Agricultores do Projeto Nilo Coelho reclamam de falta de apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco
Categoria tenta incluir perímetro irrigado no Programa de Aquisição de Alimento (PAA), coordenado pela instituição. Entre os motivos, estão a perda da safra por causa do coronavírus e retração do mercado

Foto: Divulgação
“Infelizmente nossa mercadoria saiu a R$1,10 kg; calculando as despesas, não deu para cobrir os gastos, muito menos ter lucro. Nossa esperança é que as coisas melhorem com a próxima safra que está pra sair, agora em maio”, relata a agricultora.
Como ela, outras famílias vão sobrevivendo com produção de subsistência enquanto esperam que as medidas emergenciais de socorro, anunciadas pelos governos e órgãos públicos, sejam executadas. O Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) acompanha de perto a crise enfrentada pela categoria, solicitando inclusive ajuda política e institucional, mas na maioria das vezes recebe resposta negativa para seu apelo.
No dia 23 de abril, a entidade enviou um ofício ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em que solicitava a inclusão dos agricultores familiares do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho no cadastro de produtores aptos para o fornecimento de produtos com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo o sindicato, a iniciativa ajudaria várias famílias “fortemente afetadas por essa pandemia”.
“A resposta do IPA foi a de que o público dele é outro, que fica no Porto de Palha, Muquém, Pedra Grande e Bebedouro, e que o recurso é pouco. Mas a Agricultura Familiar do Nilo Coelho não é feita por agricultores familiares, por acaso? O que os pequenos produtores precisam é vender suas frutas antes que percam mais uma safra”, reclama a presidente do Sintraf, Isália Damacena.
O IPA ainda indicou que poderá “inserir alguns agricultores” do perímetro no PAA, embora tal medida dependa da abertura de novos recursos orçamentários. De acordo com o órgão, existem outras modalidades de compras institucionais que os agricultores poderiam participar, e citou o futuro lançamento de editais da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e do governo do Estado.
“A categoria está precisando de socorro para agora, não para amanhã nem depois. O IPA cadastrou este ano mais 200 pessoas da área de sequeiro no PAA, só que não tem ninguém da área irrigada. Gostaríamos que as autoridades fossem mais sensíveis à crise que todos os agricultores estão enfrentando”, finaliza a sindicalista.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Estado confirma construção de novo campus da UPE em Caruaru, no Agreste
Terreno da obra possui cerca de 59 mil metros quadrados
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Pentecostes reúne fiéis no Geraldão com terço, louvor e missa solene; confira
Evento da Arquidiocese de Olinda e Recife deve atrair cerca de 10 mil pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Programa Jovens Defensores Populares inicia atividades em Pernambuco
No estado, o projeto acontece nas cidades do Recife e de Olinda
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Indicação para presidência da Adagro é adiada por falta de quórum na Alepe
Nome do médico veterinário Moshe Fernandes será votado apenas na próxima...
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Chuvas dos últimos dias ainda afetam o abastecimento de água em Pernambuco
Confira os abastecimentos de água comprometidos
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Incêndio: Defesa Civil mantém 13 prédios interditados no Centro do Recife
Uma nova vistoria da Defesa Civil nos prédios está marcada para esta...