrives, no Porto Digital, no Bairro do Recife, com a presença de autoridades como o prefeito Victor Marques, o secretário municipal de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, o deputado federal Pedro Campos e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

De acordo com o prefeito, a plataforma passou por um processo de hiperpersonalização, reunindo mais de 900 serviços digitais organizados conforme o perfil e as necessidades de cada cidadão. A proposta, segundo ele, foi colocar o usuário no centro da estratégia, destacando os serviços mais utilizados e facilitando o acesso de forma prática e eficiente.

PRF recupera carga roubada de cosméticos após perseguição na BR-232

0
Divulgação PRF-PE

Uma carga de cosméticos roubada foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O veículo que transportava os produtos havia sido tomado de assalto no último dia 27 de abril, na capital pernambucana.

Durante uma fiscalização na rodovia, agentes da PRF deram ordem de parada ao motorista de uma caminhonete, que desobedeceu e tentou fugir em alta velocidade. Na tentativa de escapar, ele colidiu com outros veículos antes de parar no acostamento.

Três suspeitos que estavam no veículo abandonaram a caminhonete e fugiram a pé em direção a uma comunidade próxima à rodovia. Apesar das buscas realizadas pela polícia, eles não foram localizados.

No interior do veículo, os agentes encontraram 40 caixas de cosméticos e produtos de perfumaria roubados, além de um revólver calibre 38 carregado.

A carga recuperada, a caminhonete e a arma foram encaminhadas ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), que ficará responsável pela investigação do caso.

Delegacia da Macaxeira será demolida e terá atendimentos transferidos para Apipucos durante obras

0
Reprodução/Google Street View
Reprodução/Google Street View

A Delegacia da Macaxeira, localizada na Zona Norte do Recife, será demolida para dar lugar a um novo prédio, como parte do plano de modernização das unidades da Polícia Civil de Pernambuco. Durante o período de obras, que tem início previsto para o dia 11 de maio de 2026, os atendimentos serão transferidos temporariamente para a 5ª Delegacia Seccional de Apipucos (5ª DESEC), onde a população deverá buscar serviços como registro de ocorrências.

A nova estrutura será construída no mesmo local e contará com ambientes mais adequados às atividades policiais, incluindo cela de custódia, salas de investigação e reconhecimento, cartório e uma sala lilás, voltada ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência. A iniciativa integra o plano do Governo de Pernambuco que prevê a construção de 25 novas delegacias em todo o Estado, com foco na melhoria das condições de trabalho dos servidores e na qualidade do atendimento ao público.

A expectativa é de que a nova delegacia seja concluída em até cinco meses. Até lá, a orientação é que os moradores da região procurem a unidade provisória em Apipucos para atendimento.

Falta de diagnóstico e atendimento ao autismo gera longa espera em Pernambuco, segundo TCE

0
Reprodução TV Globo

Em 57 municípios de Pernambuco, mais de 66 mil pessoas aguardam por consultas com profissionais capacitados para diagnosticar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dados são de um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aponta a fila para diagnóstico como um dos principais desafios enfrentados no estado.

O estudo também revela que houve avanços tímidos na estrutura de atendimento e suporte às pessoas com TEA nos municípios pernambucanos. Entre eles, apenas Moreno, no Grande Recife, apresentou piora nos indicadores.

No panorama geral, 58 municípios apresentam nível baixo de atendimento, 93 estão em nível muito baixo e 27 enfrentam situação crítica. Apenas Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, alcançou nível alto de assistência às pessoas com autismo.

De acordo com o TCE, o atendimento em Moreno piorou nos últimos dois anos, passando de nível baixo para muito baixo — sendo o único município da Região Metropolitana a registrar retrocesso.

Entre os principais entraves estão a ausência de protocolos para identificar sinais precoces do autismo em crianças e a falta de diretrizes claras para os profissionais de saúde. Além disso, grande parte das cidades não desenvolve planos terapêuticos individualizados.

Procurada, a Secretaria de Saúde de Moreno informou que, em outubro de 2023, inaugurou a Clínica da Criança, voltada ao atendimento especializado de famílias. A unidade realiza diversos atendimentos e conta com equipe multiprofissional, incluindo fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

A gestão municipal afirmou ainda que estuda ampliar a estrutura da clínica e contratar novos profissionais, mas destaca a escassez de especialistas disponíveis no mercado. Também informou que oferece transporte para pacientes que precisam realizar tratamento em outras cidades e reconheceu o aumento crescente da demanda, especialmente na área do autismo.