Escute ao Vivo
Início Site Página 81

Delegacia da Macaxeira será demolida e terá atendimentos transferidos para Apipucos durante obras

0
Reprodução/Google Street View
Reprodução/Google Street View

A Delegacia da Macaxeira, localizada na Zona Norte do Recife, será demolida para dar lugar a um novo prédio, como parte do plano de modernização das unidades da Polícia Civil de Pernambuco. Durante o período de obras, que tem início previsto para o dia 11 de maio de 2026, os atendimentos serão transferidos temporariamente para a 5ª Delegacia Seccional de Apipucos (5ª DESEC), onde a população deverá buscar serviços como registro de ocorrências.

A nova estrutura será construída no mesmo local e contará com ambientes mais adequados às atividades policiais, incluindo cela de custódia, salas de investigação e reconhecimento, cartório e uma sala lilás, voltada ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência. A iniciativa integra o plano do Governo de Pernambuco que prevê a construção de 25 novas delegacias em todo o Estado, com foco na melhoria das condições de trabalho dos servidores e na qualidade do atendimento ao público.

A expectativa é de que a nova delegacia seja concluída em até cinco meses. Até lá, a orientação é que os moradores da região procurem a unidade provisória em Apipucos para atendimento.

Falta de diagnóstico e atendimento ao autismo gera longa espera em Pernambuco, segundo TCE

0
Reprodução TV Globo

Em 57 municípios de Pernambuco, mais de 66 mil pessoas aguardam por consultas com profissionais capacitados para diagnosticar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dados são de um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aponta a fila para diagnóstico como um dos principais desafios enfrentados no estado.

O estudo também revela que houve avanços tímidos na estrutura de atendimento e suporte às pessoas com TEA nos municípios pernambucanos. Entre eles, apenas Moreno, no Grande Recife, apresentou piora nos indicadores.

No panorama geral, 58 municípios apresentam nível baixo de atendimento, 93 estão em nível muito baixo e 27 enfrentam situação crítica. Apenas Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, alcançou nível alto de assistência às pessoas com autismo.

De acordo com o TCE, o atendimento em Moreno piorou nos últimos dois anos, passando de nível baixo para muito baixo — sendo o único município da Região Metropolitana a registrar retrocesso.

Entre os principais entraves estão a ausência de protocolos para identificar sinais precoces do autismo em crianças e a falta de diretrizes claras para os profissionais de saúde. Além disso, grande parte das cidades não desenvolve planos terapêuticos individualizados.

Procurada, a Secretaria de Saúde de Moreno informou que, em outubro de 2023, inaugurou a Clínica da Criança, voltada ao atendimento especializado de famílias. A unidade realiza diversos atendimentos e conta com equipe multiprofissional, incluindo fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

A gestão municipal afirmou ainda que estuda ampliar a estrutura da clínica e contratar novos profissionais, mas destaca a escassez de especialistas disponíveis no mercado. Também informou que oferece transporte para pacientes que precisam realizar tratamento em outras cidades e reconheceu o aumento crescente da demanda, especialmente na área do autismo.

Prêmio da Música de Pernambuco celebra artistas e fortalece a cultura do estado em sua 17ª edição

0
CBN Recife
CBN Recife

O Prêmio da Música de Pernambuco chega à sua 17ª edição reafirmando o compromisso de valorizar a cadeia produtiva cultural do estado. Com mais de 200 inscritos de diversos municípios, a premiação reúne artistas distribuídos em 24 categorias, que contemplam EPs, álbuns, singles, shows e videoclipes. Ao todo, 132 artistas, entre nomes da capital e do interior, concorrem ao reconhecimento em uma das principais iniciativas voltadas à música pernambucana.

A programação inclui apresentações especiais de artistas que já se destacaram em edições anteriores, como Nanda Rocha, Roger Ricco e Tânia Alves, além de outros convidados. A cerimônia também presta homenagem a nomes consagrados da cultura local, como Irah Caldeira, Flávio Leandro, Rogério Rangel e Getúlio Cavalcanti, reconhecendo suas trajetórias e contribuições para a música nordestina.

Outro destaque é a entrega do prêmio Valores Nordestinos a Vicente Jorge Espíndola, sócio-fundador do Grupo Asa Branca, (que a CBN Recife, CBN Caruaru, TV Asa Branca, Rádio MIX Recife, CNF e CNF PE fazem parte), em reconhecimento ao seu papel no incentivo à cultura por meio do sistema de comunicação que integra. Para o idealizador do evento, George Luiz, a premiação mantém seu propósito de enaltecer talentos e fortalecer a identidade cultural pernambucana, ao mesmo tempo em que celebra figuras que contribuem para a preservação e difusão da música no estado.

Transporte gratuito incentiva doação de sangue em Pernambuco

0
Reprodução TV Globo

O Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) estabeleceu uma parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) para oferecer transporte gratuito e exclusivo a doadores.

A campanha Hemovida tem como objetivo fortalecer os estoques de sangue do hemocentro. A iniciativa é voltada para grupos a partir de 15 pessoas que desejam agendar uma visita à sede do Hemope, localizada no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. A ação abrange os 14 municípios atendidos pelo CTM na Região Metropolitana, incentivando empresas a mobilizarem seus colaboradores em grupos entre 15 e 20 participantes para doações previamente agendadas.

Para participar, é necessário preencher um formulário disponível no site (granderecife.pe.gov.br/servicos/hemovida) da campanha, informando dados como nome da empresa, CNPJ, responsável pela solicitação, número de participantes, além da data e horário desejados e telefone para contato. A inscrição deve ser feita com pelo menos sete dias úteis de antecedência. Após análise, a equipe do Hemope confirma o agendamento por e-mail ou telefone.

Com a data definida, o transporte até o Hemope será disponibilizado pelo CTM de forma exclusiva para o grupo.

O Setor de Captação de Doadores pode esclarecer dúvidas pelos telefones: (81) 98894-7932, (81) 3182-4648 e (81) 3182-4780.

Requisitos para doação de sangue no Hemope:
– Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada legível);
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter dormido bem na noite anterior;
– Não estar em jejum;
– Evitar consumo de álcool nas 12 horas anteriores;
– Ter entre 18 e 60 anos;
– Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente antes dessa idade;
– Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal e apresentar documento de identidade.

Mulher morre em incêndio no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife

0
Reprodução/Redes sociais

Uma idosa de 84 anos morreu em um incêndio no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, na manhã desta quinta-feira (30). Na ocasião, o Corpo de  Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado e realizou o combate às chamas e a varredura na área atingida. 

A ocorrência, que contou com três viaturas dos Bombeiros,  já foi finalizada, mas a causa do incêndio ainda não foi divulgada. A reportagem da CBN Recife entrou em contato com a Polícia Civil para saber sobre as investigações do incidente e do óbito, mas a corporação afirmou que ainda não foi oficialmente acionada. A Defesa Civil do município já está no local, realizou o isolamento da áerea, e avalia se há riscos para os imóveis vizinhos.

Recife apresenta planejamento para a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027

0
Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

A prefeitura do Recife apresentou o planejamento do muninicípio para receber a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027, que acontece em junho e julho do próximo ano e terá a capital pernambucana como uma das sedes. As informações foram divulgadas durante reunião de trabalho na Arena de Pernambuco.

Entre as principais atribuições da gestão municipal para a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027 está a organização do Fifa Fan Fest, evento musical que acontecerá no Cais da Alfândega, com público total estimado em 200 mil pessoas. Outras vias próximas, como Vigário Tenório, Arrecifes e Aluízio Periquito, além das pontes, também serão usados como apoio ao Fifa Fan Fest.

O Comitê Gestor Municipal da Copa está inserido no Centro de Operações do Recife (COP) e reúne 14 secretarias e órgãos envolvidos com o evento.

Corpo de Bombeiros apura denúncia de sêmen em cantil de aluna do curso de formação

0
Academia de Bombeiros Militar dos Guararapes - Reprodução/Maps

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) instaurou um procedimento administrativo para investigar uma denúncia feita por uma aluna do curso de formação de praças que identificou que o cantil utilizado por ela para beber água estava com uma substância semelhante a sêmen. O caso ocorreu no início de abril, na Academia de Bombeiros Militar dos Guararapes, no bairro do Curado IV, em Jaboatão, no Grande Recife – e foi confirmado à CBN Recife pela corporação. 

Segundo a denúncia, pouco antes de começar a instrução de Armamento, Munição e Tiro, a aluna deixou o cantil em uma mureta – algo tratado como recorrente. Quando retornou para pegar o material, percebeu que não estava no lugar que tinha deixado. E assim que ingeriu a substância, notou o gosto estranho. Ao abrir o cantil, ela identificou não ser água, mas sim um líquido gelatinoso e esbranquiçado. 

Outros colegas de turma chegaram a visualizar o cantil, que foi preservado pela aluna com a substância e entregue às autoridades para realização das investigações. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), todas as medidas foram adotadas para esclarecer as circunstâncias da ocorrência, desde que se tomou conhecimento sobre o caso.

“A instituição ressalta que não compactua com quaisquer condutas incompatíveis com os princípios éticos e disciplinares que regem a Corporação, não refletindo o perfil dos seus integrantes”, pontuou o Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com o CBMPE, caso sejam constatadas as irregularidades, “os envolvidos serão responsabilizados nas formas cabíveis”.

A reportagem da CBN Recife também procurou a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) para se pronunciar sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Confira a nota completa do Corpo de Bombeiros

“O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) informa que, desde que tomou conhecimento sobre o fato, adotou as medidas para esclarecer as circunstâncias da ocorrência.

A instituição ressalta que não compactua com quaisquer condutas incompatíveis com os princípios éticos e disciplinares que regem a Corporação, não refletindo o perfil dos seus integrantes.

O CBMPE reforça que, caso sejam constatadas irregularidades, os envolvidos serão responsabilizados nas formas cabíveis, reafirmando seu compromisso com a disciplina, o respeito e a transparência”.

Pernambuco amplia rede de acolhimento com Salas Lilás em delegacias do estado

0
Divulgação/SDS

O governo de Pernambuco implantou Salas Lilás nos órgãos operativos de segurança do estado. São espaços reservados, sigilosos e estruturados para garantir escuta qualificada e acolhimento desde o primeiro contato.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), no Grande Recife, os espaços estão disponíveis nas delegacias de Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Porto de Galinhas. 

No interior, a cobertura está presente em duas frentes: pela Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter 1), que abrange a Zona da Mata e o Agreste, com unidades em Vicência, Tracunhaém, Gravatá, Cupira, Agrestina, Vertente do Lério, Limoeiro, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama; e pela Diretoria Integrada do Interior 2 (Dinter 2), no Sertão, com espaços em Serra Talhada, Araripina, Ouricuri, Bodocó, Trindade, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Buíque.

Mulheres que estiverem em situação de violência podem acionar o atendimento pelo telefone 190. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 181 e 0800.081.5001, com garantia de sigilo. A Ouvidoria Estadual da Mulher atende pelo 0800.281.8187, e os canais digitais do Governo de Pernambuco também estão disponíveis para orientação e suporte. O 197 Mulher funciona como uma plataforma virtual de acolhimento e orientação que busca ampliar o acesso das vítimas aos serviços de proteção. A Ouvidoria Estadual da Mulher também oferece atendimento especializado pelo número 0800.281.8187. Além disso, é possível registrar denúncias pelos sites www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br e www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria/fale-conosco

CPRH intima Aeroporto do Recife após sinais de vazamento de óleo no Ipsep

0
CPRH intima Aeroporto do Recife após sinais de vazamento de óleo no Ipsep - Divulgação/CPRH

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) intimou o Aeroporto Internacional do Recife a apresentar um relatório com as ações tomadas após moradores da Rua Tenente Portela, no bairro do Ipsep, na Zona Sul, indicarem que houve um novo vazamento de óleo de aviação em um canal que passa pela localidade. O prazo máximo para entrega dos resultados é a próxima quinta-feira (7). 

Em novembro de 2025, os moradores denunciaram que o suposto vazamento no canal teria causado a morte de diversos animais, como cágados e peixes, além de gerar mau cheiro. Em novembro de 2025, moradores  apontaram que o suposto vazamento no canal teria causado a morte de diversos animais, como cágados e peixes, além de gerar mau cheiro. À época, a Aena Brasil, que administra o aeroporto, confirmou que foi identificada a presença de combustível de aviação na rede de águas pluviais e que estava investigando o caso. 

CPRH intima Aeroporto do Recife após sinais de vazamento de óleo no Ipsep – Divulgação/CPRH

Passados cinco meses, uma equipe de fiscalização da CPRH vistoriou novamente a área, nesta quarta-feira (29). Os agentes identificaram leve odor, mas não foi encontrada a presença de óleo no local. Eles também foram até o Aeroporto para verificar a possibilidade de algum vestígio de óleo, o que também não foi constatado. 

“Tanto no canal como no Aeroporto foi verificado material de contenção, mas os locais não estavam com sinais de óleo. Diante disso, a CPRH emitiu uma intimação para que o Aeroporto apresente, no prazo de até oito dias corridos, um relatório das ações tomadas diante do fato,” declarou a chefe do setor de Fiscalização Industrial e de Emergência da CPRH, Graça Cruz. 

Multa

Com relação ao vazamento registrado em novembro, a CPRH autuou a Aena Brasil em R$ 500 mil e a Rayzen Combustíveis em R$ 250 mil, no início deste ano. As multas foram aplicadas após a conclusão do processo de análise e avaliação de materiais e de documentação. Como a Aena recorreu da autuação, o processo está em julgamento.

“O Auto de Infração da Aena teve como motivo o lançamento de querosene de aviação nas galerias de águas pluviais durante vários dias, com vazamento do produto para o Canal da Malária, o que causou poluição hídrica e desconforto para a população do entorno. No caso da Rayzen, fornecedora de combustível para as aeronaves do Aeroporto, o auto a define como corresponsável pelo lançamento nas galerias de águas pluviais no pátio do aeroporto”, explicou a CPRH.

O que diz a Aena Brasil

A reportagem da CBN Recife procurou a Aena Brasil, que administra o Aeroporto do Recife. Por meio de nota, a concessionária informou que ao identificar o escape de combustível de um caminhão de uma empresa de abastecimento, ativou o plano de contenção do material, com a instalação de mantasa absorventes no local afetado. O aeroporto comunicou a ocorrência para a CPRH e à empresa que gere o fornecimento de combustíveis. 

Ainda segundo a Aena Brasil, a empresa em questão deve apresentar mais informações sobre o que aconteceu, além das medidas mitigadoras necessárias. 

Ação policial na Praça do Derby, no Recife, termina com um homem morto e um ferido

0
Praça do Derby - Reprodução/Google Maps

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) investiga a morte de uma pessoa em situação de rua, por arma de fogo, na Praça do Derby, na região central do Recife, em meio a uma ação policial. O homem tem a identidade desconhecida. Na ocorrência, outro homem, de 47 anos, ficou ferido e foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR). O caso ocorreu no último domingo (27). 

Procurada pela reportagem da CBN Recife, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) disse que a corporação foi acionada para intervir em uma ocorrência de “desordem em via pública”. Durante a atuação, os policiais teriam sido vítimas de agressões, o que levou ao “uso de medida defensiva para conter a situação”. Inclusive, uma das pessoas tentou pegar a arma de um dos agentes, de acordo com a corporação. A PM ainda pontuou que ambas as vítimas foram socorridas. 

Os policiais envolvidos foram ouvidos na 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH), onde o caso foi registrado como “lesão corporal decorrente de intervenção policial”. As investigações foram iniciadas pela PCPE e seguem em andamento.

Em paralelo à investigação conduzida pela Polícia Civil, um procedimento administrativo foi aberto pela PM para analisar a conduta dos policiais na ocorrência. A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) também acompanha o caso a partir de um procedimento preliminar.