Escute ao Vivo
Início Site Página 82

Programa federal ‘Mais Ciência na Escola’ é lançado no Recife

0
Divulgação/Ascom UPE

O programa federal “Mais Ciência na Escola — UPE na Escola” será lançado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta quinta-feira, no auditório da Faculdade de Direito de Pernambuco, a partir das 14h. A iniciativa leva laboratórios makers, bolsas e formação para estudantes e professores da rede pública.

De acordo com o governo federal, o programa é fruto de uma parceria entre o MCTI e o Ministério da Educação e já recebeu investimento de R$ 200 milhões em 2024 e 2025. Cerca de 2 mil escolas de todo o País foram beneficiadas.

Na cerimônia de lançamento, a ministra Luciana Santos ainda vai anunciar o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. O encontro é a principal ação nacional de popularização da ciência.

A realização da Rede Mais Ciência na Escola conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Serviço: Lançamento do Mais Ciência na Escola em Pernambuco
Data: quinta-feira (30)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Faculdade de Direito de Pernambuco — Avenida Sport Clube do Recife, 252, Madalena, Recife (PE)

Extensão dos conflitos no Oriente Médio faz Copom reduzir taxa básica de juros da economia

0
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,25 ponto percentual. Com isso, a taxa diminuiu de 14,75% para 14,50% ao ano, e segundo o Comitê, o novo corte se dá em meio à guerra no Oriente Médio, que gera pressão inflacionária ao redor do mundo.

A taxa básica de juros da economia é o principal instrumento do BC para tentar conter a inflação. No entanto, com a disparada do petróleo impulsionando o preço dos combustíveis no Brasil, há analistas que defendem uma parada no ciclo de corte dos juros.

O economista Sandro Prado explica que a queda da Selic tende a reduzir o custo do crédito no país, ainda que isso ocorra lentamente.

“Isso não vai acontecer de forma imediata, nem tão pouco proporcional, porque os juros bancários aqui no Brasil são estruturalmente muito altos, mas o movimento, pelo menos, começa. E com o tempo, empréstimos, financiamentos, créditos para pequenos negócios, eles vão ficando um pouco menos caros. Segundo, que isso estimula o consumo. Quando o crédito melhora, ainda que de forma lenta, as famílias vão conseguir reorganizar suas finanças e consumir mais. Esse aumento da demanda causa aquecimento no comércio, fortalecendo os serviços e gerando um efeito multiplicador na nossa economia”, pontua.

Diante do cenário, Sandro Prado também avalia que a queda na Selic impacta indiretamente na geração de empregos, mas um efeito direto pode ser sentido por quem está endividado.

“Com os juros mais baixos, facilita as renegociações e acaba reduzindo o custo das dívidas. Agora é preciso ter muita clareza que essa queda da Selic, lentamente, como está acontecendo, não resolve todos os problemas. A gente tem desafios relevantes, como é o caso da desigualdade no acesso ao crédito e os efeitos da inflação internacional com a guerra”, avaliou.

Desde janeiro, quando a taxa Selic estava em 15%, essa é a segunda redução do índice promovida pelo Copom.

Senado rejeita indicação de Messias para STF

0
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por Agência Brasil

Em uma decisão inédita, o plenário do Senado rejeitou nesta quarta-feira (29) a indicação de Jorge Messias para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 42 votos contrários e 34 favoráveis. 

Para que a indicação de Messias fosse aprovada eram necessários pelo menos 41 votos dos 81 senadores. Com a rejeição, a indicação foi arquivada.

Esta é a primeira vez em mais de 130 anos que o nome de um indicado a ministro do STF é rejeitado.

A votação da indicação de Jorge Messias durou pouco mais de sete minutos. Senadores da oposição comemoraram a derrota do governo, enquanto parlamentares da base governista estavam sem entender a situação.

O relator da aprovação de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Weverton Rocha (PDT-MA) chegou a dizer que a avaliação era de que Messias tivesse entre 45 e 48 votos pela sua aprovação.

Antes da votação, os senadores aprovaram indicações para vagas do Conselho Nacinal do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça. Também foram aprovadas as indicações de Margareth Rodrigues Costa, para ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de Tarcijany Linhares Aguiar Machado para o cargo de defensora pública-geral federal da Defensoria Pública da União.

Mais cedo, a CCJ, havia aprovado o nome de Messias para a o cargo de ministro da mais alta corte. Foram 16 votos favoráveis e 11 contrários

A sabatina do advogado-geral da União no colegiado teve início por volta das 09h. Pouco depois das 12h o painel de votação foi aberto. A votação foi encerrada perto das 18h. Durante a sabatina, Messias respondeu a perguntas de senadores da base governista e da oposição.

A indicação de Jorge Messias foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva há cerca de cinco meses, mas a mensagem oficial com a indicação (MSF 7/2026) só chegou ao Senado no início de abril.

Ele foi indicado pelo governo federal para assumir a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada da Corte e deixou o tribunal em outubro de 2025. 

Colisão frontal deixa motociclista morto na Estrada da Muribeca, em Jaboatão do Guararapes

0
Reprodução Mídias Sociais

Um motociclista de 37 anos morreu em um grave sinistro de trânsito após colidir com um veículo na PE-17, conhecida como Estrada da Muribeca, no bairro de Muribequinha, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

A colisão frontal aconteceu nas proximidades de uma distribuidora de carvão. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local.

De acordo com a Polícia Militar, equipes foram enviadas para atender à ocorrência. Em nota, a corporação informou que as viaturas isolaram a área até a chegada dos órgãos responsáveis e atuaram na organização e liberação do trânsito na rodovia.

Feira Morar Bem Recife movimenta mais de R$ 120 milhões e impulsiona acesso à casa própria

0
Divulgação Cehab-PE

Realizada entre os dias 23 e 26 de abril, no Recife, a Feira de Imóveis Morar Bem registrou um volume superior a R$ 120 milhões em negócios, consolidando-se como um importante incentivo ao acesso à moradia. O evento resultou na comercialização de mais de 500 imóveis, sendo a maioria viabilizada com o subsídio de R$ 20 mil oferecido pelo programa Morar Bem – Entrada Garantida, do Governo de Pernambuco.

Com cerca de cinco mil opções disponibilizadas por construtoras e imobiliárias, a feira ampliou as oportunidades para famílias interessadas na compra da casa própria. Ao todo, foram negociadas 555 unidades, das quais 510 contaram com o benefício do programa estadual, representando mais de R$ 106 milhões em operações.

Criado em 2023, o programa tem como foco atender famílias com renda de até dois salários mínimos, por meio de ações que incluem subsídios, regularização fundiária, retomada de obras e parcerias com o programa federal Minha Casa Minha Vida.

Na modalidade Entrada Garantida, o subsídio estadual de R$ 20 mil pode ser somado a benefícios federais, permitindo que o valor total chegue a até R$ 75 mil. Isso possibilita, em muitos casos, a aquisição do imóvel sem a necessidade de pagamento de entrada pelo comprador.

O programa também vem contribuindo para o aquecimento do mercado imobiliário em Pernambuco, estimulando a geração de empregos e movimentando bilhões de reais anualmente. Atualmente, centenas de empreendimentos estão cadastrados e aptos a atender às exigências da iniciativa.

Para participar, é necessário residir no estado, ter renda familiar de até dois salários mínimos, não possuir imóvel e atender aos critérios de financiamento estabelecidos. A proposta é ampliar o acesso à moradia digna e reduzir o déficit habitacional em todas as regiões pernambucanas.

Prazo final para regularizar título eleitoral se aproxima e atendimento pode ser feito online

0
Reprodução GSV

Faltando poucos dias para o encerramento do prazo de regularização eleitoral, eleitoras e eleitores têm até o dia 6 de maio para resolver pendências junto à Justiça Eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado para a organização das Eleições 2026, impedindo novos registros ou atualizações.

Quem já possui biometria cadastrada pode acessar diversos serviços de forma remota, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), ou pelo aplicativo e-Título. Entre as opções disponíveis estão a atualização de dados pessoais, mudança de domicílio eleitoral, emissão da segunda via do título e transferência temporária do local de votação.

A verificação do cadastro biométrico também pode ser feita online. No Autoatendimento Eleitoral, basta acessar a opção de consulta da situação eleitoral e informar os dados solicitados. Já no aplicativo e-Título, a presença da foto do eleitor indica que a biometria já foi registrada.

Para quem ainda não realizou o cadastramento biométrico, é necessário agendar atendimento presencial em postos ou centrais do TRE-PE, por meio do site do órgão. Novas vagas são disponibilizadas regularmente, especialmente às segundas e quintas-feiras.

Em caso de dúvidas, o atendimento pode ser feito pela assistente virtual Júlia ou pelo Disque Eleitor – (81) 3194-9400 -, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Além dos serviços principais, também é possível emitir certidões, justificar ausência em eleições anteriores e consultar locais de atendimento da Justiça Eleitoral. A orientação é não deixar para a última hora, evitando contratempos antes do fechamento do cadastro.

Olha! Recife oferece roteiros gratuitos de catamarã, ônibus, bike e a pé no início de maio

0
Sol Pulquério/PCR
Sol Pulquério/PCR

O projeto Olha! Recife inicia o mês de maio com uma programação diversificada de passeios gratuitos que convidam moradores e turistas a conhecer diferentes faces da capital pernambucana. Entre os dias 2 e 8 de maio, os roteiros incluem opções de catamarã, ônibus, bicicleta e caminhadas guiadas, passando por pontos históricos, culturais e ambientais da cidade, com inscrições abertas a partir do dia 30 de abril.

A programação começa no sábado (2), às 9h, com o passeio de catamarã “Recife e Suas Pontes”, que percorre os rios da cidade e destaca cartões-postais como o Marco Zero, o Parque de Esculturas Francisco Brennand e a Rua da Aurora. No mesmo horário, o roteiro de ônibus leva visitantes ao Jardim Botânico do Recife, com foco em educação ambiental e diversidade de espécies. Já no domingo (3), também às 9h, o passeio ciclístico “Recife Sertanejo” celebra a cultura nordestina, passando por locais como o Museu Cais do Sertão e a Praça Euclides da Cunha, enquanto o roteiro a pé “Esculturas de Ferro” explora obras artísticas espalhadas pelo centro.

A agenda segue na quarta-feira (6), às 14h, com o passeio “Muafro e Poetas Negros”, que destaca a presença negra na história e na cultura recifense. O encerramento ocorre na sexta-feira (8), às 9h30, com o tradicional Recife Walking Tour, que percorre o bairro do Recife Antigo e inclui pontos como a Rua do Bom Jesus, a Avenida Rio Branco e o Pátio de São Pedro, reforçando a proposta do projeto de valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

PROGRAMAÇÃO

Olha! Recife de Catamarã: Recife e Suas Pontes
Data: 02/05
Horário: 09h
Saída: Catamaran Tours

Olha! Recife de Ônibus – Jardim Botânico do Recife
Data: 02/05
Horário: 09h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife de Bike: Recife Sertanejo
Data: 03/05
Horário: 09h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé: Esculturas de Ferro
Data: 03/05
Horário: 09h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé: Muafro e Poetas Negros
Data: 06/05
Horário: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Recife Walking Tour (Olha! Recife a pé)
Data: 08/05
Horário: 09h30
Saída: Praça do Arsenal

Mulher fica ferida após tentativa de feminicídio em Jaboatão dos Guararapes

0
Reprodução/PCPE
Reprodução/PCPE

Uma mulher de 34 anos ficou ferida na cabeça após ser vítima de uma tentativa de feminicídio, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, um homem de 46 anos, que foi preso em flagrante no local da ocorrência.

O caso aconteceu em um condomínio na Rua Palhambu, no bairro de Dois Carneiros. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o suspeito teria atacado a mulher com golpes de faca e martelo. Moradores da localidade teriam agredido o homem antes da chegada dos policiais do 25º BPM. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas a vítima já havia sido socorrida por terceiros e levada à UPA de Lagoa Encantada.

Após receber atendimento médico, a mulher teve alta. Ela e o suspeito foram encaminhados à Delegacia da Mulher de Jaboatão dos Guararapes. Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso foi registrado como tentativa de feminicídio e está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O homem permanece à disposição da Justiça.

Adolescente esfaqueia o pai dentro de casa no Recife; polícia investiga possível ligação com desafio online

0
Reprodução/Google Street View
Reprodução/Google Street View

Um adolescente de 14 anos esfaqueou o próprio pai dentro de casa, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, em um caso registrado como ato infracional análogo à tentativa de homicídio. O crime aconteceu na noite do dia 22 de abril e foi confirmado pelas autoridades. O homem, de 43 anos, foi socorrido, atendido em hospital e já recebeu alta médica.

De acordo com a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender a ocorrência. A vítima foi encaminhada ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, onde passou por atendimento médico antes de ser liberada, após a alta, pai e filho foram conduzidos à Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), na Madalena.

Por se tratar de um menor de idade, os nomes dos envolvidos não foram divulgados, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O adolescente foi levado à delegacia especializada para a adoção das medidas cabíveis, enquanto o caso segue sob investigação da Polícia Civil de Pernambuco.

Uma das linhas investigativas aponta que o jovem pode ter sido influenciado por um suposto desafio do jogo online Roblox, que incluiria a prática do crime e, posteriormente, o incentivo ao suicídio. A suspeita levou à emissão de alertas por parte de autoridades sobre os riscos de interação em ambientes virtuais, especialmente entre crianças e adolescentes.

Governo assina contrato para concessão parcial dos serviços da Compesa

0
Governo assina contrato para concessão parcial dos serviços da Compesa - Lucas Arruda/CBN Recife

O contrato de concessão dos serviços de saneamento de 151 municípios da Região Metropolitana do Recife, do Agreste e de parte do Sertão de Pernambuco foi assinado nesta quarta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, pela governadora Raquel Lyra (PSD) e por representantes da BASA Saneamento Ambiental S.A. A concessionária fica responsável pelo esgotamento sanitário e a distribuição de água nessas cidades, o que antes era feito pela Compesa.

Somente para o Lote 2, contemplado na assinatura, o investimento é de cerca de R$ 17,4 bilhões. E dada a meta de cumprir o Marco Regulatório do Saneamento até 2033, universalizando o acesso da população à água e esgoto tratado, a governadora Raquel Lyra (PSD) classificou o ato como um dos mais importantes da história de Pernambuco.

“É sobre permitirmos que a desde a população que vive nos morros da Região Metropolitana até aqueles que vivem nas cidades mais distantes, e que nunca foram enxergadas pela Compesa, do ponto de vista estratégico, tenham vez e investimento acontecendo. Esses recursos, somados, vamoz usa-los para poder garantir que as obras aconteçam”, comentou. Raquel chegou a citar obras como as adutora do Oeste e do Araripe.

Raquel Lyra (PSD), Priscila Krause (UB) e Miguel Coelho (UB) – Foto: Lucas Arruda/CBN Recife

A BASA Saneamento Ambiental S.A foi a empresa vencedora do leilão para concessão dos serviços de água e esgoto em Pernambuco. Para ter o direito de iniciar as operações, um pagamento de R$ 4 bilhões foi firmado em contrato com o Estado. Dessa quantia, ficou determinado o repasse de R$ 1,3 bilhão para os municípios, com R$ 770 milhões destinados já na assinatura do contrato. O ato foi feito simbolicamente pela governadora Raquel Lyra (PSD) na abertura do Congresso Pernambucano de Municípios, na última segunda (27). 

A governadora pontuou que as cidades são livres para destinar o recurso recebido, no entanto, o ideal seria que as interveções focassem em obras de infraestrutura que conduzam o estado a atingir o Marco Regulatório do Saneamento até 2033, garantindo 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

“Decidimos juntos, dentro das microrregiões, chancelado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, para que os municípis investissem prioritariamente em recursos hídricos. É importante que possam fazê-lo com obras acessórias, que possam garantir a drenagem do calçamento, a perfuração do poço; da forma que entender o prefeito, porque ele que sabe mais das coisas na sua cidade do que nós”, pontuou.

No início de abril, o governo do estado já havia assinado o contrato com a Vita Sertão, concessionária que ficará responsável pelos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios, que formam a microrregião do Sertão. Para universalização do saneamento em todo estado, o investimento necessário é de cerca de R$ 35 bilhões.