Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Alepe aprova projeto que pode antecipar eleição da Mesa Diretora

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A mudança nos prazos foi viabilizada em duas proposições apresentadas separadamente, que foram aprovadas na Comissão de Justiça e no Plenário

A mudança nos prazos foi viabilizada em duas proposições apresentadas separadamente, que foram aprovadas na Comissão de Justiça e no Plenário

Foto: Divulgação/Alepe

08/11/2023
    Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pode alterar a data para a eleição da sua Mesa Diretora, que inclui a Presidência, a Primeira-Secretaria e outros cargos de direção. As propostas aprovadas no Plenário permitem que a eleição do comando da Alepe para o biênio 2025/2026 seja antecipada em mais de um ano.

A matéria aprovada não altera a duração dos mandatos da Mesa Diretora, mas autoriza um prazo maior para convocação das eleições da segunda metade da Legislatura. Pela regra anterior, a eleição para o biênio 2025/2026 só poderia acontecer entre os dias 1º de dezembro de 2024 e 1º de fevereiro de 2025, quando se encerra a vigência da atual composição da Mesa. Pelo novo prazo, a Mesa Diretora já pode convocar as eleições do próximo mandato.

A mudança nos prazos foi viabilizada em duas proposições apresentadas separadamente, que foram aprovadas na Comissão de Justiça e no Plenário. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 20/2023, apresentada pelo deputado Diogo Moraes (PSB), retira da Carta Magna de Pernambuco a previsão de data para a eleição do segundo biênio da Legislatura. 

O novo período para o pleito, por sua vez, fica definido no Regimento Interno da Casa, através do Projeto de Resolução nº 1387/2023, apresentado por João de Nadegi (PV). 

Confira as informações com o repórter Israel Teixeira clicando no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook