Após diminuição das chuvas, Compesa retoma distribuição de água na RMR
A retomada acontece de acordo com o calendário de abastecimento de cada local

Foto: Reprodução/Igor Jácome/g1
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), iniciou o restabelecimento de água em áreas da Região Metropolitana do Recife, que estavam suspensas devido às fortes chuvas dos últimos dias. A retomada teve início desde a sexta-feira (7) e acontece de acordo com o calendário de abastecimento de cada local.
A distribuição havia sido suspensa em locais de morro como prevenção, para garantir a segurança dos sistemas de abastecimento e também da população, de acordo com o Protocolo de Segurança de Abastecimento.
Através de nota, a Compesa informou que os técnicos realizaram monitoramento após a diminuição das chuvas, e iniciaram inspeções nos sistemas integrados de abastecimento presentes nas áreas consideradas de risco pelas Defesas Civis.
“Esse processo envolveu a verificação das condições das redes de distribuição de água, bem como a avaliação da integridade das áreas onde há equipamentos da rede de distribuição de água”.
A regularização da distribuição ocorre de forma gradual até a completa pressurização da rede de abastecimento, tendo em vista que a água não chega a todos os pontos de um bairro ao mesmo tempo e com as mesmas pressões.
Durante todo o final de semana, terá equipe técnica de plantão para solucionar reparos, a Companhia explica que após a paralisação de um sistema de abastecimento de água por 48 horas, é possível que ocorram vazamentos.
Confira abaixo áreas de morro onde o fornecimento de água já foi retomado. A normalização de cada área ocorrerá de acordo com o calendário.
Camaragibe: Areeiro, Alto Santo Antônio, Alberto Maia e Sítio Fantainha.
Goiana: Ponta de Pedras.
Jaboatão dos Guararapes: Alto do Vento, Cascata, Cavaleiro, Centro, Curado I, parte do Curado IV e Curado V, Dois Carneiros, Floriano, Jardim Jordão, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, URs 06 e 11, Vila Rica e Zumbi do Pacheco.
Olinda: Águas Compridas, Alto da Bondade, Alto da Nação, Alto do Cajueiro, Alto do Sol Nascente, Amaro Branco, Bonifácio Jansen, Bonsucesso, Bultrins, Córrego do Abacaxi, Córrego do Gibraltar, Guadalupe, Monte (parte alta), V8 e Varadouro.
Recife: Brejo da Guabiraba (parte), Brejo de Beberibe (parte), Córrego do Jenipapo ( parte), Coqueiral, Dois Unidos, Guabiraba, Macaxeira (parte), Nova Descoberta ( parte), Pacheco, Passarinho (exceto Córrego da Bica), Sítio do Pintos e UR-7 Várzea. Água Fria, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto Santa Terezinha, Beberibe, Bomba do Hemetério, COHAB, Jordão, Lagoa Encantada, Linha do Tiro, Milagres, Morro da Conceição, Passarinho, Peixinho, Três Carneiros, Ibura (Cohab, UR 1, UR 2, UR 3, UR 4, UR 5, UR 10, UR 12), Vasco da Gama e Comunidade do Alto do Eucalipto
Paulista: Maranguape 1 (parte alta).
Áreas que foram restabelecidas (da falta de energia e turbidez elevada da água nos mananciais:
Áreas planas do Recife atendidas por parte do Sistema Alto do Céu: Arruda, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira e Torreão. Unidade estava com a operação suspensa devido à baixa qualidade da água bruta na captação que alimenta esse sistema.
Áreas de risco com abastecimento previsto para a próxima terça-feira (11):
Após vistorias realizadas pelos técnicos da Compesa, foi constatado que, no Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, o restabelecimento do fornecimento de água só será possível na próxima terça-feira (11). Também no mesmo dia, está prevista a retomada do fornecimento de água nas ruas Alto Nossa Senhora de Fátima e Alto do Eucalipto, no bairro do Vasco da Gama, no Recife. A medida foi adotada, por segurança, porque nessas áreas, houve deslizamento de barreira ou movimentação de terra, o que necessita a adoção de algumas medidas antes da operação do sistema de abastecimento.
Sistemas ainda inoperantes:
A Compesa conta ainda com 9 unidades operacionais de água paralisadas nas cidades de Aliança, Recife, Camaragibe, Garanhuns, Goiana, Itaquitinga, Paulista, Timbaúba e Vicência. São quatro sistemas sem funcionar em decorrência da qualidade da água dos mananciais. Três tiveram unidades inundadas e dois rompimentos de adutora, um em Garanhuns e outro em Goiana. Em Recife, uma unidade ainda sem funcionar por problemas eletromecânicos em decorrência das chuvas.
As cidades com o abastecimento impactado devido à turbidez elevada da água nos mananciais são: Aliança, Itaquitinga, Timbaúba e Vicência. Três unidades permanecem com as captações de água inundadas, o que afeta o abastecimento de água de parte de Camaragibe (Aldeia, Tabatinga e Vera Cruz), parte de Goiana e Maranguape I (parte baixa). Ainda em Paulista, ainda estão sem abastecimento os bairros de Mirueira e Jardim Paulista devido ao Protocolo de Segurança de área de morro.
Em Recife, ainda sem funcionar a Estação Elevatória Guabiraba 2 (sistema de bombeamento), responsável pelo abastecimento de água dos seguintes bairros: Nova Descoberta (parte), Macaxeira, Córrego do Jenipapo (parte), Brejo da Guabiraba (parte), Brejo de Beberibe (parte), Alto do Mandu, Alto Santa Isabel (Casa Amarela). A atividade da unidade está suspensa em virtude de problemas eletromecânicos decorrentes das chuvas, estando previsto para amanhã (8), a retomada da sua operação.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Movimenta Indústria PE: Pernambuco discute presença feminina na indústria em evento estratégico
Evento reúne lideranças para debater inovação e empreendedorismo feminino
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Justiça de Pernambuco condena Gusttavo Lima a pagar R$ 70 mil por danos morais
Cantor foi responsabilizado após pernambucano ser importunado com ligações...
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Abreu e Lima abre seleção com 28 vagas para médicos
Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (21)
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Relatório do MPF aponta problemas em 11 unidades prisionais de Pernambuco
Presídio de Igarassu, alvo recente de operação da PF, tinha venda de...
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2025
Apac emite alerta de chuvas intensas para Fernando de Noronha e outras regiões de Pernambuco
Aviso meteorológico prevê pancadas de chuva moderadas a fortes até esta...