O Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, foi classificado como de alto risco de desabamento pela Defesa Civil da capital pernambucana. O imóvel está em estado de abandono desde o encerramento das atividades, há mais de cinco anos, e de acordo com o órgão municipal, pode desabar a qualquer momento.
Pertencente ao Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), o Teatro Valdemar de Oliveira foi inaugurado em 1971. Alvo constante de invasões, furtos e depredação desde o fechamento, há mais de cinco anos, o equipamento também foi atingido por um incêndio em 2024 – o que agravou as condições.
No mesmo ano, em uma vistoria, técnicos da Prefeitura do Recife identificaram estado de conservação precário do edifício, com a cobertura destruída e sem revestimento, além da presença de umidade, fissuras, ferragens expostas e desprendimentos de materiais. Por isso, foi classificado pela Defesa Civil como R3 (risco alto).
Também em visita ao local, servidores da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) indicaram a necessidade de recuperação das alvenarias, retirada de entulho, drenagem da água acumulada e isolamento da área – dado que o espaço é usado como moradia por pessoas em situação de rua. O Teatro Valdemar de Oliveira está em processo de tombamento pela fundação.
Ao g1, a Prefeitura do Recife disse que, no relatório produzido com as informações coletadas ao longo da vistoria, recomendou aos responsáveis pelo imóvel que realizem obras de recuperação, com acompanhamento de profissionais habilitados. O documento também foi encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que solicitou mais detalhes em um prazo de até 20 dias.
Saiba mais sobre a história do Teatro Valdemar de Oliveira
O Teatro Valdemar de Oliveira é reconhecido como uma referência da cena teatral em Pernambuco, tendo contribuído para a formação de inúmeros artistas. Inaugurado em 1971 com o nome de “Nosso Teatro”, para abrigar o Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), o equipamento cultural funcionou em sua estrutura original por nove anos.
Em 1980, o imóvel precisou ser fechado após ficar destruído por conta de um incêndio, sendo reingaurado, em 1982, já com o nome do seu fundador, o médico, escritor, ator e músico Valdemar de Oliveira.

Em 2016, o teatro foi novamente interditado para atender a recomendações do Corpo de Bombeiros, com a reabertura em 2018 marcada pela ampliação da acessibilidade.
Em 2020, a pandemia de Covid-19 provocou o último fechamento, e desde então, o equipamento cultural permanece em ruínas.






