Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Anvisa faz alerta sobre riscos de utilizar cosméticos injetáveis

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Via de regra, itens como cosméticos no Brasil não podem ser injetáveis, apenas produtos cadastrados como medicamento ou produto para saúde podem ser aplicados dessa forma

Via de regra, itens como cosméticos no Brasil não podem ser injetáveis, apenas produtos cadastrados como medicamento ou produto para saúde podem ser aplicados dessa forma

Foto: Divulgação / G1

16/11/2023
    Compartilhe:

Foi emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma nota técnica que alerta a população sobre o uso de cosméticos injetáveis, que são proibidos pela Autarquia. Entre os problemas associados ao uso dos produtos irregulares está a embolia pulmonar, que é a obstrução de uma artéria do pulmão devido a um coágulo sanguíneo.

Para exemplificar, a Anvisa cita o caso de uma jovem de 29 anos, que sofreu de embolia pulmonar e hemorragia no órgão após a realização de um preenchimento no bumbum com bioestimulador. Na ocasião, ela chegou a ficar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e entubada.

Após iniciar o monitoramento do cenário, a agência proibiu o uso de uma série de produtos das empresas Bio Essencialli, PHD Cosméticos e Biometik. O órgão trouxe o argumento de que as embalagens dos cosméticos e propagandas induzem o profissional e consumidor ao uso injetável.

A Anvisa destaca que, via de regra, itens como cosméticos no Brasil não podem ser injetáveis. Somente produtos cadastrados junto à autoridade sanitária como medicamento ou produto para saúde podem ser aplicados dessa forma.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook