Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças


Por: REDAÇÃO Portal

Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que protege contra mais tipos da doença

30/06/2025
    Compartilhe:

Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que protege contra mais tipos da doença

Foto: Divulgação/MS

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do esquema vacinal contra a meningite no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desta terça-feira (1º), crianças de 12 meses passam a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço, substituindo a vacina meningocócica C. A nova fórmula protege contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da meningite (A, C, W e Y), oferecendo uma imunização mais ampla contra formas graves da doença.

Até então, a vacina ACWY era destinada apenas a adolescentes de 11 a 14 anos. Com a mudança, crianças que ainda não tomaram a dose de reforço aos 12 meses receberão a nova versão, enquanto aquelas já vacinadas com a meningocócica C não precisarão de nova aplicação neste momento. A medida está detalhada na Nota Técnica nº 77/2025, que também reforça as diretrizes do Ministério da Saúde no combate à meningite até 2030, alinhadas aos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2025, o Brasil já registrou 4.406 casos de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, a mais perigosa. A doença, que inflama as membranas do cérebro e da medula espinhal, é mais comum no outono e inverno. Além da ACWY, outras vacinas disponíveis no SUS, como BCG, Penta e Pneumocócicas, também ajudam a prevenir a meningite.
 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook