Após assessor de vereador do Recife morrer por tentar cometer assalto, Câmara dos Vereadores exige antecedentes criminais de comissionados
Caso os documentos não sejam apresentados até o dia 10 de agosto, a mesa informa que será realizado o bloqueio da respectiva remuneração

Foto: Reprodução/Câmara Municipal do Recife
A Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife solicita, a partir de agora, os antecedentes criminais de todos os comissionados dos gabinetes dos vereadores da capital pernambucana. A ação ocorre devido ao caso do funcionário que possuia um cargo público no gabinete e foi morto no dia 25 de julho, durante um ‘arrastão’ para roubar armas de vigilantes.
André Alexandre Xavier dos Santos Júnior trabalhava como assessor do vereador Felipe Francismar (PSB), desde o dia 16 de fevereiro deste ano. Com um mandado de prisão emitido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 25 de janeiro, o homem foi contratado quando já estava foragido. André possuía um mandado de prisão em aberto por homicídio, e tinha passagens pela polícia por assalto a banco e roubo de armas. Como assessor, o homem recebia um salário de quase R$ 10 mil.
Em exigência, a direção da Câmara adota a necessidade da apresentação da Certidão Negativa de Antecedentes Criminais dos servidores públicos, para assim ocupar cargo em comissão lotado nos Gabinetes Parlamentares. Caso os documentos não sejam apresentados até o dia 10 de agosto, a mesa informa que será realizado o bloqueio da respectiva remuneração.
Confira abaixo as certidões solicitadas aos funcionários com cargos comissionados:
Certidão da JUCEPE
Certidão da Receita Federal (se tiver empresa)
Certidão de antecedentes criminais TJPE
Certidão de antecedentes criminais Polícia Federal
Certidão negativa TCE
Certidão negativa TCU
Certidão de quitação eleitoral TRE
Qualificação cadastral e Social/PASEP
Certidão Negativa de Antecedentes Criminais Estadual– SDS/PE
Confira as informações com o repórter Israel Teixeira, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Recife segue com obras de parque linear às margens do Rio Pina
O local compreende as comunidades de Areinha, Encanta Moça, Bode I e II,...
- Por REDAÇÃO
- 28/06/2025
São Pedro: encerramento do ciclo junino no Recife tem shows em oito polos
Sítio Trindade, Avenida Rio Branco, Pátio de São Pedro e mais cinco...
- Por REDAÇÃO
- 19/06/2025
Recife entra em estágio de mobilização devido às chuvas na manhã desta quinta- feira
A COP orienta que a população evite deslocamentos
- Por REDAÇÃO
- 18/06/2025
Márcio Macêdo: Lula deve visitar Brasília Teimosa, no Recife, para entrega de títulos de propriedade
Fala foi concedida à CBN Recife durante o programa “Bom Dia, Ministro”,...
- Por REDAÇÃO
- 18/06/2025
Blitz do Forró percorre as ruas do Centro do Recife a partir desta quarta-feira; confira
A ação acontece por meio do Gabinete do Centro, com apoio da Câmara de...
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
CTTU monta esquema de mobilidade para provas esportivas neste domingo
Os eventos esportivos ocorrerão no Centro e na Zona Sul da capital