Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto

Foto: Hugo Aquino/PCR
A partir desta sexta-feira (1º), a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará 2 mil exames de mamografia gratuitos, sem a necessidade de agendamento prévio. A ação será realizada por meio do Mamógrafo Móvel, que irá circular durante o mês por 25 locais diferentes da capital pernambucana. A iniciativa é voltada para mulheres e homens trans com idade entre 50 e 69 anos, residentes no Recife, conforme orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso ao exame, considerado o principal método para rastrear o câncer de mama e garantir a prevenção e diagnóstico precoce. A relação completa dos locais pode ser consultada em: https://bit.ly/mamografoagosto25.
Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada. Para realizar o exame, é necessário apresentar um documento com foto, o cartão do SUS e um comprovante de residência. Cada unidade móvel atenderá até 80 pessoas por dia — 40 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 40 à tarde, das 13h às 17h. Os laudos estarão disponíveis em até 30 dias no mesmo local do exame ou na unidade de saúde mais próxima. A coordenadora de Saúde da Mulher do Recife, Camila Farias, destaca a importância de não apenas fazer a mamografia, mas também buscar o resultado e compartilhá-lo com o médico, para que qualquer anormalidade possa ser investigada e tratada o quanto antes.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mamografia é o único exame com eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama, quando realizada em programas de rastreamento. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que pessoas do público-alvo façam o exame a cada dois anos. Quem estiver fora da faixa etária indicada deve procurar sua unidade de saúde de referência para avaliação e, se necessário, encaminhamento ao serviço especializado.
Também é essencial ficar atento a alterações nas mamas, como nódulos duros (geralmente indolores), vermelhidão, aspecto de casca de laranja, mudanças no mamilo, secreções fora do período de gestação ou amamentação, além de inchaço nos gânglios das axilas ou pescoço. Detectar esses sinais precocemente aumenta consideravelmente as chances de sucesso no tratamento. Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas, também contribui para a prevenção da doença.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos