Imunizantes deveriam ser aplicados em crianças com idade entre 10 e 11 anos

Foto: via Agência Brasil
Apenas 250 mil vacinas contra a dengue foram aplicadas no Brasil, do total das 1,2 milhão de doses distribuídas pelo governo federal para 521 municípios. Isso significa que a cada 10 vacinas entregues, apenas 2 foram aplicadas no público alvo.
As cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para receberem as doses estão em regiões consideradas endêmicas para a doença. Diante dos relatos de baixa procura pela imunização e de doses com a data de validade próxima, o ministério optou por ampliar a faixa etária a receber a vacina neste momento, passando a chamar crianças com idade entre 10 e 14 anos.
Além da estratégia elaborada pelo SUS, alguns municípios estão com iniciativas diferenciadas, com extensão da faixa etária que é alvo da imunização. Com isso, o Departamento do Programa Nacional de Imunização contabiliza, ao todo, 365 mil doses aplicadas no país.
O esquema vacinal completo da vacina Qdenga, com duas doses, garante cerca de 80% de eficácia. A escolha do público alvo se deve ao levantamento feito de janeiro de 2019 a novembro de 2023, em que o grupo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos – grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença