Assédio e importunação sexual dentro dos ônibus é tema de capacitação para motoristas de coletivos
A pasta ainda disponibilizará material de enfrentamento à violência contra a mulher.

Foto: Reprodução / Agência Brasil
Forçar contato físico no ônibus é importunação sexual, isso é crime previsto em Lei e pode ocasionar pena de prisão de 1 a 5 anos. Em preparação para o carnaval, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, realiza nesta terça-feira (30), das 11h às 12h, a capacitação dos funcionários do Consórcio e motoristas de ônibus sobre como lidar com casos de importunação e assédio sexual.
A colaboração incluirá formação sociopolítica e orientações para identificar, evitar e denunciar tais ocorrências, além da distribuição de material de enfrentamento à violência contra a mulher nos transportes públicos da Região Metropolitana do Recife.
A campanha visa debater sobre a importância de denunciar casos de assédio, especialmente no transporte coletivo, uma realidade enfrentada diariamente pelas mulheres. É enquadrada como importunação e assédio sexual, todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja a autoestima, a segurança, a dignidade e moral de um indivíduo em seu ambiente de trabalho ou nos ônibus, causando-lhe constrangimento ou vergonha.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...