Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Após confusão com grupo de grafiteiros, Prefeitura do Recife reafirma compromisso com a arte urbana

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O desentendimento havia começado na noite de quinta (22), quando cinco artistas populares foram impedidos de continuar realizando uma intervenção artística no muro da nova pista de skate por oficiais da Guarda Municipal da Prefeitura

O desentendimento havia começado na noite de quinta (22), quando cinco artistas populares foram impedidos de continuar realizando uma intervenção artística no muro da nova pista de skate por oficiais da Guarda Municipal da Prefeitura

Foto: Divulgação/Dondinho/PCR

24/09/2022
    Compartilhe:

O impasse entre a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e um grupo formado por cinco grafiteiros que marcavam a nova pista de skate na Rua da Aurora foi resolvido no final da tarde de desta sexta-feira (23). 

O desentendimento havia começado na noite de quinta (22), quando os artistas populares foram impedidos de continuar realizando uma intervenção artística no muro da nova pista de skate por oficiais da Guarda Municipal da Prefeitura. Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível contar, pelo menos, 9 oficiais para realizar a repreensão.

Roger de Renor, um dos artistas envolvidos na intervenção de quinta, publicou, também nas redes sociais, o vídeo e uma manifestação escrita contra o ato da Prefeitura.

“Isso que essa galera faz é trabalho voluntário artístico de altíssimo nível, para uma cidade menos hostil e mais humana. Não existe ninguém na Gestão Municipal que identifique os artistas e orientem a Guarda Real Municipal? Qual é o problema com a arte de rua, Prefeito João Campos? Quando vocês encomendam e contratam é valorizada mas quando é espontânea sofre constrangimento e repressão? Mais respeito, por favor. O Grafitti espontâneo é a vitrine da galeria da Cultura do Recife”, afirma.

Na tarde do dia seguinte, a Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, esteve no local e se reuniu com o grupo de grafiteiros.

Em resposta, por meio de nota, a PCR afirmou que apoia a arte espontânea de rua. Segundo Marcos Toscano, secretário da pasta de inovação urbana, o grafite é um presente para a cidade do Recife e uma linguagem artística que se comunica “perfeitamente” com a linguagem do skate.

Ainda de acordo com a prefeitura, a gestão municipal mostra compromisso com a Arte Urbana, através do Programa Colorindo o Recife, que promove a requalificação dos espaços urbanos através do grafite. 

Segundo a PCR, no edital lançado este ano, já foram executados 22 painéis na cidade e outros 9 serão iniciados na próxima semana, e que estão abertas as inscrições para o credenciamento de artistas e produtores culturais para execução de mega murais.

O Programa Colorindo o Recife, ainda de acordo com a gestão municipal, tem ativo o cadastro de 129 artistas selecionados mediante edital aberto para grafiteiros e muralistas, com reuniões prévias abertas e consulta pública. A iniciativa busca tornar o Recife a maior galeria de arte urbana a céu aberto do mundo, valorizando e dando protagonismo à cena local, principalmente na construção, no aprimoramento e nas decisões da política pública de arte urbana da cidade, de forma coletiva.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook