O encontro gera a expectativa do primeiro pronunciamento do governo, sobre o caso

Foto: g1
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu na manhã desta segunda-feira (23), na Câmara dos Vereadores de Olinda, uma audiência pública para discutir a doação de parte do terreno do Espaço Ciência. Com a presença dos procuradores Leonardo Ramalho e Felipe Vilar, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a reunião terminou sem um posicionamento do governo de Raquel Lyra (PSDB). Já a empresa beneficiada não compareceu ao encontro, que foi o primeiro diante do novo governo, visto que a transação foi feita ainda por Paulo Câmara (PSB).
Ainda em 2022, um pedido de suspensão temporária da doação foi protocolado pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), alegando que o processo apresentava erros, falta de transparência e risco ao patrimônio. Na época, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realizou uma audiência pública para discutir a matéria e optou pela suspensão da doação.
De acordo com Romero Maia, Cientista Social, a expectativa é que se encontre uma realocação do equipamento que ocuparia a área doada.
O assunto ganhou o debate público após o museu divulgar o recebimento de um e-mail da empresa beneficiada. No documento havia o questionamento sobre a retirada dos equipamentos para iniciar os serviços no local. O Espaço Ciência é uma instituição que recebe, de forma gratuita, milhares de visitantes, todos os anos, principalmente alunos de escolas públicas. Nos cerca de oito mil metros quadrados incluídos na doação seriam instalados um data center e uma estação conectada a um cabo de internet submarino de alta velocidade.
Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...