Escute ao Vivo
Início Site Página 83

Governo assina contrato para concessão parcial dos serviços da Compesa

0
Governo assina contrato para concessão parcial dos serviços da Compesa - Lucas Arruda/CBN Recife

O contrato de concessão dos serviços de saneamento de 151 municípios da Região Metropolitana do Recife, do Agreste e de parte do Sertão de Pernambuco foi assinado nesta quarta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, pela governadora Raquel Lyra (PSD) e por representantes da BASA Saneamento Ambiental S.A. A concessionária fica responsável pelo esgotamento sanitário e a distribuição de água nessas cidades, o que antes era feito pela Compesa.

Somente para o Lote 2, contemplado na assinatura, o investimento é de cerca de R$ 17,4 bilhões. E dada a meta de cumprir o Marco Regulatório do Saneamento até 2033, universalizando o acesso da população à água e esgoto tratado, a governadora Raquel Lyra (PSD) classificou o ato como um dos mais importantes da história de Pernambuco.

“É sobre permitirmos que a desde a população que vive nos morros da Região Metropolitana até aqueles que vivem nas cidades mais distantes, e que nunca foram enxergadas pela Compesa, do ponto de vista estratégico, tenham vez e investimento acontecendo. Esses recursos, somados, vamoz usa-los para poder garantir que as obras aconteçam”, comentou. Raquel chegou a citar obras como as adutora do Oeste e do Araripe.

Raquel Lyra (PSD), Priscila Krause (UB) e Miguel Coelho (UB) – Foto: Lucas Arruda/CBN Recife

A BASA Saneamento Ambiental S.A foi a empresa vencedora do leilão para concessão dos serviços de água e esgoto em Pernambuco. Para ter o direito de iniciar as operações, um pagamento de R$ 4 bilhões foi firmado em contrato com o Estado. Dessa quantia, ficou determinado o repasse de R$ 1,3 bilhão para os municípios, com R$ 770 milhões destinados já na assinatura do contrato. O ato foi feito simbolicamente pela governadora Raquel Lyra (PSD) na abertura do Congresso Pernambucano de Municípios, na última segunda (27). 

A governadora pontuou que as cidades são livres para destinar o recurso recebido, no entanto, o ideal seria que as interveções focassem em obras de infraestrutura que conduzam o estado a atingir o Marco Regulatório do Saneamento até 2033, garantindo 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

“Decidimos juntos, dentro das microrregiões, chancelado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, para que os municípis investissem prioritariamente em recursos hídricos. É importante que possam fazê-lo com obras acessórias, que possam garantir a drenagem do calçamento, a perfuração do poço; da forma que entender o prefeito, porque ele que sabe mais das coisas na sua cidade do que nós”, pontuou.

No início de abril, o governo do estado já havia assinado o contrato com a Vita Sertão, concessionária que ficará responsável pelos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios, que formam a microrregião do Sertão. Para universalização do saneamento em todo estado, o investimento necessário é de cerca de R$ 35 bilhões.

Advogada arrasta homem em capô de carro ao tentar fugir de cumprimento judicial em Caruaru

0
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Uma advogada foi flagrada por câmeras de segurança arrastando um homem no capô de um carro no bairro do Salgado, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu enquanto um oficial de justiça e um fiel depositário cumpriam um mandado de busca e apreensão do veículo. As vítimas foram identificadas por Marcones Alves Feliciano, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e Rodolfo Morais de Gusmão, o fiel depositário que acompanhava o servidor público. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, os dois homens sofreram ferimentos leves e abalo psicológico, e um inquérito foi instaurado para apurar os fatos.

De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE), o servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco e o fiel depositário se identificaram formalmente e informaram à advogada sobre a ordem judicial. A mulher teria se afastado sob o pretexto de realizar uma ligação e, em seguida, tentou fugir com o veículo, atingindo um dos homens, que acabou subindo no capô para se proteger. Imagens mostram o carro em alta velocidade sendo acompanhado por uma viatura policial que passava pelo local no momento da ocorrência.

Em nota, a advogada Fernanda Ferreira de Souza afirmou que não foi notificada previamente sobre a ordem judicial e alegou ter acreditado estar diante de uma tentativa de assalto, dizendo que os envolvidos não se identificaram como agentes públicos, e ainda que em nenhum momento esteve foragida ou tentou se ocultar. A defesa disse ainda que “ao engatar marcha ré, o indivíduo pulou no capô do veículo”, não tendo o servidor sido atropelado pela advogada. Por sua vez, o Tribunal de Justiça de Pernambuco reforçou que acompanha o caso e destacou que os fatos serão analisados pelas instâncias competentes, garantindo o devido processo legal. Até o momento, a advogada não foi localizada, e a polícia segue com as investigações.

MPF denuncia 10 pessoas por fraude em concurso da Polícia Federal de 2025

0
Polícia Federal/Divulgação
Polícia Federal/Divulgação

O Ministério Público Federal denunciou dez pessoas suspeitas de integrar um esquema de fraude no concurso da Polícia Federal de 2025. A ação penal, baseada nas Operações Última Fase e Concorrência Simulada, apontam que o grupo atuava de forma estruturada e coordenada, com divisão de funções e núcleos operacionais nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Segundo a denúncia, a organização criminosa utilizava métodos sofisticados para fraudar certames públicos. O esquema incluía a captação de candidatos interessados, a infiltração de pessoas para fotografar as provas e o envio das imagens em tempo real a especialistas, responsáveis pela resolução das questões. Em seguida, os gabaritos eram repassados aos beneficiários mediante pagamento de altos valores, podendo ultrapassar R$ 280 mil por candidato, definidos com base no salário inicial do cargo.

No caso específico do concurso realizado em 27 de julho de 2025, a investigação identificou fraude direcionada ao cargo de delegado da Polícia Federal. Um dos denunciados, com ligação direta ao grupo, teria sido beneficiado pelo esquema. Entre as provas reunidas estão movimentações financeiras consideradas atípicas e trocas de mensagens que indicam a participação dos envolvidos.

Os denunciados foram classificados conforme suas funções, incluindo gestores, intermediários, executores da coleta de provas e responsáveis pela resolução das questões. Eles respondem por crimes como organização criminosa, fraude em certame público, lavagem de dinheiro, corrupção, falsidade documental e embaraço à investigação. O MPF também informou que pedirá a revogação dos acordos de colaboração premiada de dois investigados, sob alegação de descumprimento dos termos e continuidade das atividades ilícitas.

PRF intensifica fiscalização nas rodovias de Pernambuco durante feriado prolongado

0
Divulgação PRF-PE

Com a chegada de mais um feriado prolongado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, à meia-noite desta quinta-feira (30), a Operação Dia do Trabalho 2026 nas rodovias federais de Pernambuco. As ações seguem até o domingo (3) e têm como principal objetivo reduzir a violência no trânsito, garantindo mais segurança e fluidez para motoristas e passageiros.

Durante o período, o policiamento será reforçado em pontos estratégicos das estradas. A expectativa é de aumento no fluxo de veículos, especialmente na BR-101 Norte e Sul, para quem segue em direção ao litoral. Já a BR-232, principal ligação entre a capital e o interior, também deve registrar maior movimento, assim como as BRs 428 e 407, que dão acesso ao Sertão.

A fiscalização será intensificada para coibir infrações como excesso de velocidade, direção sob efeito de álcool, uso irregular de motocicletas e ultrapassagens perigosas. Além disso, a PRF também reforçará o combate à criminalidade nas rodovias, com ações voltadas à prevenção de assaltos, recuperação de veículos roubados, apreensão de armas ilegais e enfrentamento ao tráfico de drogas.

Um dos principais pontos de atenção neste ano são as colisões traseiras, que lideram o número de ocorrências nas rodovias federais do estado e podem provocar engavetamentos. Para evitar esse tipo de acidente, a recomendação é manter distância segura entre os veículos, respeitar os limites de velocidade e dirigir com atenção redobrada.

Uma orientação prática é a chamada “regra dos quatro segundos”: o motorista deve escolher um ponto fixo na via, como uma placa ou poste, e iniciar a contagem quando o veículo à frente passar por ele. Se chegar ao mesmo ponto antes de completar quatro segundos, é sinal de que a distância precisa ser aumentada.

Dados recentes reforçam a preocupação: em 2025, foram registrados mais de 300 acidentes desse tipo, com centenas de feridos e mortes. Apenas nos primeiros meses de 2026, dezenas de ocorrências já foram contabilizadas.

Para uma viagem mais segura, a PRF orienta os motoristas a revisar as condições do veículo, verificar a documentação obrigatória, utilizar o cinto de segurança, respeitar a sinalização e nunca dirigir após consumir bebida alcoólica. Em situações de emergência, o telefone 191 está disponível para atendimento.

Cine PE comemora 30 anos com sessões gratuitas e homenagem a Cláudia Abreu

0
Reprodução G1

O Cine PE chega à sua 30ª edição e será realizado entre os dias 1º e 7 de junho, no Recife, com uma programação gratuita voltada aos amantes do cinema. As exibições competitivas acontecem no Cinema do Teatro do Parque, localizado no Centro da cidade, enquanto as sessões não competitivas serão realizadas no Cinema São Luiz, também na mesma região.

Nesta edição, o festival presta homenagem à atriz Cláudia Abreu, reconhecida por sua trajetória no cinema, teatro e televisão. Ela será agraciada com o troféu Calunga, criado pela artista plástica Juliana Notari, que também é concedido aos vencedores das mostras de curtas e longas-metragens.

Os ingressos poderão ser retirados diariamente na bilheteria do Cinema do Teatro do Parque, a partir das 17h, ou antecipadamente pela plataforma Sympla, sempre respeitando a capacidade dos espaços.

A abertura do festival contará com a exibição do longa “Doutor Monstro”, dirigido por Marcos Jorge. O filme acompanha uma promotora, interpretada por Taís Araújo, que enfrenta um caso violento e tenta evitar a absolvição de um médico acusado de feminicídio, papel de Marat Descartes. A trama é inspirada em um caso real.

Além das sessões e das mostras competitivas, o Cine PE também oferecerá atividades paralelas, como lançamento de livro e debates sobre cinema, ampliando o diálogo com o público e profissionais da área.

Confira a programação completa:

Dia 1º de junho
Abertura oficial do Cine PE 2026
Homenagem aos 30 anos do Cine PE
Exibição de documentário sobre a trajetória do festival
Mostra competitiva de longas
Exibição de “Doutor Monstro” (PR/SP), ficção, direção: Marcos Jorge, 111’

Dia 2 de junho
Entrevistas coletivas (às 9h e 10h30, no Novotel Recife Marina: Rua Santa Rita, Pier 46, São José – Recife)
Mostras de filmes, às 19h
Mostra competitiva de curtas pernambucanos
“Os Ursos e Nós” (PE), doc, 17’
“Velha Roupa Colorida” (PE), ficção, 18’
Mostra competitiva de curtas nacionais
“Mercado Central” (MA), ficção, 17’
“Os Arcos Dourados de Olinda” (PE), doc, 22’
Mostra competitiva de longas
“Buenosaires” (PE), doc, 70’

Dia 3 de junho
Entrevistas coletivas (às 9h, no Novotel Recife Marina: Rua Santa Rita, Pier 46, São José – Recife)
Mostras de filmes, às 19h
Mostra competitiva de curtas pernambucanos
“Magritte” (PE), ficção, 15’
Mostra competitiva de curtas nacionais
“TV Entreaberta” (MG), animação, 8’
“O Véu” (RS), ficção, 20’
Mostra competitiva de longas
“Resta Um” (RJ), ficção, 93’

Dia 4 de junho
Entrevistas coletivas (às 9h, no Novotel Recife Marina: Rua Santa Rita, Pier 46, São José – Recife)
Lançamento de livro, às 15h, no “Cine PE: Uma grande história feita de muitas” (obra comemorativa de autoria coletiva)
Mostras de filmes, às 19h
Homenagem: Baile Perfumado e O Cangaceiro
Mostra competitiva de curtas pernambucanos
“Salam” (PE), doc, 10’
Mostra competitiva de curtas nacionais
“Um Certo Cinema Brasileiro” (SE), 7’
“A Ascensão da Cigarra” (RO), 18’
Mostra competitiva de longas
“Mapas” (DF), ficção, 115’

Dia 5 de junho
Entrevistas coletivas (às 9h, no Novotel Recife Marina: Rua Santa Rita, Pier 46, São José – Recife)
Entrevistas com os homenageados, às 10h30
Papo de cinema: Os desafios profissionais da sétima arte (às 15h, no Auditório Capiba da Uninassau Graças: Rua Guilherme Pinto, 400, Graças – Recife)
Mostras de filmes, às 19h
Mostra hors concours
“Guardiões da Floresta” (PE), doc, 8’
Mostra competitiva de curtas pernambucanos
“Medo Monstro” (PE), animação, 10’
Mostra competitiva de curtas nacionais
“Via Sacra” (DF), 20’
“Da Aldeia à Universidade” (TO), 16’
Mostra competitiva de longas
“A Fabulosa Máquina do Tempo” (RJ), doc, 72’

Dia 6 de junho
Entrevistas coletivas (às 9h, no Novotel Recife Marina: Rua Santa Rita, Pier 46, São José – Recife)
Mostra Paralela: sessão matinê (às 15h, no Cinema São Luiz: Rua da Aurora, 175, Boa Vista – Recife)
“José Bezerra, Artista” (RJ), doc, 21’
“Normalidade” (SP), animação, 15’
“Caldeirão” (PI), doc, 20’
“O Pintor” (RS), ficção, 16’
“Espelho da Memória” (SP), ficção, 16’
“Roteiro para uma Fuga” (PE), ficção, 14’
Mostra de filmes, às 19h
Mostra competitiva de curtas pernambucanos
“A Física dos Invisíveis” (PE), doc, 18’
Mostra competitiva de curtas nacionais
“João-de-Barro” (MG), 18’
“Punhal” (RJ), 12’
Mostra competitiva de longas
“Onde Estamos Seguros” (SP), 105’

Dia 7 de junho
Entrevistas coletivas (às 9h, no Novotel Recife Marina: Rua Santa Rita, Pier 46, São José – Recife)
Mostra Paralela: sessão matinê (às 14h, no Cinema São Luiz: Rua da Aurora, 175, Boa Vista – Recife)
Mostra Sonoridade Pernambucana:
“Presente de Aniversário” (PE), doc, 18’
“Carnaval de Corpo e Alma” (PE), doc, 10’
“Festa Infinita” (PE), ficção, 25’
“Roda Gigante” (PE), doc, 21’
Mostra Performance do Oculto:
“Teia” (RJ), ficção, 16’
“Arrenêgo” (PE), doc, 75’
Homenagem: Gullane
Solenidade de encerramento, às 19h
Mostra hors concours
“O Cobrador de Fraque” (SP), ficção, 100’

Recife celebra o feriado do trabalhador com programação especial e mudanças nos serviços

0
Reprodução TV Globo

Comemorado em 1º de maio, o Dia do Trabalhador simboliza a luta histórica por melhores condições de trabalho e presta homenagem a homens e mulheres que impulsionam a economia e constroem o cotidiano das cidades. No Recife, a Prefeitura organizou uma programação especial que reúne cultura, lazer e entretenimento entre a sexta-feira (1º) e o domingo (3).

O Teatro do Parque será palco de apresentações musicais, com shows de Chico César e do espetáculo infantil “Cacau, Lulu e Manguebitinho”. Já no Paço do Frevo, o público poderá participar de um animado Arrastão do Frevo, com a Troça Carnavalesca Mista Dom Juan do Monte. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará na sexta e no domingo, incentivando atividades ao ar livre, enquanto o Parque da Tamarineira recebe a Orquestra Rockfônica, que mistura música erudita e cultura popular.

Durante o feriado, parques urbanos e áreas de convivência estarão abertos ao público, ampliando as opções de lazer na cidade. Também haverá roteiros gratuitos do projeto Olha! Recife, com inscrições online. Já o Parque de Esculturas Francisco Brennand terá funcionamento suspenso na sexta, retomando as atividades no fim de semana.

Em relação aos serviços, haverá alterações no funcionamento. Equipamentos culturais, com exceção do Paço do Frevo, estarão fechados. Serviços essenciais, especialmente na área de saúde, funcionarão em regime de plantão 24 horas, incluindo policlínicas, maternidades e hospitais da rede municipal e conveniada.

Outros atendimentos públicos, como assistência social, trânsito, Procon e unidades administrativas, terão funcionamento reduzido ou estarão temporariamente suspensos, com retomada prevista após o feriado. Já feiras livres e mercados públicos funcionarão em horário especial.

A população também poderá contar com iniciativas como o Praia sem Barreiras, que garante acessibilidade ao banho de mar, além de atividades voltadas para a pessoa idosa no Parque 60+.

Messias defende aprimorar STF e autocontenção em pautas polêmicas

0
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por Agência Brasil

O indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) Jorge Messias defendeu, em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, nesta quarta-feira (29), que é um dever do Supremo se aprimorar e exercer a autocontenção em pautas que dividem a sociedade. Declarando-se evangélico, Messias ainda defendeu o Estado laico:

“Precisamos, por sua importância, de que o STF se mantenha aberto permanentemente ao aperfeiçoamento. A percepção pública de que cortes supremas resistem à autocrítica e ao aperfeiçoamento institucional tende a pressionar a relação entre a jurisdição e a nossa democracia”, disse Messias em sua fala inicial à CCJ.

Para o indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma República, todo Poder deve se sujeitar a regras e contenções. A fala ocorre no contexto em que o STF discute um código de ética para disciplinar as atividades dos magistrados.

“Demandas da sociedade por transparência, prestação de contas, escrutínio público, não devem causar constrangimentos.”

Ele acrescentou que o aperfeiçoamento institucional do STF é capaz de neutralizar discursos autoritários que buscam enfraquecer o Judiciário.

“Portanto, é dever do Supremo aprimorar-se com lucidez institucional para permanecer pujante e respeitado, como o Brasil dele necessita. O Supremo deve convencer a sociedade de que dispõe de ferramentas efetivas de transparência e controle. A democracia começa pela ética dos nossos juízes.”

A sabatina de Jorge Messias tem 27 senadores inscritos para fazer perguntas ao indicado ao STF. Atual advogado-geral da União (AGU), Messias precisa dos votos de 41 dos 81 senadores para assumir a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Autocontenção do Supremo

Ainda no discurso inicial à CCJ, Jorge Messias defendeu a autocontenção do STF em operar mudanças que dividam a sociedade. Ele também defendeu que o tempo é importante para amadurecer agendas no debate democrático.

“Cortes constitucionais também se afirmam por suas virtudes passivas e devem ser cautelosas em operar mudanças divisivas que interfiram em desacordos morais razoáveis da nossa sociedade”, afirmou.

O STF vem sendo criticado por parlamentares por, supostamente, legislar em temas que seriam de competência do Parlamento. Julgamentos têm sido realizados sob a justificativa de que o Congresso não têm decidido sobre assuntos que a Constituição exige alguma regulamentação.

“O comportamento não expansionista confere legitimidade democrática às cortes e aplaca as críticas – tanto as justas quanto as injustas –, de politização da Justiça e de ativismo judicial. Nem ativismo, nem passivismo. A palavra é equilíbrio.”

Messias completou que o STF deve cumprir um papel “residual” nas políticas públicas. “Não como protagonista ou substituto dos gestores e legisladores, autocontido na restrição de direitos fundamentais”, concluiu.

Cristão no Estado laico

Ao final da sua apresentação na CCJ, Jorge Messias destacou que é um “servo de Deus”, e que ser evangélico é uma bênção, “não um ativo”, defendendo a laicidade do Estado.

“A minha identidade é evangélica. Todavia, o Estado constitucional é laico. Uma laicidade clara, mas colaborativa, que fomenta o diálogo construtivo entre o Estado e todas as religiões”, destacou o indicado ao Supremo.

Um Estado laico (ou secular) é aquele que é neutro em assuntos religiosos, não adotando uma religião oficial e separando as instituições políticas das religiosas

Messias acrescentou que a neutralidade estatal em relação à religião assegura a todos o exercício da fé. Disse ainda que juiz que coloca suas convicções religiosas acima da Constituição “não é juiz”.

“Firmado o respeito absoluto à laicidade, devo-lhe dizer, como servo de Deus, que os princípios cristãos me acompanham em qualquer jornada da minha vida. Tenho clareza que o Estado laico não interdita considerar a base ética cristã que cimenta a nossa Constituição. É possível interpretar a Constituição com fé e não pela fé”, explicou.

Messias finalizou a apresentação na CCJ destacando que não tem “tradição hereditária” no Judiciário, chegando onde chegou graças aos estudos e sua trajetória de vida.

“Sou nordestino, evangélico, filho da classe média brasileira, sem tradição hereditária no poder Judiciário. Chego aqui pelo estudo, pelo trabalho, pela minha família, pelos meus amigos e irmãos, pela fé em Deus. E, consequentemente, pela confiança da minha trajetória de vida. Uma vida de disciplina e humildade”, concluiu.

Polícia prende homem em Olinda em operação contra abuso sexual infantojuvenil

0
Delegado Ivaldo Pereira, Gestor DIRESP; Delegado Paulo Furtado, Gestor DPCA. Foto: Vitor Dutra/PCPE

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em Olinda, no Grande Recife, em meio a uma operação nacional de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Os agentes encontraram, no computador e no celular do suspeito, que estava em casa no momento da prisão, diversos materiais contendo pornografia infantil.

Em Pernambuco, a operação Escudo Digital foi deflagrada pelo Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), nesta terça-feira (28). O delegado Paulo Furtado, gestor da DPCA, contou que o suspeito não resistiu no momento da prisão. A Polícia investiga se ele, além de armazenar os conteúdos, também produzia.

“A gente prefere não adiantar informações sobre a relação dos alvos com crianças e adolescentes que foram captadas nos conteúdos. Muitas vezes, não há o contato, tão somente serve para satisfazer o desejo sexual de presenciar a nudez de uma criança ou adolescente (pedofilia). Mas tudo isso está sendo apurado para saber se há outros crimes diante da investigação”, declarou.

Na operação, os policiais também cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em residências nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Apesar de serem alvos distintos, a DPCA investiga de que forma eles podem estar relacionados.

“Existem alguns grupos em que as pessoas trocam essas imagens, compartilham, vendem, consomem. E o fato de existir o conteúdo armazenado em qualquer aparelho de dispositivo móvel, notebook, HD, já configura o crime previsto no Estatuto da Criança (e do Adolescente).

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o homem de 40 anos preso em flagrante já está à disposição da Justiça. Ele pode responder pelos crimes previstos nos artigos 141-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 218 C do Código Penal, todos relacionados à proteção infantojuvenil.

Polícia prende três pessoas após roubo de veículo de secretaria do Estado na BR-232

0
Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil prendeu três pessoas em flagrante após o roubo de uma viatura descaracterizada da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap). O veículo foi levado durante uma abordagem, na manhã desta terça-feira (28), na BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, próximo ao condomínio Alphaville. Imagens de segurança registraram a ação criminosa.

No vídeo, é possível ver quando um homem desce armado de uma caminhonete branca e tenta abrir a porta do motorista da viatura. A vítima deixa o veículo com as mãos para cima e sai correndo do local. Já o assaltante foge no carro da Seap. Um outro homem, que estava na caminhonete branca, também foge do local.

Após o início das investigações, a viatura foi encontrada no bairro de Água Fria, no Recife, e já estava com a placa modificada. No local, dois homens, um de 20 e outro de 25 anos, foram presos por receptação, clonagem e adulteração de veículo.

A polícia também prendeu uma mulher de 22 anos em Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes, que estava com um revólver calibre 38 usado no crime. Ela foi autuada por posse ilegal de arma de fogo e munições.

Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos na ação criminosa.

Timbaúba, na Mata Norte, tem 115 pessoas afetadas pelas chuvas

0

As chuvas que atingem a Mata Norte de Pernambuco desde o início da semana provocaram danos nas zonas rural e urbana de diversos municípios. Em Timbaúba, a 102 km do Recife, 115 pessoas foram diretamente afetadas, com 47 desalojados e 14 desabrigados, segundo a prefeitura. O Rio Tiuma, afluente do Rio Capibaribe-Mirim, ultrapassou dois metros em relação ao nível normal e transbordou, na zona rural. Já o Capibaribe-Mirim, que corta a cidade, atingiu a cota máxima.

Para a CBN Recife, a gestão municipal informou que todos os 14 desabrigados foram levados para um abrigo provisório. Um novo balanço será emitido ao fim da tarde desta quarta-feira (29).

Nas últimas 48h, segundo o portal de geomonitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade registrou o terceiro maior acumulado de chuva do estado, 97, 4mm, ficando atrás apenas de Goiana (116,4 mm) e Camutanga (110,4 mm), ambas cidades da Mata Norte. Em Caricé, distrito de Itambé, o Rio Capibaribe-Mirim atingiu a cota de inundação.

Ainda em Timbaúba, a prefeitura informou que a cidade permanece em estado de alerta, com todas as equipes mobilizadas para atender as ocorrências. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (81) 99178-4111.