Anvisa proíbe medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio
Descumprimento da resolução constitui infração sanitária, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis
Foto: Divulgação/CRF-SP
Por Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o território brasileiro, a fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) com coluna de mercúrio.
Os equipamentos abrangidos pela resolução têm uma coluna transparente contendo mercúrio e finalidade de aferir valores de temperatura corporal e pressão arterial, indicados para uso em diagnóstico em saúde. A proibição não se aplica a produtos para pesquisa, calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência.
Ainda de acordo com a resolução, termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio que forem retirados de uso devem seguir as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, fixadas pela Anvisa em 2018.
O descumprimento da resolução, segundo a agência, constitui infração sanitária, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.
Entenda
Em 2022, a diretoria colegiada da Anvisa aprovou, em reunião pública, iniciativa regulatória sobre o tema, atendendo a uma demanda da Convenção de Minamata, ocorrida no Japão em 2013 e da qual o Brasil é signatário. Pela convenção, o mercúrio deveria ter seu uso reduzido em todo o mundo até 2020.
O metal pesado, segundo a agência, não representa perigo direto para usuários de termômetros ou de medidores de pressão, mas configura perigoso agente tóxico no meio ambiente quando descartado. A Anvisa destaca ainda que esses equipamentos já contam com alternativas de mercado que não utilizam coluna de mercúrio.
“Termômetros e esfigmomanômetros digitais são produtos para a saúde de uso difundido no Brasil e possuem as mesmas indicações clínicas que os que contém mercúrio. Esses dispositivos também possuem a sua precisão avaliada compulsoriamente pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e são ambientalmente mais sustentáveis.”
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Conecta Recife realiza agendamento para o Outubro Pet Rosa
O agendamento será realizado no Conecta Recife, nesta sexta-feira (11), a...
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Prefeitura do Recife inicia calendário da Pré-Campanha Antirrábica neste sábado
A vacinação, gratuita e sem necessidade de agendamento
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2024
Hospital das Clínicas realiza estudo para identificar gene responsável por causar doença renal
O estudo é realizado por meio da coleta de saliva e sangue dos pacientes
- Por REDAÇÃO
- 09/10/2024
Pernambuco confirma quarta morte por chikungunya e soma 15 óbitos por arboviroses
Estado também notificou mais 3 fetos infectados pelo vírus oropouche
- Por REDAÇÃO
- 09/10/2024
Pesquisa da UFPE busca voluntários com Parkinson para testar condição cognitiva
Interessados podem agendar uma avaliação inicial pelo telefone (81)...
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2024
Pernambuco tem quase 30 mil casos prováveis de dengue, segundo a SES-PE
Até o momento, 10.985 casos foram confirmados, sendo 181 graves, com 14...