Anvisa define composição de imunizantes contra influenza para 2024

Foto: Reprodução / Jornal da USP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quinta-feira (26) a lista de composição de vacinas contra a influenza que serão utilizadas no Brasil em 2024. De acordo com o Órgão, a mudança é essencial para a eficácia do imunizante, pois o vírus se adapta e sofre mutações.
Para o ano de 2024, as vacinas trivalentes produzidas a partir de ovos de galinha devem usar as seguintes cepas:
- Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09.
- Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2).
- Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).
Já os imunizantes que não se baseiam em ovos, como a cepa do vírus A (H1N1), devem ser um vírus similar ao vírus influenza A/Wisconsin/67/2022 (H1N1)pdm09. A cepa A (H3N2) deve ser um vírus similar ao vírus influenza A/Massachusetts/18/2022 (H3N2), juntamente com a cepa B.
Por fim, as vacinas quadrivalentes devem conter, além dos três tipos de cepas obrigatórios, um vírus similar ao vírus Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata).
A Agência afirmou, em comunicado, que “A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa regularmente todos os subtipos do vírus da gripe que circulam com maior frequência para melhorar a eficácia da imunização (...) todos os anos a Anvisa publica a composição das vacinas contra influenza que serão utilizadas no ano seguinte. "
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/11/2023
Suape realiza quarta edição do Saúde nos Portos
Para participar, basta comparecer ao local até as 15h
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2023
Lacen confirma 4 amostras para o sorotipo 3 da dengue que não era registrada há 15 anos em Pernambuco
Todas as quatro amostras confirmadas são do município de Paulista, em...
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
Ex-secretário de saúde de PE, André Longo é nomeado para o cargo de presidente da AgSUS
O médico foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da...
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
HR realiza primeira neurocirurgia robótica do Norte-Nordeste
A paciente de 20 anos, internada no setor de Neurocirurgia do HR, passou pelo...
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde
Medida é válida para unidades de saúde particulares e públicas
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2023
Aplicativo vai facilitar doações de sangue no Brasil, a plataforma é gratuita
Ministério da Saúde destacou que a plataforma é gratuita