Apesar da ampliação da faixa etária, baixa adesão à vacinação infantil preocupa o Estado
Até 16 de julho, no Recife, 109.857 crianças voltaram para tomar a primeira dose e somente 65.825 tomaram a segunda dose.

Foto: Divulgação/PCR
Pernambuco deu início a vacinação contra a COVID-19 do público infantil com 4 anos de idade, nesta semana. No entanto, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), apenas 35% do público entre 5 e 11 anos completou o ciclo vacinal contra a doença, em seis meses de campanha voltada para esse grupo, o que preocupa o Governo do Estado com relação à baixa procura pela vacinação. Ainda de acordo com a SES-PE, somente 59,07% das crianças tomaram a primeira dose da vacina. Historicamente, Pernambuco é um dos estados do País com um melhor desempenho nas campanhas de vacinação, porém, contra a COVID-19, o estado enfrenta um desafio.
Em 5 de janeiro deste ano, a autorização da imunização do público infantil foi anunciada pelo Ministério da Saúde. No atual cenário, os índices continuam baixos em diversos municípios do estado. No Recife, por exemplo, até 16 de julho, 109.857 crianças voltaram para tomar a primeira dose e somente 65.825 retornaram para tomar a segunda dose. Olinda, está apenas com 34,43% deste público vacinado com as duas doses, e 58,71% receberam a primeira dose do imunizante. No caso de Jaboatão dos Guararapes, a preocupação é maior, pois somente 25,79% das crianças de 5 a 11 anos estão com o esquema vacinal completo, enquanto 51,43% aplicaram a primeira dose.
Devido a essa liberação da vacinação, a demanda de imunizantes deverá ser maior para o público infantil, por isso, vários estados e municípios já apontaram, atualmente, um baixo estoque da Coronavac, imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltado à imunização deste público.
A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, detalha como vem sendo ampliada essa vacinação para este público em Pernambuco.
Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em informe dos gestores municipais ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) possui em estoques um total de 323.452 doses do imunobiológico da Coronavac/Butantan, este número é suficiente para atender as crianças de até 4 anos, que no Estado, somam 154.355 pessoas. O Governo Estadual não ampliou para crianças de 3 anos, conforme acontece em outros estados no país, pois não há oferta de imunizantes suficiente, só podendo avançar, após o Ministério da Saúde solicitar novas remessas ao Butantan. Vale lembrar que as doses pediátricas contra COVID-19 devem ser aplicadas para proteção em primeira e segunda dose, com intervalo de 28 dias entre elas.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Pernambuco abre 10 novos leitos de UTI pediátrica em Nazaré da Mata
As novas unidades são voltadas ao atendimento de crianças com quadros de...
- Por REDAÇÃO
- 19/06/2025
Pernambuco tem mais de 4,6 mil casos confirmados de dengue, segundo a SES
O levantamento foi realizando entre o final de 2024 e junho de 2025