O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo para acumulado de chuva em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Zona da Mata de Pernambuco. A classificação indica situação de perigo potencial e estará vigente até às 23h59 do domingo (21).
De acordo com o órgão, os volumes de chuva podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia durante o período do alerta. Embora o risco seja considerado baixo, existe possibilidade de ocorrência de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis.
Diante das condições meteorológicas previstas, o Inmet recomenda que a população evite sair durante períodos de chuva intensa, fique atenta a possíveis alterações em encostas, não utilize equipamentos eletrônicos conectados à rede elétrica e procure informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Até o momento da publicação, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) ainda não havia divulgado uma atualização da previsão para o fim de semana. Assim, permanece válida a estimativa que prevê chuvas de intensidade fraca a moderada, com acumulados entre 10 e 30 milímetros, para a Zona da Mata, o Agreste e a Região Metropolitana do Recife nesta sexta-feira (19).
Para o sábado (20), a previsão indica manutenção das precipitações, com destaque para a Região Metropolitana do Recife e a Mata Sul, onde a chuva poderá atingir intensidade moderada, variando entre 30 e 50 milímetros. Já no domingo (21), a tendência é de redução nos volumes, retornando ao padrão de chuva fraca a moderada.





