Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

“A Sudene voltou”, afirma Danilo Cabral em meio a possível saída do órgão


Por: REDAÇÃO Portal

O superintendente se manifestou nas redes sociais, pela primeira vez, neste domingo (3)

04/08/2025
    Compartilhe:

O superintendente se manifestou nas redes sociais, pela primeira vez, neste domingo (3)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, utilizou as redes sociais neste domingo (3) para se manifestar, pela primeira vez, em meio à possibilidade de saída do órgão por pressão de lideranças políticas e empresariais cearences - entre elas, do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e da concessionária TLSA, que conduz as obras e a operação da ferrovia Transnordestina. Danilo agradeceu pelo apoio recebido nos últimos dias, em especial, dos pernambucanos, e afirmou que a luta pelo estado e pelo Nordeste está acima de qualquer coisa.

“A Sudene voltou. Essa é a convicção. Voltou a ter protagonismo, voltou a ter diálogo, voltou a ser percebida pelas pessoas como um instrumento de transformação de todos os estados do Nordeste, ajudando o governo federal no seu papel de indutor do desenvolvimento regional. Essa é a tarefa da Sudene”, apontou.

Confira o posicionamento completo aqui.

Segundo apuração do Blog do Elielson, apesar da articulação dos senadores petistas Teresa Leitão e Humberto Costa - por quem Danilo foi indicado para o cargo de superintendente da Sudene - para permanência do pernambucano, a saída de Cabral é quase irreversível. A pressão feita por Danilo para que o trecho da Transnordestina em Pernambuco saísse do papel, entre o Porto de Suape e Salgueiro, incomodou os cearenses, que apontam falta de recursos. 

Principal opositor, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), fez críticas indiretas a Danilo Cabral durante agenda em Quixeramobim (CE). E quando o presidente Lula esteve em Missão Velha (CE), no último mês, para visitar o trecho da Transnordestina e anunciar novos investimentos, o pedido para a saída do pernambucano da Sudene foi feito textualmente.

Além dos senadores, Danilo Cabral recebeu apoio de diversas autoridades como o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio do presidente Álvaro Porto (PSDB), e da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia de Pernambuco (ABED-PE).

Nas redes sociais, Danilo fez reiterados agradecimentos ao apoio recebido, para o que classificou como “defesa de um projeto coletivo que coloca o Nordeste no centro do debate dos interesses nacionais”.

“Às lideranças políticas, empresariais, àqueles dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada, das universidades, dos servidores e servidoras da Sudene, da imprensa, de cada cidadão. (...) A luta por Pernambuco e pelo Nordeste está acima de qualquer disputa. Esta é a minha convicção, esta é a minha história, esta é a minha trajetória de vida. (...) Esse gesto só ratifica, em nós, a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho a certeza de uma coisa: qualquer que seja o caminho, seguiremos juntos”, finalizou.

Reportagem - Lucas Arruda

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook